bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses

A brincar com os sentidos – Chai panna cotta

Se há prazer que não dispenso, é o de terminar o meu dia com uma chávena de chá e um livro. Deitamo-nos cedo por aqui. Sem filhos ou afazeres urgentes, optamos durante a semana por jantares leves,  e por volta das oito horas já estamos  na caminha nos nossos aposentos a ler ou a ver alguns episódios das series que seguimos. Enquanto eu preparo as marmitas do dia seguinte, o viking trata do chá que vamos bebendo durante o serão. De todos, os meus favoritos são os chás enriquecidos com especiarias como o chá  sueco de Natal ou  o chai.

Os aromas doces e carácter quase rico e cremoso de uma chávena deste chá, servido como eu gosto com leite e uma colher de mel, foram a inspiração para esta sobremesa, que se tornou também um forma de brincar com os nossos sentidos.

Servida num copo ou chávena a panna cotta parece, à primeira vista, apenas uma chávena de chá. Cheira a chai, tem a mesma cor, mas em vez do líquido quente a que estamos habituados, saboreamos o mel, a canela, o gengibre, o cravinho, envolvidos por uma textura fresca e cremosa que nos surpreende e  confunde.

A receita não pode ser mais simples  e é uma forma diferente e divertida de terminar uma refeição entre amigos. Se não conhecem podem ler mais sobre este tipo de chá aqui. Se não encontrarem chai à venda, podem também prepará-lo facilmente em casa, seguindo por exemplo esta minha receita.

Ingredientes: (3 ou 4 pessoas)

  • 4 dl de leite
  • 2 dl de natas
  • 2 colheres de sopa de chai
  • 2 folhas de gelatina
  • 2 colheres se sopa de mel

Preparação:

Aqueçam o leite. Quando este levantar fervura, retirem do lume, juntem o chá, tapem e reservem durante trinta minutos. Voltem a aquecer a mistura de chá e leite, juntamente com as natas e o mel. Retirem do lume e adicionem as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria. (espremam bem a água da gelatina.) Misturem bem até a gelatina estar dissolvida. Passem o preparado por um passador de rede fine e distribuam-no por copos ou chaveninhas de chá. Reservem no frigorífico até servir decorado com um pouco de natas e canela ou rodelas fininhas de laranja.

15 opiniões sobre “A brincar com os sentidos – Chai panna cotta

  1. Ana esta pannacotta foi uma descoberta. E não é que nunca me teria lembrado de utilizar chá para fazer esta deliciosa sobremesa? Tenho lá uns chás maravilhosos de frutos vermelhos e também os aromáticos de inverno (de natal, indianos, etc.) que podem resultar lindamente numa pannacotta. Agora ninguém me pára! 🙂

    Gostar

  2. Parece perfeita essa panna cotta! Com o aroma do chá e das especiarias, capaz de provocar todos os nossos sentidos e aquecer-nos num abraço. Estou a lembrar-me dum chá indiano de especiarias que adoro e também ficaria muito bem aqui.
    Um beijinho.

    Gostar

  3. Oi Ana
    Adorei a imagem que antecede a tua receita (que bom o chá, o livro, o sentir o conforto)…deverias também acrescentar as horas a que os escandinávos se levanta, assim perceberiam que não eé aopenas o deitar cedo, por motivos de clima, mas mto mais.
    Uma beijoca
    PS Já viste que tenho o meu cozinheiro no blog (coluna da direita)??

    Gostar

  4. Aconchegante a tua descrição… Essa pannacota soa-me a combinação perfeita! Já tenho usado chás em muitas coisas, mas nunca antes em pannacota! A experimentar!
    Confesso que sou viciada nestas sobremesas, como não ligo muito a iogurtes, estas maravilhas preenchem esse espacinho 🙂
    beijinho*

    Gostar

  5. Gosto tanto de Pana Cota e nunca fiz! Mas tenho de experimentar. E ficam com um aspecto tão requintado! Amanhã volto para tirar as receitas – já é meia noite aqui! Bjs. Bombom

    Gostar

Deixe um comentário