A marmita do viking · Carne · Cozinha da Ásia e do Médio Oriente

Na marmita esta semana – Almôndegas, e não são suecas!

Mais uma deliciosa marmita que podem adaptar aos vossos gostos e necessidades. Fazer estas almôndegas em casa é muito mais fácil do que podem imaginar e é uma forma de saber que tipo de carne se está realmente a comer, e controlar a quantidade de sal dos alimentos.  O viking gosta de almôndegas com uma mistura de carne de vaca e porco, mas podem combinar o tipo de carnes que mais apreciarem. Já as tentei preparar sem pão ralado,  para uma versão low-carb da receita, mas desmancham-se imenso e fazem umas marmitas menos bonitas.

A curry paste, ou pasta de caril, vende-se também em Portugal,  se não gostam de comida “hot”  acrescentem-na em doses pequenas aos vossos cozinhados.Em vez de leite de coco, podem usar iogurte natural, notem no entanto que o iogurte  congelado pode talhar o molho da vossa marmita. Para me assegurar de que depois de descongelada e aquecida no micro-ondas, a marmita continua com bom aspecto, e com os legumes inteirinhos e saborosos, cozinho-os separadamente.

Ingredientes:

Almôndegas:

  • 450 gramas de carne picada
  • 2 colheres de sopa de pão ralado
  • 1 ovo batido
  • 1 colher de chá de pasta de caril vermelho

Estufado:

  • 2 pimentos
  • 1 cebola média
  • 1 dente de alho
  • 1 courgette
  • 2 cenouras
  • 1 lata de leite de coco
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de chá de pasta de caril
  • Sal (eu não uso porque a pasta de caril  é bastante salgada)

Para servir: lima e chili fresco

Preparação:

Comecem com as almôndegas:

Numa tigela grande misturem bem todos os ingredientes. Formem bolinhas com a carne e fritem-nas (é quase grilhar) numa frigideira anti-aderente em lume médio.  Eu não uso qualquer gordura na frigideira, mas se estão a preparar almôndegas com carne muito magra, talvez precisem de acrescentar um pouco de azeite.

Num tacho  coloquem a cebola cortada em meias luas, 1 colher de azeite e o dente de alho esmagado, cozinhem em lume médio até as cebolas estarem macias. (Muito cuidado com o uso de cebolas e alhos nas marmitas, certifiquem-se sempre de que estão bem cozinhados! Nada pior do que uma reunião com pessoas a cheirar a alhos!) Retirem do tacho e reservem.

Voltem a levar o tacho ao lume, com os pimentos cortados em tirinhas. Eu não acrescento gordura, mas vou agitando o tacho de modo a que os pimentos ao cozinhar quase se transformem em pimentos assados.  Retirem do tacho e reservem.

No mesmo tacho coloquem as cenouras e cozam-nas em pouquíssima água. Quando estiverem meio tenras, juntem o leite de coco, a pasta de caril, os restantes legumes e a courgette que vai cozer muito rapidamente. Acrescentem as almôndegas, rectifiquem os temperos e deixem apurar uns minutos.

Sirvam ou congelem decorado com umas tirinhas de chili fresco e raspa da casca de lima. (Nas marmitas do viking vai também um pouco de lima fresca que ele tira da caixa antes de aquecer a comida no micro-ondas, e espreme sobre as almôndegas antes de servir.)

22 opiniões sobre “Na marmita esta semana – Almôndegas, e não são suecas!

  1. Bem reconfortante, Ana, que está a marmita da semana. Os estufados são óptimos para levar connosco para o trabalho. Além de práticos é um prato que sabe ainda melhor no dia seguinte. Esta semana sou capaz de fazer almondegas para congelar, já fico com mais uma ideia para as minhas marmitas.
    Beijinhos
    Carla

    Gostar

  2. Está maravilhosa! Assim até dá gosto levar marmita!
    Eu faço muitas vezes almôndegas mas junto mais umas quantas coisitas, salsa (não pode faltar!), cebola estufada (truque que aprendi com o chef que convidei na 2a edição do teu desafio) e também misturo porco e vaca 🙂
    Depois, congelo e é só preparar quando preciso!

    Bjinhos

    Gostar

  3. Estas Almôndegas com Legumes Estufados ficam deliciosas. É uma pena o Provador do Meu Estaminé não gostar de nada que seja moído, nem em creme (tipo puré), nem dos sabores indianos tipo curry… Se não, mesmo sem precisar da Marmita porque já estamos aposentados, ainda fazia umas doses para congelar e ter preparados uns jantares de recurso quando não me apetecesse cozinhar!!! Vou aproveitar a ideia dos legumes estufados para outros acompanhamentos, porque gostei muito. Bjs. Bombom

    Gostar

  4. Ana,
    as tuas marmitas fazem inveja a qualquer marmita minha! 🙂
    Fico sempre a imaginar mas não consigo que fiquem tão lindas e tão apetecíveis.
    Adoro almondegas e também prefiro fazer caseirinhas, controlo a carne e o sal como dizes. Comida de conforto aliada a baixo custo e grande satisfação. Também prefiro trocar o leite de côco por iogurte, mas lá está, às vezes talha, mas fica bom na mesma.
    Um beijinho.

    Gostar

  5. Ana, com o aspeto dessas marmitas não há sequer a hipotese de ir ao restaurante! 😉 Tem um aspeto super delicioso. Gosto muito de almondegas, mas nunca comi com legumes estufados. Acompanho sempre com massa, mas com legumes é sem dúvida muito mais saudável. O teu viking não se pode queixar, tem bastante mimo 😉

    Beijinhos

    Gostar

  6. Cara Ana, para que a carne não desmanche, quando misturas as carnes deves juntar um pouquinho de vinagre, assim como este truque também serve para os hamburgueres…assim, não é preciso levar pão…bjs

    Gostar

      1. Oi, experimentei vinagre de vinho branco, mas não sei se ficará melhor com outro…o balsamico apenas utilizo para saladas, sinceramente não tenho grande conhecimento da utilização apropriada para cada vinagre ou até mesmo de vinhos…..mas, com este vinagre de vinho branco fica bem!!!! este truque foi-me ensinado num curso de cozinha da bimby. bjs

        Gostar

  7. confesso que em almôndegas sou uma rapariga básica: estufadas em molho de tomate e acompanhadas de esparguete, comida que a minha mãe fazia muitas vezes quando eu andava no liceu (meu deus já lá vão mais de 20 anos, estou horrorizada!!!!!)

    Gostar

  8. Adorei a receita, e vou experimentar fazer esse estufado.
    Cá em casa gostamos muito de almôndegas, e sou totalmente adepta de fazê-las eu mesma, pois assim sei sempre o que levam e ficam ao nosso gosto.
    Dou-te uma dica: experimenta fazer a mistura das almôndegas na batedeira com a pá K. Basta alguns segundos na velocidade mínima e a mistura fica perfeita, sem sujares as mãos.
    Beijinhos!

    Gostar

  9. adorei a sugestão! também faço as almondegas em casa mas nunca usei pão ralado. uso sempre cebola e salsa picada.
    as tuas ficaram com um aspecto delicioso e a tua marmita faz inveja a qualquer um 🙂 um beijinho

    Gostar

  10. Olá Ana:)
    O meu marido adora almôndegas, é talvez dos pratos que me pede com maior frequência!! Por acaso nunca me deu para congelar a comida cozinhada, mas ando a pensar seriamente nisso pois vai-me facilitar muito a vida semanal!!
    A tua marmita ficou linda e gostei da tua receita, eu acabo por fazer as minhas quase sempre da mesma forma e gostei da tua versão para poder variar um pouco! Para além de que sou uma grande fã de caril 🙂
    Beijocas e boa semana 🙂

    Gostar

  11. Querida Ana, sempre com sugestões deliciosas e que nos fazem ter vontade de andar de volta dos tachos a toda a hora. 🙂 As almôndegas cá em casa também são preparadas por mim. É bom fazer o controle de quantidades. 🙂 Gostei do toque da pasta de caril. Eu adoro caril, mesmo… Ás vezes até me esqueço de diminuir a dose por causa do maridão. :p Lá ele se queixa “do pó amarelo”. Vou querer experimentar. Acompanhado com legumes, ainda por cima com leite de coco…ui ui… é receita perfeita a experimentar.
    Thanks pela belíssima sugestão!
    Beijinhos tricolores!

    Gostar

Deixe um comentário