bolinhos e bolachas · bolos e sobremesas

A escrita em dia e um doce para o fim-de-semana

Quase, quase com o fim-de-semana a chegar, queria aproveitar para vos deixar algumas mensagens. Estes posts são um bocadinho aborrecidos, mas  não sei que outra forma posso usar para comunicar convosco… E para irem comendo enquanto lêem, aqui fica também a sugestão de uns mini bolinhos que espero vos agradem.

  • Antes de mais os meus agradecimentos pela vossa participação e comentários. Obrigada por ontem terem tomado o vosso tempo para partilhar comigo e com os outros leitores da Padaria, as vossas experiências e ideias em relação ao tema da marmita, vou ainda hoje tentar responder aos vossos comentários. Outros blogues focam já este tema com ideias e sugestões de almoços  que podem ser levados para o trabalho, eu vou criar aqui uma categoria com o tema “marmita”, e tentar publicar mais receitas e ideias sobre este tópico.
  • No outro dia vi que alguns comentários de leitores tinham ido parar à caixa do spam,  se me deixaram um comentário que nunca foi publicado, e ao qual eu não respondi, as minhas maiores desculpas. Terei de estar mais atenta ao que o wordpress considera spam.
  • Se também têm um blogue,  deixem-me por favor a vossa morada no formulário dos comentários. De outra forma não sei como vos posso também visitar e conhecer as vossas casas.
  • Não se esqueçam que a segunda edição do Convidei para jantar, está a decorrer em casa da Suzana! Aproveitem para começar o mês com um convidado especial à vossa mesa. (Eu cubro a cara de vergonha porque já escolhi os convidados, mas ainda não me consegui decidir em relação às receitas.)
  • Criei uma página (por baixo do cabeçalho), dedicada aos clientes. Se experimentaram um receita da Padaria, com ou sem sucesso, e gostarem de a partilhar com ou outros leitores, podem fazê-lo aqui. Se têm blogue, basta que façam um comentário com o link para o vosso post, indicando se querem ou não que eu publique uma fotografia vossa. Se não têm blogue, como a Andrea, que me sugeriu a criação deste espaço, enviem as vossas fotografias por e-mail. Tomo a liberdade de marcar as imagens com os nomes dos autores.

E sem mais demora porque o sábado se aproxima e precisamos de um docinho para o fim-de-semana, aqui fica a receita destes mini bolinhos de amêndoa e pêra.

Usei uma receita para o recheio de tarte frangipane, mas substitui a manteiga por queijo cottage, em termos de textura e sabor, acho que até melhorou um pouco. Nota-se o sabor a queijo, e no que diz respeito a gordura e calorias,  é muitíssimo mais simpático.  Em vez de ramekins, podem usar uma forma grande e claro que a escolha da fruta fica ao vosso critério. Podem servir os bolinhos tal como estão nas fotografias, ou virados ao contrário estilo up side down cake.

Ingredientes: (4 ramekins)

  • 150 gramas de queijo cottage ou requeijão
  • 120 gramas de açúcar
  • 3 ovos
  • 225 gramas de amêndoas picadas
  • 1 pêra grande descascada e cortada em pedacinhos
  • 1 colher de café de canela
  • Manteiga para untar e farinha ou açúcar para polvilhar os ramekins

Preparação:

Aqueçam o forno a 180ºC.

Untem e polvilhem os ramekins. Cubram o fundo das forminhas com a pêra.

(Se estão a usar cottage cheese, escorram-no bem antes de o misturar com os outros ingredientes.)

Batam os ovos com o açúcar e a canela. Acrescentem o cottage cheese/requeijão batido, e por fim as amêndoas.

Deitem o preparado nos ramekins e levem ao forno até que estejam firmes e douradinhos. (Com o tamanho dos meus ramekins demora 25 minutos, para ter a certeza de que estão prontos, não se esqueçam do teste do palito.)

27 opiniões sobre “A escrita em dia e um doce para o fim-de-semana

  1. Gosto destes queques, parecem-me bem húmidos e fofos. Estou realmente satisfeita com o facto de hoje já ser sexta, se esta semana tivesse mais um dia eu caía para o lado. E ainda não convidei ninguém para jantar 😦

    Gostar

  2. Ana:
    pessoalmente, sou mais fã do sabor da avelã, embora também goste de amêndoa; mas como não faço só para mim, gostaria de saber se, usando a avelã em vez da amêndoa, também combinará com pêra ou se é melhor escolher outro fruto… Opinião precisa-se 😉
    Obrigada e bom fds!

    Gostar

  3. Uma excelente sugestão para o fim-de-semana 🙂
    Parabéns pelo blog e pelas iniciativas e desafios propostos ( foi através deles que descobri recentemente esta “padaria”)
    Gostei muito do que vi e vou passar a leitora assídua e, espero, participar nos desafios 🙂
    Beijinhos e mais uma vez parabéns 🙂

    Gostar

    1. Obrigada obrigada!!
      Este passatempo começa aqui mas espero que pertence a todos os participantes, eu organizo, mas de facto são vocês que fazem a festa.
      Um abraço!

      Gostar

  4. Adorei estes bolinhos tão fofos, que animam qualquer um para o fim-de-semana. Gosto da amêndoa com a pêra e a troca da manteiga pelo queijo. Ficam super húmidos e apetecíveis.
    Já convidei e já jantei com o meu chef eleito 🙂 Adoro o facto de teres criado este projecto!
    Um abraço minha querida.

    Gostar

    1. Já vi já vi já vi! Vi e morri de ciumeira!! Ainda bem que não nos disseste antes quem ias convidar, ou era uma fila de fans à tua porta a querer trazê-lo para casa. Não há chef mais cool e sexy do que o Sr Tony!!
      beijinhos

      Gostar

  5. Ana,
    De vez em quando é mesmo preciso pôr a escrita em dia. Vou gostar de ver as marmitas que fazes para o viking,assim tenho mais ideias para as minhas. Quanto ao desafio do mês: a minha cabeça ainda ás voltas com o convidado. Para o jantar já tenho algumas ideias, mas o convidado está dificil 🙂
    Adorei os bolinhos. Gosto dos bolos pequenos, em ramequins, saciam a minha gulodice e não me tento em comer mais uma fatia e mais uma. Já o D. gosta dos bolos maiores, para ter sempre um desconsolo, como ele diz. Mas fiquei com uma dúvida: nos ingredientes só mencionas a manteiga para untar as formas e na receita dizes que se deve bater os ovos com a manteiga…será que querias dizer bater os ovos com o queijo, já que o usaste como substituto da manteiga?
    Beijinhos e um bom fim-de-semana

    Gostar

    1. Ai filha a minha cabeça…vou corrigir. Valem-me os leitores como tu que me ajudam com os erros nas receitas =D
      Tb gosto de bolinhos pequenos, somos só dois, se faço uma coisa grande andamos ai a comer bolo uma semana, e até se estragam.
      Eu sigo sempre como sabes o teu projecto marmita, tem sido uma inspiração cá em casa.
      bjs e bom fim-de-semana

      Gostar

  6. Que lindos ficaram os teus queques, Ana e tão tentador que ficou o interior! Gostei, com canela, pêra e amêndoas só podem ser uma maravilha e o queijo deve combinar lindamente!
    Eu ainda ando aterrorizada com a ideia de convidar um chef, tenho 3 hipóteses e ainda não me decidi, nem decidi o menu… É que convidar um chef requer muito cuidadinho!!! 😀
    Um beijinho e um excelente fim de semana para ti e para o teu viking 🙂

    Gostar

  7. Olá Ana.
    Não aborreces nada. Gostei imenso que tivesses posto a escrita em dia! Sabes que fiz batota neste 2º desafio?… Como estava indecisa, escolhi primeiro a receita e só depois quem a comeria. Para a semana prometo publicar!
    Babette

    Gostar

    1. Eu para a semana tb já publico, vou cozinhar hoje. Isto só de uma cabeça doida como a minha, tenho tanto que fazer este fim-de-semana que me levantei às 5 para começar a preparar as coisas. Qd o viking acordar já está esta cozinha virada do avesso.
      bjs

      Gostar

  8. Bom dia querida Ana, fiquei ” presa ” ao post das marmitas, que de resto achei fantástico,
    não resisti a ler todos os comentários:) parabéns pelo post. As marmitas chegaram timidamente, mas já se massificaram. Imagina que foram criadas bolsas/malas todas “fashion” para transportar marmitas:)
    Estes bolinhos de peras estão encantadores, imagino-os deliciosos com toda a magia que a pera oferece ao bolos.
    Um beijinho com votos de um excelente fim de semana.

    Gostar

  9. Aborrecidos? Nã! 😉
    Eu tenho andado tão ocupada ultimamente que nem tenho tido tempo para vizitar as minhas vizinhas da blogoesfera…
    Vou ter de me inteirar desse projecto da marmita, e a outras tantas coisas que não tenho prestado a devida atenção…
    Quanto ao Convidei para jantar.. já tenho convidado, mas a escolha da receita é que está mais dificil…
    E esses bolinhos cheiram-me mesmo a fim de semana 🙂
    beijinho*

    Gostar

  10. amêndoa e pêra resulta super bem! costumava fazer uma receita de um bolo óptimo! acho q tb levava baunilha.consegues imaginar! PS: acabei de fazer uma mousse de chocolate p um jantar c os meus colegas americanos

    Gostar

  11. Olá Ana! Tenho andado arredada, mas é só por falta de organização! Quando chegamos a uma certa idade, parecemos umas baratas tontas! Pelo menos eu, sinto-me assim.
    Desde que fiz a Geléia de Laranja e Gengibre, que tenho andado a lembrar-me de ti! Quando o Provador de O Meu Estaminé a provou a acompanhar um Assado de Aves, disse-me: “Está igualzinha à que eu comia na Suécia”!
    Eu, como nunca fui à Suécia (apesar de ele me ter prometido quando nos casámos que me havia de levar lá e já se passaram 42 anos…) nunca provei. Mas fiquei contente por ele ter gostado!
    Amanhã vou publicar uma receita da minha lavra: Geléia de Vinho do Porto. Ficou um espectáculo!
    Quero dizer-te que gostei imenso dos teus bolinhos de Pera e Amendoa. Cá em casa também somos só 2 e o marido não é grande apreciador de doces, mas gosta de tudo o que leva fruta. Assim, com estas quantidades, é óptimo para não haver grandes sobras! Obrigada por partilhares tantas ideias e coisas boas. Bjs. Bombom

    Gostar

  12. Oh Ana, achei este bolo uma delicia 😀 Porque é que ficou com esta cor rosadinha? Terá sido das amêndoas? Já estou a imaginar o sucesso que irão fazer na minha casa :):):)
    Também gostei do tema das Marmitas e acho que realmente é das melhores opções que se podem fazer nos dias de hoje… em todos os sentidos.

    Gostar

Deixe um comentário