Refeições light · refeições rápidas

100 coisas a provar – Uma lista de desafios e ananás com cottage cheese.

Nunca vos disse, mas eu sou viciada em listas. Escrevo, aponto, organizo, volto a escrever, reorganizo e actualizo, faço emendas, apago e acrescento, a minha dependência não tem fim, nem dá sinais de abrandar. E não pensem que me refiro apenas a listas de compras! Poucas são as actividades da minha vida tanto privada, como profissional que eu não tente organizar. Bem sei que isto é um pouco doentio, mas tenho um prazer enorme não só em fazer listas, como em completar todas as actividades planeadas, e é essa  sensação de pequena realização em cada “done” que não me deixa parar.

Deparei-me há uns  tempos com uma lista, não criada por mim, com 100 coisas que devíamos provar antes de morrer. São pratos e ingredientes de todos os continentes e vão desde os churros a pho, passando por várias bebidas, sopa de rabo-de-boi, ouriços-do-mar, grilos, gaspacho, currywurst  e batatas doces fritas. Se não conhecem ainda a lista e querem saber quantos pratos já provaram,  ou desafiar-se a comer tudo o que lá está, sigam o link que deixei na página da Padaria no Facebook.

Aqui em casa ainda nem chegámos a metade da lista, mas estamos a tentar provar pelo menos uma coisa nova todos os meses.A primeira escolhida foi o muito simples Ananás com cottage cheese.  Há anos  vi um programa sobre um fotografo que tinha acompanhado o último dia do Presidente Nixon na Casa Branca. De todas as imagens, a do almoço do Presidente ficou-me na memória: Ananás com cottage cheese e um copo de leite. Na altura pensei ser uma escolha estranha,uma rodela de ananás com queijo por cima não só não tinha graçola nenhuma, como não me pareceu o suficiente para ser um almoço. (Sobre o copinho de leite nem me vou pronunciar.) Podem ver a fotografia original neste site sobre a exposição What´s cooking, Uncle Sam (preview ->table).

Sobre o refeição/snack  honestamente não há muito a dizer, e não vou cair no ridículo de vos deixar a receita. Usei ananás fresco e cottage cheese (4% de gordura), mas imagino que seja ainda mais saboroso com requeijão porque é mais cremoso e contrasta melhor na minha opinião com o ácido do ananás. Para quem gosta de snacks leves e baixos em calorias, fresquinhos, rápidos e diferentes, esta é uma excelente opção.

  Pineapple & cottage cheese. 

Next!

12 opiniões sobre “100 coisas a provar – Uma lista de desafios e ananás com cottage cheese.

  1. Olá Ana,
    Percebo a tua fixação em listas… padeço um pouco do mesmo! Tanto na vida profissional como pessoal, tenho to do lists e listas disto e daquilo, geralmente, num caderno (para que não perca nem uma!), que vão sendo picadas e retomadas na semana seguinte, em versão purificada, condensada e acrescentada!!!
    De partida para Portugal daqui a 3 dias, nem imaginas a quantidade de listas (to do, o que levar, o que trazer (com diversas categorias de itens))….
    Quanto ao teu snack presidencial, porque não? Desde que não se tenha muita fome ;0)
    Bjnhos

    Gostar

  2. Eu tb me confesso: sou viciada em listas!
    Para tudo e mais alguma coisa, é mais forte do que eu. Folhas e mais folhinhas, com listas de afazeres, de planos, de receitas, de pensamentos, de tudo. E quando um dos tópicos da lista é fazer uma lista de qualquer coisa? Será que ainda há esperança para nós? :))

    Eu gostei da simplicidade da conjugação, hei-de experimentar. E de repente, que bemme parece juntar-lhe umas folhinhas de hortelã… 🙂
    Para a lista! Lol 🙂

    Bjs

    Gostar

  3. Sim, sou mais uma “addicted”. Eu até desconfio que faço listas de listas… E pelas mesmas razões: organização, ajudante mental e sensação de dever cumprido… Aprendo tanto por aqui 😉 O teu blog foi mesmo uma das boas descobertas do ano que passou! obrigada por esta sugestão. Fiquei curiosa. Mas vou experimentar com requeijão… (Não leva tempero nenhum?… uma pimentinha, para funcionar de entrada?…)
    Beijos e obrigada pela força 😉
    Babette

    Gostar

  4. Listas e mais listas: os livros que li, os que quero ler; as receitas a experimentar; os presentes ideais para oferecer (e a quem); os copos, pratos, acessórios que quero comprar (a da bordallo não tem fim)… Com esta mania, o meu marido até me arranjou post-it digitais para o pc. Assim, à medida que vou concretizando, vou eliminando (com som) e é uma satisfação!
    Fui espreitar a lista dos 100 alimentos. Nunca vou conseguir 😦 o que fazer com as carnes vermelhas?!
    Gosto muito de ananás. Durante a minha primeira gravidez sabia-me tão bem que fazia parte da alimentação diária. Ficou o hábito.
    Um abraço.

    Gostar

  5. hehe 🙂
    Oh Ana, eu também sou viciada em listas! Como eu compreendo essa satisfação de dever cumprido, ao colocar um vistozinho em cada linha 😉
    As listas são uma grande invenção da humanidade! Já reparas-te o quão elas facilitam o nosso dia-a-dia?
    Quanto à lista de coisas para experimentar antes de morrer, estou curiosa, vou lá espreitar! Mas grilos??? Não isso nem pensar!
    Beijinho e uma boa semana***

    Gostar

  6. Ana,

    Eu pertenço aos (outros) seres que deviam fazer listas, serem mais arrumados e ordeiros e a coisa não sai. Faço as inevitáveis listas de compras, mais por descarga de consciência, mas tudo o resto é uma amálgama mental desordenada. Acho muita graça a esta lista de 100 comidas mas nem me atrevo. Contudo, o ananás com queijo parece-me lindamente!

    Um beijo*

    Gostar

  7. Ana,
    Listas? Venham elas… de compras, de prendas, de tarefas, de organização da mala de passeio. Nem sei o que me parece quando não faço uma lista LOL. Vou espreitar a lista das 100 coisas para comer, mas acho que já excluí os grilos LOL
    Beijinhos

    Gostar

  8. Eu não sou muito de listas assim como não prometo (nem me comprometo) para não faltar!!!!
    Mas faço sempre a lista das compras, a das despesas e a das malas e das compras quando vou viajar.
    No entanto, acho que devia ser mais organizada em relação ao meu tempo, agora que estou aposentada.
    Fiquei curiosa com essa lista de 100 coisas a experimentar antes de morrer! A sopa de rabo de boi já fiz e adorei! É mesmo especial. A que fiz levava alho francês e vinha numa Teleculinária do Chefe Silva. Vou procurá-la e levá-la para O Meu Estaminé. Bjs. Bombom

    Gostar

  9. Também eu padeço deste mal, as listas. Perseguem-me! Listas para compras, listas para comidas a fazer. listas para livros que quero ler, filmes a ver, listas do que levar nas viagens, um sem número. Esta lista das 100 comidas parece-me super interessante, mas nem me atrevo! já este ananás presidencial parece-me bem, pela simplicidade de sabores e texturas. Com requeijão e hortelã deve ficar o máximo 🙂
    Um beijinho.

    Gostar

Deixe um comentário