A minha vida na Suécia · bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses · Natal

Arruma-se o Natal – Syllabub com glögg e a maravilhosa Mrs Beeton

A custo aceito que o Natal terminou. Em nossa casa não temos muitas decorações e por isso arrumar o Natal faz-se em minutos. A parte mais difícil é retirar as luzes que na Suécia muitas pessoas colocam nas janelas e que aquecem principalmente quem anda na rua ao frio. Sem elas o frio e a escuridão parecem ainda mais intensas e pesadas. Por aqui ainda temos  glögg e bolachinhas de especiarias, e foi com elas que fiz esta deliciosa e super rápida sobremesa. Como sabem o syllabub é uma sobremesa tradicional inglesa, criada no século XVI e que graças a Mrs Beeton muito em voga durante a época vitoriana.

Embora tenha morrido antes dos trinta anos, Mrs Beeton é ainda hoje considerada a rainha de todas as fadas do lar, o que seria de Martha Stewart ou da Nigella se esta senhora, autora do famoso Mrs Beeton’s Book of Household Management, não tivesse existido.

Esta enorme e completíssima obra contem não só receitas, como é um guia de gestão do lar para a dona de casa do século XIX. As receitas, como acontece nestes livros mais antigos, reflectem os gostos e ingredientes da época e a nós parecem-nos no mínimo estranhas. Para mim muito mais interessantes são os capítulos dedicados à gestão do lar,  que nos dão um retrato real da vida em família e sociedade vitoriana. Por já ter perdido os seus direitos de autor o livro pode ser lido online por exemplo aqui. (não sei se está completo ainda não o li todo.)

Há pouco tempo vi um documentário muitíssimo interessante de Sophie Dahl  – The Marvellous Mrs. Beeton e que podem ver na integra no you tube. Estou certa de que vão gostar.

E com tanta conversa, quase me esquecia da receita!

Usei glögg, doce de lingon e bolachas de especiarias, mas podem usar outras bebidas alcoólicas, de preferência previamente aquecidas e enriquecidas com canela ou outras especiarias, e outro doce e bolachas ao vosso gosto. Não pestanejem ou perdem as indicações 🙂

Ingredientes: (4 taças)

  • 4 colheres de sopa de doce de lingon
  • 1 dl de glögg
  • 3 dl de natas batidas
  • 1 dl de iogurte grego (mínimo 3% de gordura)
  • Bolachas de especiarias para decorar.

Preparação:

Coloquem um pouco de doce de lingon no fundo de cada taça. Misturem, sem bater, as natas e o iogurte, envolvam o glögg. Dividam o preparado pelas taças. Decorem com as bolachinhas e reservem no frigorífico até servir.

14 opiniões sobre “Arruma-se o Natal – Syllabub com glögg e a maravilhosa Mrs Beeton

    1. Maria João,
      Muito obrigada pelas suas palavras. Eu acho sempre que as minhas imagens são péssimas, nem sabe com as suas palavras me animam!
      um abraço e até breve.

      Gostar

  1. Ana ao ler a tua introdução dois pensamentos me vieram à ideia:
    1-O Natal está no coração e pode ser todos os dias (cuidado, no entanto com a engorda ih ih ih)
    2-a escuridão da Suécia e o significado importate dessas luzes…
    Lembrei-me ainda que há luzes (velas) nas portas das casas que têm festas (ainda há esse hábito?) assim sendo…e se o Natal é todos os dias…podes manter as luzinhas… Que dizes?
    Qto ao teu Syllabub com glögg…está uma autentica tentação (obrigada pelo enquadramento histórico)
    Bjs 🙂 🙂 🙂

    Gostar

  2. Olá, Ana. Também me custa sempre arrumar o meu Natal. Eu, que fico eufórica ao montar a árvore, só podia ficar tristíssima quando chega a hora de a desfazer. Neste momento, apesar de sentir que já não é Natal, ainda estou a ver as luzinhas a piscar e está a saber-me bem. Só a devo desmontar amanhã ou no domingo.
    Gostei muito da tua receita. Vou procurar ver o documentário de que falas. Obrigada pelas referências.
    Beijinhos

    Gostar

  3. É sempre um pouco nostálgico, os dias que sucedem o Natal. Mas podemos sempre ter o natal todos os dias, o espírito que o celebra (as receitas gulosas é que temos de ter alguma calma, para não exagerar 🙂 ). Esse docinho está perfeito, com o aroma natalício. Vou ver o tal documentário.
    Um beijinho.

    Gostar

  4. Olá Ana, eu também já arrumei o natal, ou melhor, o meu marido arrumou ontem. Como não estava em condições, ele fez-me esse favor, para mim foi um alivio. Depois de passar o ano o natal nada me diz. Fico inquieta para arrumar tudo e começar uma nova etapa, por isso preciso de arrumar a casa primeiro.
    Gostei da tua sugestão de sobremesa rápida deve ser deliciosa com esses maravilhosos biscoitos. Agora vou ver se consigo ver a reportagem no youtube sobre essa senhora.

    Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário