A Pastelaria · bolos e sobremesas

Savarin com whisky – Um bolo especial para o nosso paizinho

O nosso paizinho é um viking cheio de sorte, todos os anos festeja duas vezes o Dia do Pai, em Março como a mãezinha diz que se faz em Portugal, e em Novembro como é hábito aqui na Suécia.

Como vocês sabem a mãezinha, gosta muito de cozinhar, e em especial de preparar bolos e pão. A nossa cozinha é  o lugar mais quentinho da casa por causa do forno e do fogão  de onde estão sempre a sair bolos diferentes e que cheiram muito bem.  Enquanto a mãezinha cozinha ou escreve, nós sentamo-nos perto dela, dormimos sestas no parapeito da janela, ou deitamo-nos em cima dos livros que está ler.

Para o Dia do Pai pedimos à nossa mãe que nos ajudasse a escolher e preparar um bolo especial que se chama  Savarin em honra do senhor que escreveu o livro que a mãezinha às vezes nos lê antes de adormecermos.
Como nós  não gostamos de doces, pudemos   ensopar o bolo num xarope de whisky que  é a bebida favorita do nosso pai. (Os adultos humanos gostam de coisas muito estranhas!)
A receita é muito simples, e diferente dos bolos habituais, até leveda como os pães!! Nós temos umas mãozinhas muito pequenas, e precisámos de ajuda para misturar a massa, mas escolhemos e barrámos a forma sozinhos!

Se vão preparar uma grande festa para os vossos paizinhos e querem também fazer este bolo, usem pelo menos duas vezes esta receita. O bolo que fizemos  é pequenito porque é só para os nossos paizinhos. (Para nós a mãe preparou uma tacinha de chantilly sem açúcar.)

Para fazerem um bolo igualzinho ao nosso vão precisar de: 

  • 1 colher de sopa de icing sugar
  • 150 gramas de farinha
  • 60 gramas de manteiga
  • 1 dl de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá (rasa) de fermento de padeiro seco
  • Raspa de uma laranja
  • 2 ovos

Para o xarope:

  • 120  gramas de açúcar
  • 1dl de água
  • 1dl de whisky

Para servir e decorar:

  • Chantilly ou creme de baunilha e fruta

Como fizemos:

Misturámos todos os ingredientes secos numa tigela. Enquanto a mãe aqueceu o leite e dissolveu o fermento num pouco de água entre o frio e o quente, (a mãezinha diz que se chama tépida), nós barrámos e polvilhámos a forma com farinha.
Noutra tigela misturámos o leite, os ovos, a raspa da laranja e o fermento dissolvido. Depois juntámos as duas misturas e batemos tudo muito bem. (A mãe bateu com uma colher de pau e nós segurámos na tigela.)
Tapámos a tigela e deixámos a massa levedar até estar duas vezes maior do que era ao princípio. Depois juntámos a manteiga amolecida e a mãezinha bateu tudo até a massa parecer mais ou menos como a massa de um bolo normal mas mais elástica.
Deitámos tudo na forma e a mãe colocou-a no forno que já estava muito quente (220ºC), o bolo demorou 25 minutos a ficar pronto. Para saber se já estava cozido, a mãe tirou o bolo do forno e nós espetámos uns palitos na massa, os palitos saíram limpinhos  e secos, o que quer dizer que o bolo estava pronto.
Depois a mãe deitou o xarope que fez levando ao lume o açúcar, a  água e o whisky, por cima do bolo ainda na forma e deixámos arrefecer. (A mãezinha manda dizer que podem usar sumo de laranja ou limão para fazer o xarope, ou outra bebida de que os vossos pais gostem.)
Quando o bolo ficou frio, tirámos o bolo da forma e decorámos com chantilly  e amoras e framboesas.
 
Esperamos que gostem e que passem um bom dia do pai! E se não puderem estar junto dos vossos paizinhos no domingo,  festejem também o dia  pensado neles.
 
Willow & Lestat

27 opiniões sobre “Savarin com whisky – Um bolo especial para o nosso paizinho

  1. É realmente um paizinho viking cheio de sorte. E esses filhotes são um amor, assim tão jeitosinhos para as lides culinárias. Por acaso vou fazer um lanche para os meus pais, que vão lá a casa no domingo e temos que organizar o menu pois não nos queremos atrapalhar na cozinha (que não é muito grande para ter 2 pessoas a trabalhar em receitas diferentes ao mesmo tempo!).
    Gostei desse bolo. Sei que não o vou fazer para o dia do pai, mas vou fazê-lo em breve para o Vel, cuja bebida favorita também é o wisky :p

    Gostar

  2. “Meninos”, tenho a dizer que ficou uma verdadeira obra prima. Os “meninos” cá de casa não são dados para preparar delicias dessas, portanto sobra para a “mãezinha”. Mas o que importa é que o aí o vosso “paizinho”, sortudo por comemorar duas vezes, de certo adorou este bolinho especial. A receita será apontada, pois a curiosidade apertou. 🙂
    Beijinhos tricolores!

    Gostar

  3. Que paizinho sortudo com uma mãezinha e dois ternurentos assim :))
    A mãezinha cá de casa também já está a pensar num miminho delicioso para fazer com as duas princesas.
    Obrigada por este momento de ternura ❤
    Bjo doce:*

    Gostar

  4. Oi Ana
    Acho que ouviste o meu protesto e resolveste chamar à Ribalta “ambos os dois” filhos 😀 😀
    Ou será que os dois, ambos, resolveram competir com o Mel e foram até à cozinha? 😉
    Anyway..o resultado final é muito apetitoso e sobretudo ternurento
    Beijinho

    PS Conto responder-te (vos) ainda hoje, mas aqui fica o meu obrigada, a ambas, com a promessa que digo qq coisa ainda hj

    Gostar

  5. Ai Ana, é impossível não ficar a sorrir com este post!!
    Desconfio que brevemente vais ter mais 8 “mãos” a ajudar na padaria! É que esses pequenotes têm imenso jeito! Nunca fiz nenhum bolo que levedasse como este! O resultado parece fabuloso!
    Bjinhos

    Gostar

  6. Ana,
    um paizinho cheio de sorte e uma delícia de texto dos meninos 🙂 Adoro passar por cá e ter sempre estas surpresas, textos belíssimos, ideias originais. Ternura e gatuchos fofos.
    Adorei o savarin, nunca fiz, e tenho curiosidade.
    Por cá o dia do pai é sempre feliz, é o dia dele e o meu também. Um dia cheio de carinho e coisas boas 🙂
    Um beijinho.

    Gostar

  7. Estou um bocado lenta, hoje, e fui lendo o post a pensar que era o bolo para o teu sogro. Depois pensei que era para o teu pai…. e depois percebi e … miau!… fez-se luz. E faz-se bolo em breve, sim senhor!…
    Babette

    Gostar

  8. Lol:D
    Olha que bem, teres assim uns filhotes tão fofos a ajudar a fazer um bolinho para o sortudo do paizinho viking! E que rico bolinho, essa massa está fenomenal! E a cobertura faz um efeito maravilhoso, ficou um espanto!
    Adorei o teu texto, ou melhor, o texto dos teus meninos, que são uma ternura 🙂
    Beijinhos e bom fim de semana!

    Gostar

  9. ESSES FILHOTES SÃO TÃO AMOROSOS E LINDOS PARECE QUE OS ESTOU A VER A BARRAR A FORMA COM ESSAS MÃOZINHAS ALMOFADADAS…
    O BOLO FICOU LINDO E CERTAMENTE QUE UMA DELICIA.
    UM EXCELENTE FIM DE SEMANA
    BJS

    Gostar

  10. Gostei muito, Ana, quer do texto quer do bolo. Também tenho um pequenino que não come nada de doces, nem sequer sorvetes…A única coisa que gosta mais parecido com um doce é natas batidas sem açúcar. Estranho numa criança, não é?
    Parabéns pela publicação. Está excelente, como sempre.
    Beijinhos da
    Maria

    Gostar

    1. Maria,
      Numa criança penso que é um bocadinho sim, mas ainda bem, há coisas bem mais saudaveis para o teu menino.
      Os meus só comem comida seca, e leite sem lactose pq a Willow nunca deixou de querer leite e a vet disse para lhe darmos. De resto, uma colherinha de gelado ao fim de semana.. e brócolos, não sei porquê mas a mais pequena adora brócolos!
      bjs

      Gostar

  11. Quem me dera a mim que o papá cá de casa alinhasse assim nuns filhotes.
    E não me parece que o viking se importe nada de comemorar o dia do pai duas vezes ao ano… Aliás, a mãe também tem direito a mais um dia?
    O bolo parece bastante apetecível e, curiosamente, esse xarope de whisky parece combinar lindamente 😉

    Gostar

  12. Que doces filhotes! Nunca fiz esse bolo e fiquei tentada, talvez ponha o César a untar a forma que é a parte que menos gosto.
    Feliz dia do pai a todos os pais do mundo, mesmo os que são “pais” de gatinhos!
    Bjnhos para todos

    Gostar

Deixe um comentário