Heston Blumenthal · livros

Gosto, Sabor e Heston Blumenthal at home

Embora já tenha publicado na Padaria receitas deste livro, faltava-me ainda dedicar-lhe um post e partilhar convosco a razão porque julgo que esta obra é absolutamente indispensável em qualquer biblioteca do cozinheiro amador.

“For some time I´ve wanted to write a book that has both exciting recipes and all the background information that explains how they actually work” H. Blumenthal

Neste livro podemos encontrar receitas clássicas, versões mais simples de receitas do Fat Duck, bem como uma selecção de novas e surpreendentes receitas, algumas apresentando variantes que podemos tentar em casa acrescentando assim o nosso cunho pessoal às criações do Chef. As receitas variam entre a ultra simples Beef tagliata, que já aqui publiquei, e a mais complexa Braised pork belly with crackling que é preparada durante vários dias antes de ser assada durante dezoito horas. (Leram bem).

Há opções para o dia-a-dia, e pratos para ocasiões especiais, quando cozinhar se torna quase o acontecimento principal. Ao contrário do Livro de receitas do Fat Duck, este é um livro cujas  receitas e ingredientes são acessíveis à grande maioria dos cozinheiros amadores. Ainda que um pouco mais contido do que possamos esperar, este não deixa de ser um livro de Heston Blumenthal e por isso não é de espantar que o chef tenha incluído  capítulos sobre o Sous-Vide, A essência do sabor, Uma lista de utensílios que não devem faltar numa cozinha, e uma série de Ingredientes especiais e de onde os podemos comprar.

O livro abre com algumas páginas focando a essência do sabor, que começa por explicar a diferença entre gosto e sabor, e de como identificamos sabores quando comemos. Só há cinco gostos ou paladares: doce, salgado, ácido, amargo e umami. Para sentirmos o sabor precisamos de pelo menos um dos outros sentidos, sendo o olfacto o mais importante. (A tradução portuguesa do Flavour Thesaurus penso que não faz infelizmente esta diferenciação.) Não é um tema novo,  mas torna-se tanto mais interessante quando pensamos que podemos usar este conhecimento para melhorar a forma como cozinhamos e saboreamos comida.

Para terminar e esperando que vos aguce a curiosidade, deixo-vos um pequeno teste que de vez em quando fazemos cá em casa, e que é mencionado também no H. Blumenthal at home.

Provem vários alimentos enquanto apertam o nariz, como definem o que estão a comer, doce? amargo? Soltem o nariz.  Notam como de repente tudo ganhou sabor? O que sentem e saboreiam?

O chef sugere que tentemos bolachas e ketchup, vinho também é uma excelente opção, eu fui mais longe e diverti-me a fazer listas (já cá faltava uma) dos vários sabores que identificava em cada alimento.

Divirtam-se e vão a correr comprar o Heston Blumenthal at home, um livro para ser lido, admirado e principalmente usado nas nossas cozinhas, garanto-vos que assim que tiverem nas vossas mãos, não há marcadores de livros suficientes para as receitas que vão querer experimentar.

11 opiniões sobre “Gosto, Sabor e Heston Blumenthal at home

  1. Olá Ana,

    Já não vinha aqui há um tempinho e já me estive a deliciar com o que tinha perdido.Adorei tudo, tudo!!!
    Gostei muito deste projecto e vou tentar participar assim que puder.
    Este livro deve ser sensacional e um “must have”.

    Bjoka
    Rita

    Gostar

  2. Olá Ana!
    Já há algum tempo que espreito a tua padaria, gosto muito de te ler e adoro as tuas receitas!:)
    Já tinha andado a olhar para esse livro mas estava na dúvida se teria receitas acessíveis… Depois de ler a tua opinião fiquei mais do que tentada, já o subi para o topo da minha wishlist! 🙂
    Beijinho
    Alice

    Gostar

Deixe um comentário