Convidei para jantar

Convidei para jantar – Uma mesa cheia e o fim da primeira edição.

 Andava a sonhar com este post, desde que lancei o passatempo Convidei para jantar. A altura de vos mostrar o apanhado de todas as participações, e anunciar o anfitrião para o próximo mês. (Isto vai demorar, o melhor é irem buscar chá ou outros mantimentos antes de começarem a ler.)

Começamos pelo fim. O Convidei para jantar fez as malas, e vai estar até 16 de Março, muitíssimo bem instalado em casa dos Gourmets {Amadores}, recebido pela anfitriã Suzana, a quem mais uma vez agradeço a colaboração num projecto que é ainda tão recente e pequeno. Vejam qual é o tema e como podem participar segunda edição, no blogue da Suzana.

Antes de passar a palavra à Suzana, quero apenas relembrar que este é um passatempo aberto a todos. Neste projecto não há prémios nem vencedores, não há participações mais importantes ou melhores do que outras.

 As vossas participações podem ser escritas na forma que desejarem, com mais ou menos ficção, de acordo com o vosso próprio estilo e voz. Há pessoas para quem a escrita criativa é quase uma necessidade, outros como eu, e admito que por sentir já a perda do domínio da minha língua, lutam em frente ao teclado sem saber como transformar em  texto as ideias que temos. Peço-vos sem qualquer tipo de paternalismos, mas como resposta a algumas mensagens que recebi, que não deixem de participar por acharem que “não sabem escrever”.

Durante este mês, e sempre que houver um anfitrião convidado, a  Anasbageri, funcionará apenas como casa-mãe e organizador do projecto. Como podem ver, criei uma página  (por baixo do cabeçalho) com todas as informações gerais sobre o passatempo, e estou como sempre disponível para falar convosco caso tenham dúvidas ou questões.

Foi uma honra receber-vos em minha casa para esta primeira edição dedicada ao tema Personagens de livros e/ou filmes. E que convidados tivemos! Justiceiros, cozinheiros   e detectives, mulheres fortes e lutadoras, um convidado chic a valer,  gente que gosta de comer e conversar, e  até um vampiro. Personagens de filmes, livros e séries que de alguma forma nos marcaram  e a quem abrimos este mês as nossas casas.

Aqui estão as participações:

Lancei-vos o desafio através do convite que fiz a Lisbeth Salander, a hacker sueca personagem dos livros Millennium do autor Stieg Larsson. Para o jantar servi Pizzas e cerveja belga.

 A Su do blogue Suvelle Cuisine, convidou para jantar Ada McGrath, a pianista do maravilhoso filme de Jane Campion O Piano. Num jantar onde o silêncio das vozes dá lugar ao som do mar e do piano a Su serviu uma levíssima e reconfortante refeição de Ovos Escalfados em Molho de Tomate e Acelgas.

Renée, a aparentemente humilde porteira num prédio em Paris que esconde uma mulher culta e autodidata, foi a  convidada da  Guida e da sua Panela sem (de)pressão. Ao jantar simples e intimista, serviu-se uma deliciosa  e requintada versão de Fish and Chips.

 A nossa Babette convidou talvez a mais mítica de todas as personagens  de obras relacionadas com comida – Babette. Para o jantar a Babette serviu nos pratinhos de sopa da sua bisavó, um abraço na forma de Creme de Aipo com Queijo das Ilhas e Pinhões Tostados.

 Estefânia, de O meu pé de Laranja Lima, foi a convidada que a Cristina recebeu, com  Tarte de Laranja Lima, na sua Confeitaria.

 A Ilídia, convidou o mais chic de todos os convidados. Dâmaso de Os Maias. Para o jantar serviu Francesinhas, perdão, Croque-Monsieur au velouté lusitanien, um prato com tal finesse e categoria que nunca poderia ter sido inventado em Portugal.

 Também dos Açores chegou a participação da Susana. A sua convidada foi Slim do filme Enough. Uma mulher forte e lutadora que se recusa a ser “apenas” mais uma vítima de violência doméstica. O jantar que agradou tanto a Slim que a personagem levou a receita para casa, foi um suculento Rolo de Carne à Wellington.

 Não contentes com apenas um convidado, o viking e eu preparámos pela segunda vez um jantar especial. O convidado foi O Vampiro Lestat. Servimos Sangria com Glóbulos Vermelhos, Borscht e Gelatina de Laranja Sanguínea.

 A minha vizinha Pammy, convidou para a sua casa na Islândia, Micheal Pollan, o autor de livros como Em defesa da comida e O dilema dos Omnívoros. Se são seguidores da máxima “somos o que comemos” este é um autor que têm de conhecer. Para o jantar a Pammy serviu uns “Potezinhos de Nabo”, feitos apenas com produtos locais.

   Sherlock Holmes  foi o convidado da Suzana, que para esta personagem sempre tão atarefada, escolheu um prato que pudesse servir como pequeno-almoço ou brunch, dependendo do tempo e disponibilidade do Mr Holmes: Cogumelos e ovo escalfado em tosta.

 A Carla trouxe da sua infância Clarissa, e entre gargalhadas e conversas de duas velhas amigas preparou para o jantar  um verdinho e apetitoso Creme de Ervilhas, o conforto ideal para uma noite fria.

Amélie e o seu gnomo, foram os convidados da Ginja, que os recebeu para um passeio pela Figueira seguido do jantar alfresco no qual serviu Frango em Vinho e Tomate no forno, simples e delicioso, mesmo ao gosto da sua convidada.

 A casa da Marmita foi jantar Dexter Morgan que se deliciou com   Vieras Assadas, um prato requintado e muito diferente do tipo de “comida” a que está habituado em Miami. (Eu admito que tinha um bocadinho de medo de me sentar à mesa com o Dexter, mas como convidei um vampiro, fico já caladinha.)

 Numa tarde de vento, chegaram a casa da Alice, Vianne Rocher , Anouk e Pantoufle, o canguru. O jantar que evoca também as memórias de infância da anfitriã foi “Arroz de Chocolate”, uma receita especial criada pela mãe da Alice. 🙂

 A Moira convidou Renato Donato do filme “Estômago” e preparou em sua honra, Pastel de Carne. (É nestas alturas que tenho pena do meu marido não falar português, ontem  vi um bocadinho do filme e estou  a adorar)

 A Sofia partiu do Reino da Prússia para paragens mais quentes, e serviu aos Capitães da Areia, um reconfortante Guisado de Lentilhas com Bacon.

 Para um jantar surgido de um convite momentâneo a Mané e o Mel convidaram McMurphy. Uma refeição na qual de forma ligeira se falou de assuntos sérios, acompanhada por um vinho especial, serviu-se uma entrada de Laranja com Presunto e Azeite, Sopa, Coelho com Compota de Frutos Silvestres uma mostarda vinda da Suíça, e para terminar uma Mousse deliciosa.

 A Manuela recebeu a encantadora Miss Marple e preparou-lhe Muffins de Mirtilo e Coco. Um encontro sereno entre velhas amigas com novelos de lã no colo acompanhado por chávenas de chá dos Açores.

Maria João, recebeu Meredith Grey da série Grey´s Anatomy e serviu-lhe a muito portuguesa Açorda de bacalhau e camarão com ovos escalfados. E com esta brilhante participação, uma personagem de quem eu também gosto imenso, fechamos a primeira edição do Convidei para Jantar. Espero encontrar-vos a todas para o mês que vem em casa da Suzana.

23 opiniões sobre “Convidei para jantar – Uma mesa cheia e o fim da primeira edição.

  1. E que prazer foi poder juntar-me a um desafio tão interessante e enriquecedor. Mais uma vez parabéns pela iniciativa e pelo trabalho que tiveste na organização e apanhado de todos estas belissimas participações.
    Aguardo, portanto, ansiosamente a próxima ronda 🙂
    Grande beijinho

    Gostar

  2. Um desfile de personagens bem interessante e uma ementa digna de um Hotel de 5 estrelas.
    Foi uma honra participar num desafio tão original. Parabéns Ana pela ideia e por pores a blogosfera a mexer de uma forma tão criativa.
    Beijo
    Manuela

    Gostar

  3. Muito obrigada por ideias assim brilhantes e desafiadoras. Adoro estas participações em massa, criam a blogosfera muito mais interessante e a nossa parceria torna tudo muito mais forte e dinâmico.

    Esta fantástico este apanhado. Mais uma vez parabéns.

    Beijinhos,
    MJ

    Gostar

  4. Ana,
    Foi um privilégio poder participar! Queria dar-te os parabéns pelo sucesso da tua iniciativa e também a todas as participantes pelas belas receitas e posts que me fizeram lembrar tantos personagens.

    Um abraço a todas

    Gostar

  5. Ana,
    Gostei imenso de participar neste desafio tão criativo. Parabéns pela iniciativa e pelo sucesso merecido: tantos convidados especiais que entraram na blogosfera e tantos manjares deliciosos. Agora vou dar uma volta pelas participações que ainda não vi e depois dar um salto ao Gourmets Amadores para ver a nova proposta.
    Um beijinho grande

    Gostar

  6. Ana, espero que essa constipação já esteja ao largo. Tanto eu como o Vel demos gargalhadas com o teu comentário sobre os esquecimentos do Viking. Mas ainda assim, ele foi amoroso em perguntar sempre se necessitavas de alguma coisa. Acho que todos os homens são um pouco assim, mal saem da nossa beira começam a fazer outra coisa e acabam por se esquecer do que lhes pedimos. Apesar de se achar um pouco diferente, o Vel acaba por ser igualmente esquecido, principalmente quando lhe convém :p

    A ver se é desta que consigo participar, na edição anterior não me consegui decidir entre 3 personagens e quando dei por ela já estava no fim…

    Gostar

  7. Ana, foi um prazer e uma honra participar, adorei o desafio! Muitos parabéns a todas as participantes pelas fantásticas escolhas e soberbos jantares e a ti pela excelente iniciativa tão original!
    Beijinhos:)

    Gostar

  8. Adorei ver o “retrato de família” desta participação!
    E gostei que me tivesses chamado de “nossa Babette”. Estou uma lamechas 😉
    Beijinhos grandes e bom fds aí para o Norte do norte 😉

    Gostar

Deixe um comentário