bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses

Russos de Dióspiro

A minha farmor adorava dióspiros. Para se assegurar que só comprava os melhores, ia às compras ao mercado de Almada munida de uma grande caixa de plástico para os poder trazer para casa a estoirar de maduros mas direitinhos e protegidos. A minha mãe e eu partilhamos esta paixão e ainda a semana passada perdi a cabeça e comprei uma caixa com 25 dióspiros só para mim. Não foi a coisa mais inteligente que fiz na vida, o viking  detesta não gosta particularmente deste fruto e eu vi-me a dar voltas à cabeça para conseguir dar gasto aos dióspiros e evitar que se estragassem.

Para mim não há melhor forma de comer um macio e sumarento dióspiro do que à dentada, como tudo, menos os pezinho verde (já era loucura), e quanto mais peganhenta e a precisar de lavar as mãos no fim ficar, mais delicioso sei que foi este momento de perfeita e desavergonhada gula. Mas a sugestão de hoje, combinando gelado e puré de dióspiro com o aspecto de um dos bolos favoritos da minha mãe (receita de russos, dos verdadeiros aqui), não se fica atrás.

 Para o puré de diopiros triturei 3 frutos grandes, e passei-os por uma peneira fina, não adicionei açúcar, mas fica ao vosso critério.

Ingredientes: (4 pessoas)

  • 2 ovos
  • 25+ 75 gramas de açúcar
  • 2 dl de natas (em chantilly com icing sugar ou não)
  • 5 dl de puré de dióspiros

Preparação:

Passem uma forma ou caixa de plástico por água (usei esta do Ikea) e forrem-na com película aderente. No fundo do recipiente coloquem 2 dl de puré de dióspiros, espalhem bem e levem ao congelador até estar rijo.

Batam as claras em castelo, juntem 25 gramas de açúcar e voltem a bater mais um pouco. Batam também as gemas com o restante açúcar até obterem um creme leve, adicionem  1 dl de puré de dióspiro, as natas  e as claras envolvendo bem.

Deitem o preparado sobre o puré gelado e levem ao congelador até endurecer. Por cima espalhem o restante puré. Gelem até que tudo esteja bem duro. Antes de servir cortem em cubos usando uma faca aquecida ligeiramente.

22 opiniões sobre “Russos de Dióspiro

  1. Também adoro diospiros e cá em casa também sou só eu. Gosto de os comer à colher, polvilhados de canela. Mas estes russos têm muito bom aspecto também!

    **
    mariana

    Gostar

  2. Também adoro dióspiro mas por agora só tenho encontrado dióspiro-maçã. Mas em Novembro tinha que os gastar rápido, porque o Marco também não gosta deles e portanto dei por mim à procura de receitas para os utilizar. Deixo-te uma sugestão que não é tão fresca como estes belissimos Russos, mas que é óptima para esta altura fria por ser condimentada: http://coentrosrabanetes.blogspot.com/2011/12/bolo-de-diospiro-e-especiarias.html

    Se conseguir encontrar mais dióspiros, experimento estes Russos que me cativaram o olhar 🙂
    Bom fim de semana

    Gostar

  3. Ana….eu, que não gosto de diospiros, gostei MUITO da tua receita e da apresentação;). Será que com tudo isto eu vou dar uma nova oportunidade a este fruto?
    Beijinhos e bom fim-de semana, para vocès e meninos
    🙂 🙂 🙂

    Gostar

  4. Só muito recentemente provei este fruto. Ainda hoje ao pequeno-almoço bebi sumo de dióspiro com uma pitadinha de canela e cardamomo (este outono e inverno tenho abusado dele). Gosto muito. E esta sobremesa está lindíssima e acredito que esteja uma delícia.
    Beijinhos

    Gostar

  5. Eu sou doisa por dióspiro, Adoros peganhentos com tal como dizes e agora tenho um rival (meu marido) cá em casa que compete comigo a ver se come mais. Adorei a tua sobremesa, mas confesso que nunca sobram para tal 😉

    Beijinhos

    Gostar

  6. Olá!
    Há coisas assim…
    Cheguei há pouco do trabalho, a primeira coisa que fiz foi pegar no último dióspiro que havia na fruteira da cozinha (cá em casa só eu gosto deles), e trazê-lo para aqui, para o comer, enquanto descansava e navegava nos meus sitios favoritos no computador. Encontrei o teu post e achei imensa piada 😉 Nesta altura o prato que está aqui ao meu lado já está vazio, e o dióspiro era delicioso. Para fazer esta receita vou ter que ir comprar mais 😉
    Beijinhos

    Gostar

  7. Adoro diospiros! E adorei esta ideia original de russos. E agora fiquei com vontade de comer um diospiro bem docinho. E com canela como sugeriu a Mariana no primeiro comentário. Beijinho

    Gostar

  8. Ana:
    Cá vai uma coincidência. Adoro dióspiros!… E como-os ao natural, deliciando-me em cada dentada… Já comprei várias vezes “a mais”, para fazer algumas receitas com eles, mas só este ano (vergonha!…) é que consegui deixar uns quantos para fazer um bolo. Que ficou óptimo, por sinal…
    beijo
    Babette

    Gostar

  9. Confesso que não sou fã de diospiro à dentada 🙂 Mas é um prazer poder saboreá-lo em bolos e doces. Já experimentei em bolos e foi aprovado. Adorei este russo! Simples e tão bonitinho 🙂
    Um beijinho.

    Gostar

  10. Não sou muito apreciadora de diospiros, mas a minha Mãe adora! Ao ver estes teus Russos de Diospiro, pareceu-me que era bem capaz de comer meia dúzia! Vou levar a receita. Aqui em Portugal já não é altura deles, só no Outono, mas vai sempre a tempo. Bjs. Bombom

    Gostar

  11. Também adorei as histórias da tua farmor e as receitinhas!
    Amanhã vou publicar a receita da Sopa de Rabo de Boi que fiz há muitos anos e de que gostei muito. Vou fazer referência ao teu blog, a propósito da Lista das 100 coisas a Provar antes de Morrer. Bjs. Bombom

    Gostar

  12. No minimo surpreendente. O disópiro é a única fruta (que me lembre) que não como. Não consigo gostar nem um pouco, mas o D. adora adora. Fico sempre com vontade de lhe fazer uma surpresa com esta fruta, mas nunca sei muito bem o que fazer, ou melhor, não sabia até agora…
    Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário