A minha vida na Suécia · Cremes, molhos, gelados e mousses

Quase, quase Primavera e um gelado com sabor a Sol

Daqui a pouco o nosso jardim, ainda há umas semanas  coberto de neve, volta a ganhar vida. Da arrecadação saem as mesas e cadeiras, abrem-se os chapéus-de-sol, a fonte é descoberta e posta a funcionar. Em dias  tudo se transforma, há pássaros a beber e brincar na fonte, voltamos a encontrar a família de coelhos dos quais durante o Inverno só vemos as pegadinhas na neve. Incapazes a resistir ao apelo do Sol e do calor, todos descemos ao jardim.

 Deitamo-nos ao Sol neste jardim feito praia onde  em vez de areia quente, sentimos entre os dedinhos do pés a relva ainda meio adormecida, e no lugar do cheiro a mar e protector solar, nos deliciamos com o aroma das flores que despertam. Cheira a rosas e alfazema, sabemos que o Verão se aproxima. 

 Enquanto sonho com a chegada destes dias, a minha época favorita do ano, enquanto o Sol ainda aparece tímido e volta a esconder-se durante dias, enquanto ainda faz tanto frio que ainda saímos de luvas, consolo-me com este gelado, tão perfumado e doce que nem as borboletas lhe resistem.

Gelado de alfazema com borboletas de chocolate.

Para esta receita uso açúcar com alfazema feito com flores do jardim da minha sogra. Na página da Anasbageri no FB, há informação sobre onde podem encontrar este açúcar à venda em Portugal.   Desenhei as borboletas apenas com chocolate derretido sobre papel vegetal.

Ingredientes para  aproximadamente 4 dl de gelado:

  • 1 dl de natas (podem usar natas light, mas não fica tão cremoso)
  •  1,5 dl de leite
  • 2 gemas
  • 60 gramas de  açúcar de alfazema
  • Flores de alfazema e borboletas de chocolate para decorar.

Preparação:

Combinem o leite e as natas numa caçarola anti-aderente, levem ao lume. Ao mesmo tempo batam as gemas e o açúcar  até obterem um creme leve e fofo. Assim que o leite e as natas levantarem fervura, retirem do lume. Com uma concha vão misturando aos poucos as natas e o leite com os ovos e o açúcar. Levem o creme a lume brando até engrossar. Não parem de mexer, até notarem que o creme engrossou um pouco. (Temperatura de 73ºC, caso estejam a usar um termómetro.)

Passem o creme por um passador de rede fina e coloquem-no no frigorífico até estar completamente frio. Gelem seguindo as indicações das vossas sorveteiras. Caso não tenha sorveteira, coloquem o gelado no congelador e de vez em quando batam o creme com a batedeira enquanto está a solidificar para evitar que se formem cristais de gelo.

Sirvam decorado com alfazema e borboletas ou um pouco de chocolate ralado.

15 opiniões sobre “Quase, quase Primavera e um gelado com sabor a Sol

  1. Tenho um livro de gelados do Ben & Jerry’s com uma receita base muito parecida. Mas na deles nada vai ao lume. O engraçado é que já testei e fica bom. 2 ovos+1cup milk+2cups natas+extracto de baunilha+3/4cup açúcar. Apenas se batem os ovos e o açúcar até ganharem volume. Depois mistura tudo e vai à máquina de fazer gelados. É muito rápida mas confesso que a versão que vai ao fogo anda a chamar por mim, agora que, os dias estão a ficar quentinhos. Bom domingo e adorava saber fazer essa borboleta 🙂

    Gostar

  2. Ai primavera… Por aqui anda tudo de humor alterado com estas mudanças esquisitas de clima, menos 10 com resmas de neve e um sol forte, é cegueira total!
    Queixinhas à parte, gelado cá em casa é todo o ano hehe! Adorei a tua apresentação com o toque da borboleta 🙂
    Boa semana***

    Gostar

  3. Ana,
    Por aqui, a primavera também começa, tímida, a fazer-se sentir. Esse teu gelado está tão apetitoso, que até a primavera chega mais depressa! 🙂
    Tb. gostei muito da borboleta.
    Beijinhos
    Sofia

    Gostar

  4. cá em casa também há alfazema e já andava tentada desde que vi uns cupcakes com cobertura de alfazema. mas então no gelado que adoro hmmm 🙂
    espero que a Primavera aí não demore muito a chegar 🙂 beijinho

    Gostar

  5. Ana

    será que dá para ferver o leite e as natas com alfazema, coar e juntar por exemplo açúcar normal, ou baunilhado?

    Este fim de semana não tivemos passeata. Ou melhor, tivemos, mas de carro. Fomos pela estrada de entre-os-rios a caminho da régua mas o tempo ameaçava despejar água em cima de nós (que até é muito necessária) e voltamos para o porto. Ontem, o dia estava frio mas solarengo, mas como convidamos os meus pais para um lanche ajantarado, lá se foi a passeata. De qualquer forma a nossa varanda já tem flores (até o minusculo morangueiro está a despontar) e para a semana já vamos colocar a “mobilia” a postos para começar a aproveitar o bom tempo que se avizinha!

    Gostar

  6. Olá Ana:)
    Que bonito, o geladinho e a tua borboleta, que ficou um encanto, uma autêntica ode à primavera e à aproximação do verão que tão bem descreves:)
    A minha mãe também tem muita alfazema no quintal, mas nunca me deu para a utilizar na culinária… Um dia destes também tenho que experimentar, já não é a primeira vez que vejo a sugestão e fico sempre bastante curiosa e a pensar qual será o resultado! Mas lá bonito fica, com esses salpicos de cor lilás!
    Beijocas e boa semana:)

    Gostar

Deixe um comentário