pão, sourdough

Receitas com missão – Pão rápido de sementes e iogurte

Fazer pão, o que como todos sabem, é uma das minhas paixões, tem através da Padaria vindo a tornar-se quase uma missão. A verdade é, e embora esta ideia vossa possa parecer até absurda, que estou determinada a convencer todos os meus leitores de que fazer pão em casa é fácil, simples e sempre a  opção mais saudável e económica.

 

Para termos um delicioso pão caseiro não precisamos de farinhas pré-preparadas nem de MFP, não precisamos de ser especialistas, ter uma batedeira especial, ou  um forno xpto. Bons ingredientes, um pouco de tempo e vontade é tudo o que necessitamos.

Este tipo de receitas de quick bread, é  uma das formas mais simples e rápidas de  fazer um pão,  porque a massa não leveda  nem é amassada e por isso em  minutos está pronta a ir ao forno. A sua textura assemelha-se a uma espécie de bolo, e  para o lanche ou pequeno-almoço é um dos meus pães favoritos.

À  receita base juntei sementes e passas, mas podem optar por substitui-los por flocos de aveia, acrescentar um pouco mais de mel, especiarias, frutos secos…

Aqui podem ver outra receita de quick bread que fazemos muitas vezes.

Ingredientes:

  • 4 dl de farinha de trigo
  • 2 dl de farinha de centeio integral
  • 2 dl de leite
  • 2 dl de iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 dl de uma mistura de sementes com ou sem passas (mais um pouco para decorar)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação:

Aqueçam o forno a 180ºC.

Barrem uma forma de bolo inglês com manteiga ou forrem-na com papel vegetal.

Numa tigela grande misturem o leite, o iogurte, o óleo e o mel. Acrescentem os restantes ingredientes, misturem tudo rapidamente e coloquem a massa na forma. Salpiquem o pão com as sementes e levem ao forno durante aproximadamente 50 minutos. (Façam o teste do palito.). Desenformem e deixem arrefecer antes de cortar em fatias. Congela muitíssimo bem e faz umas deliciosas torradas para o pequeno-almoço.

39 opiniões sobre “Receitas com missão – Pão rápido de sementes e iogurte

  1. Amanhã é feriado, excelente dia para fazer este pãozinho que mais parece uma gulodice!

    Até parece que sinto o sabor deste pão quentinho com a manteiga a derreter…

    Pormenor técnico: durante a cozedura usa-se a resistência superior e inferior e mantenho o forno a 180ºC?

    Beijinhos, Ana 🙂

    Gostar

    1. (YAY) Andreia!!
      sim as duas resistencias, pão no centro do forno. Se achares que está a escurecer mt tapa com aluminio, ou baixa o lume.
      As madalenas?

      bjs bjs

      Gostar

      1. Já consegui que subissem…lol, mas ficaram um pouco secas e agarraditas ao papel. Agora só faço quando vier uma receita tua. 😛

        Gostar

  2. apesar de ter uma MFP adoro fazer o pão “à mão”. as minhas avós faziam-no e diziam sempre uma oração para o pão levedar 🙂 cresci com isto e sempre que posso, faço um pãozinho 🙂 vou levar esta receita 🙂 beijinho

    Gostar

  3. Bem, já me convenceste na arte da padaria portanto acredito que, assim como eu, tenhas mais (muitos!!!) “seguidores”. Esta semana lá fiz mais uma fornada tripla: 2 no-knead bread, um deles com farinha 3As, e um brioche (neste fiz batota pois utilizei a MFP para bater a massa, mas já que tenho a traquitana, há que lhe dar uso!).

    Gostei desta receita que, mais uma vez me parece muito versátil e já a tenho aqui anotada para testar, eh eh eh eh. É o que digo, é mais coisa menos coisa e dou-lhe nos iscos!

    Quem anda deliciado com esta nova mania do pão sem MFP é o Vel, que todos os domingos fica maravilhado com os que saem do nosso forno. Depois olha para mim com o um ar meio-orgulhoso meio-surpreendido e exclama: és a minha padeira! lololololololololol, enfim, o verdadeiro riso 😀

    Gostar

  4. Ana, este aqui prometo fazer mesmo!! “Cross my Heart” 😉
    Mas pronto, tu és A rainha dos pães… e disso não há qualquer dúvida.

    P.S. Espero que estejas melhor.

    Gostar

  5. Gosto tanto de fazer pão em casa! Ao domingo que é o meu dia livre é quando sai um pãozinho 🙂
    Gosto particularmente deste tipo de pães que não precisa levedar nem amassar. Já fiz uns quantos e saem sempre bem! E gosto deste teu, com iogurte e sementes. O interior perfeito.
    Um beijinho.
    Ps: sempre boas receitas de pães! Aqui a padaria está de parabéns.

    Gostar

  6. Cada vez que te visito fico com vontade de pôr a mão na massa mas da ultima vez que experimentei correu tão mal (acho que foi do fogão porque o bolo tb não calhou muito bem…).
    Vou levar mais esra receita para juntar a mais umas quantas tuas que já tenho apontadas!
    Bjinhos!

    Gostar

  7. Olá Ana,
    Graças a si habituei-me a fazer pão aqui em casa! Mesmo agora tenho “o mais minimalista dos pães” a levedar na cozinha!
    Obrigada por me “abrir este mundo” e por mais um magnífico pão!
    Beijinhos

    Gostar

  8. Olá Ana, tenho passado por aqui meio a correr e não tenho comentado. Vou levar esta tua receita para variar aqui na minha “padaria”. (MFP). Também quero experimentar as tuas receitas de No knead Bread. Depois venho contar-te como me saí!!! Bjs. Bombom

    Gostar

  9. Ana, ando mesmo decidida a experimentar uma destas tuas receitas de pão caseiro, fico tão encantada com o aspeto delicioso dos teus, que acho impossível não querer também fazê-los!! Esta fica para juntar à tua outra, do pão sem amassar, que já está programada para sair muito em breve 🙂
    Beijinhos 🙂

    Gostar

  10. Quem melhor que tu para fazer pão?! 🙂 Só a minha mãe 😉 modéstia à parte. Por acaso já combinei com ela em cozermos pão no forno a lenha no próximo fim de semana 🙂 A culpa é do pão, não consigo resisitir.E as calças apertam :). Eu faço o meu pão em casa à uns 3 anos. Umas vezes na MFP outras no forno a gás, mas para ser mais prática faço-o quase sempre na MFP. Tem outra qualidade, mesmo feito na MFP.
    Gostei muito do teu pãozinho 🙂

    Beijinhos

    Gostar

  11. Olá Ana
    Sabes quanto tempo demorei a fazer o teu pão depois de ler a receita? O tempo de colocar todos os ingredientes na banca da cozinha e ler bem todos os passos, já que o iPad seria requisitada pelas meninas para uma sessão de Tom and Jerry.
    Ficou tão bom que hoje vou repetir, com algumas variações. Depois publico. Afinal é preciso que tenhas noção que a tua missão está a ter resultados 🙂
    Um abraço de bom fim de semana

    Gostar

    1. Também já experimentei e tenho a dizer: Missão cumprida!! Muito fácil de fazer e fica tãããão bom! Adultos e crianças adoraram!

      Só continuo com dúvidas se coloquei todas as quantidades corretas, já que a minha balança, toda bonitinha e tal, só pesa kg e não dl 😥

      Ana, se puderes, dá-me uma luz… 🙂

      bjs

      Gostar

      1. Andreia,
        1dl de farinha = 60 gramas.
        Mas podes usar a medida para líquidos, é como nas recetas que se fazem com chávenas… 🙂

        Que bom que correu bem, eu cada vez que leio um comnetário teu só me lembro do Aperlsinris =D

        bjs e bom fim-de-semana!

        Gostar

  12. É caso para dizer que é um pão sem complicações. 🙂
    Esta versão é deveras curiosa… não necessitar de amassar o pão contraria o que era tipo como regra no mundo do pão. Ainda bem que há mudanças e que possam ajudar a simplificar o dia-a-dia.
    Esta versão parece-me excelente…com sementes e iogurte. Hummm!…
    Boa continuação na missão do pão. 🙂

    Gostar

  13. Tem sido a estrela do meu pequeno almoço todos os dias no trabalho 😀 realmente delicioso! Usei o que tinha em casa…sementes de girassol, aveia e passas 🙂 À noite tiro do congelador e no dia a seguir está pronto para ser coberto com uma camada de compota de morango..fica delicioso! Obrigada por esta receita Ana

    Gostar

  14. Olá! Será que se substituir a farinha de centeio (que não tenho em casa) por farinha de trigo sarraceno ou de aveia também ficará bem?
    Será que me podia explicar resumidamente quais os diferentes tipos de fermentos que existem? Já vi várias receitas de pão, umas que se usa fermento de padeiro, fermento fresco, fermento em pó, saquetas de fermento…e onde se compram? Encontro-os nos supermercados “normais”?

    Obrigada!
    Inês

    Gostar

    1. Inês, desculpa a minha demora, só agora estou a tentar responder aos comentários.
      As farinhas podem ser substituidas sim, mas por terem uma estrutura diferente pode ter de usar um pouco mais ou menos quantidade, mas é um acerto que se vai fazendo com a prática não se preocupe.

      Sobre os fermentos.
      Esta receita é de um quick bread, ou seja um pão que se faz como se fosse um bolo, usamos portanto fermento em pó. É o mesmo fermento que usamos para os bolos, muitas vezes chamado fermento royal.

      A verdadeira massa de pão, para todas as outras receitas, tem de ser fermentada, o que faz com o que p pão cresça e ganhe a estrutura e sabor de pão. Para fermentar as massas podemos usar fermento de padeiro que se vende freso em cubos, ou seco/granulado em saquetas. Este é o tipo de fermento para pão e todas as massas lêvedas.

      O fermento vende-se em Portugal, o seco está salvo erro junto aos produtos de sobremesas nos supermercados, o fresco.. bem aqui está junto à manteiga, em Portugal não sei, é uma questão de perguntar 🙂
      Pode usar o fermento fresco ou seco/granulado em qq receita de pão, a 50 gramas de fermento fresco, correspondem 12 de fermento seco. Só mais uma nota para lembrar que os fermentos se devem dissolver em água tépida, água quente mata-os e ficamos um pão duro e seco.
      Depois de aberto o pacotinho de fermento seco só dura uns dias, mas eu fecho mt bem os meus com fita adesiva forte e guardo-os durante semanas no frigirífico.
      Pode congelar o fermento fresco se sobrar algum, mas não o descongele no micro-ondas!!

      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma coisa…
      Um abraço e até breve.

      Gostar

  15. Olá Ana, bem sei que este post é antigo mas andei a pesquisar receitas de pão sueco e no meio apareceu este. Entretanto tenho uma dúvida, é possível substituir o leite e o iogurte por produtos sem lactose (usar por exemplo leite de aveia e iogurte de soja)? Ou ficará com uma consistência diferente? Muito obrigada pelas histórias e partilhas!

    Gostar

    1. Inês, desculpe-me a demora na resposta. é o acido no leite e no iogurte que activam o bicarbonato. Se quer usar leite de soja ou aveia, aconselho-a a usar só fermento em pó, estilo royal, ou misturar os seus leites vegetais com um pouco de sumo de limao se optar por usar tb o bicarbonato.
      Boa sorte e mt obrigada pela visita!

      Gostar

      1. Ana, vem mais do que a tempo! Muito obrigada pela resposta. Vou então experimentar essas opções e ver como resultam 🙂 Obrigada eu pela inspiração!

        Gostar

  16. Maravilhoso o pão! Ando à procura de uma receita de vianinhas (um paozinho muito macio redondo). Por acaso alguém sabe uma receita? Ana Veloso

    Gostar

Deixe um comentário