Se é o primeiro Carnaval que passam na Padaria, leiam por favor este post.
E eis que chega a época das semlor. O bolinho que no tempo da Suécia católica anunciava o último pecado da gula antes do inicio do período da quaresma, tornou-se na gulodice favorita do país entre Natal e a Páscoa. Estima-se que nestes meses sejam consumidos por ano 40 milhões de semlor dos quais 2 milhões apenas na terça-feira gorda.
Longe vão os tempos do bolinho seco, ou da semla tradicional cheia de doce de amêndoas e coberta por uma nuvem de chantilly. Todos os anos surgem novos sabores e versões de semlor, e eu já experimentei alguns.
Para uma festa dedicada apenas a este pãozinho doce ao qual também se chama fastlagsbulle, preparei para além das semlor tradicionais que das quais já partilhei a receita o ano passado, semlor com mirtilos, semlor com chocolate e a minha própria versão do muitíssimo tradicional hetvägg.
Hoje em dia chamamos hetvägg a semlor que são servidas com leite quente, mas pensa-se que este doce terá origem numa forma alemã de transformar pão duro numa sobremesa mais apetecível juntando-lhe leite.
O hetvägg está também ligado ao Rei Adolf Frederick que no dia de Carnaval de 1771 morreu de indigestão depois de um jantar de lagosta, caviar, arenque fumado, champanhe e sauerkraut, rematado com catorze (14!!!) doses de hetvägg.
Honestamente não acho grande piada a um bolo a boiar num prato de leite quente, por isso fiz o meu hetvägg com um batido quente de custard e baunilha.
Podem ler a receita das semlor e das diferentes opções para o recheio tradicional no meu post do ano passado.
Hoje partilho convosco a receita para o recheio de mirtilos e o hetvägg. Fiz as semlor de chocolate com uma massa diferente, pelo que deixo essa receita para daqui a uns dias quando publicar a minha participação no Bread Baking Day.
As semlor que podem ver nas fotografias são bastante mais pequenas do que as que se vendem em pastelarias. (Cada semla saída do meu forno pesa 42 gramas, o tamanho aproximado de uma bola de ténis.)
Estive a pensar como podem fazer semlor e hettvägg com alguma batota, e lembrei-me que talvez possam usar um bolo a que se chama (penso eu) Pão de Deus. Creio que será fácil recheá-los com o creme de mirtilos ou o tradicional creme de amêndoas.
Semlor com Mirtilos
Ingredientes:
- Para cada 6 semlor (42 gramas) ou 3 semlor de tamanho normal.
- 1 dl de mirtilos
- 2 dl de natas batidas em chantilly + icing sugar
Preparação:
Depois de cozidas e frias, cortem as semlor e com um garfo abram um poço em cada uma. Não deitem fora o “chapelinho”!
Triturem os mirtilos com a varinha mágica e passem se assim o desejarem, o preparado por um passador de rede. Misturem com cuidado o puré de mirtilos com o chantilly. Como este creme encham as semlor usando uma colher ou o saco de pasteleiro. Coloquem o “chapelinho”, polvilhem com icing sugar e guardem no frio até servir.
Hetvägg
Ingredientes:
- 5 Semlor já recheadas
- 5 dl de leite
- 2 dl de creme de pasteleiro (usem esta receita ou façam batota com 2 dl de creme Custarda.)
- ½ colher de chá de canela
- Baunilha (a quantidade depende do produto que usarem.)
Preparação:
Escaldem o leite com a baunilha e a canela. Juntem o creme de pasteleiro. Batam o preparado usando a varinha mágica ou um copo misturador. (Muito cuidado para não se queimarem!). Dividam o batido por pratinhos de sopa ou pequenas tigelas. Em cada prato coloquem uma semla, sirvam imediatamente.
MAGNIFICOS ERA BEM CAPAZ DE COMER UNS…DOIS OU TRÊS.
NÃO CONHECIA ESSA RECEITA, É SEMPRE BOM PASSAR POR AQUI E APRENDER UMAS COISAS E FICAR COM ÁGUA NA BOCA…
BOM DOMINGO
BJS
GostarGostar
Adorei, adoro conhecer tradições e desconhecia por completo. Fui ao teu primeiro post e gostei de tudo e é de notar que vais aperfeiçoando. Um beijo e bom domingo.
GostarGostar
Obrigada pelo elogio, vou tentanto melhorar 🙂
GostarGostar
Hoje postei sobre os bolinhos do domingo de engorda, mas coloquei o link do seu post do ano passado, vocë ainda não tinha publicado este, então vou ja abrir um post para colocar o link do seu post. Fiquei aqui com agua na boca, mas comi esses bolinhos hoje, foi o primeiro ano que comi o bolinho semlor depois que vim morar na Noruega, sucumbi ao sabor.
Esses seus com versões diferentes parecem muito apetitosos. Amei as fotos.
Beijo
GostarGostar
Não conhecia esta tradição e achei muito interessante.
O aspecto é fantástico!
GostarGostar
Lindas, magnificas! Já tinha andado a ler sobre esta tradição, e constatei que é um pouco por toda a Escandinavia. Por cá também temos umas bolas assim parecidas.. Estou a preparar um post com mais detalhes!
Aqui chama-se bolludagur e é na segunda, pois na terça é o dia ‘comer até rebentar’… Enfim, amanha vai ser um dia muito atarefado lá na padaria…
Beijinho*
GostarGostar
Fico à espera da tua versão pro 🙂 Vais meter-me a um canto 🙂
bom trabalho!
GostarGostar
Estão lindos! A massa parece ser semelhante à dos pães de deus mas sem o coco, é assim?
Já viram como são as tradições, por aí é “comer até rebentar” e aqui “dançar até cair”, dum lado ganha-se calorias no outro gastam-se.
Bjnhos
GostarGostar
Gostei!!!
Esta gente do Norte é realmente mais dada aos comes do que ao Carnaval…. 🙂
GostarGostar
Estão uma tentação.
Bjs
GostarGostar
Adoro quando nos dás a conhecer as tradições da Suécia. Estes bolinhos são uma fofura de tão lindinhos. Adorei com o creme dos mirtilos, ainda ontem comi uns quantos desses bagos que me fascinam 🙂
Um beijinho.
GostarGostar
Oh Ana… que perfeição e beleza estes semlor. Até deve dar dó comê-los só para não estragar…
Gostei imenso da versão do creme de mirtilhos e ainda mais do batido quente de custard e baunilha… já consigo até imaginar outras versões para isso.
Será que funciona uma versão de recheio com cream-chesse??? (sim… eu meto queijo em tudo… :P)
GostarGostar
Su,
Queijo creme e até iogurte são boas opções, mas o iogurte não aguentaa mt tempo, começa a perder soro e as semlor ficam todas molhadas,:( se usares iogurte tens de servir logo!
bjs
GostarGostar
A ideia de utilizar o pão de Deus é realmente boa. Claro que o ideal é ter tempo para cozer os semlor. Gostei do recheio de mirtilos, maravilhoso para utilizar até noutras receitas! Gosto desta partilha das comidas típicas de outros países, é sempre tão enriquecedor! E pela comida ficamos a conhecer a história, os costumes, as tradições, etc. Por no fundo a comida é o fio condutor 🙂
GostarGostar
os semlor verdadeiros são sempre os originais, mas sei que nem toda a gente tem tempo e paciencia…
🙂
GostarGostar
Mana quero uns para mim! Tem um aspecto delicioso! Quando vieres, tens que fazer uns para a Famelga. Beijinhos meus e da Julia para a tia Ana e tio Magnus.
GostarGostar
Ana, gosto tanto de aqui vir e ficar a saber mais um pouco dessas tradições suecas que nos vais contando e mostrando:)
Esses semlor ficaram tão bonitos e devem ser tão deliciosos! Ainda para mais com o creme maravilhoso de mirtilos que fizeste! Lindo:)
Beijinhos
GostarGostar
Que aspecto fantastico.. adorei a receita e fique a saber que vivias fora 🙂 Estou adorar o teu blog por isso cá estarei por muitos mais carnavais! um beijo
GostarGostar
Mmh q bom aspecto!
http://Www.levedar.com
GostarGostar
uauuu estes vou querer experimentar 😀
GostarGostar
«honestamente não acho grande piada a um bolo a boiar num prato de leite quente» haha 😛
GostarGostar