bolos e sobremesas · Daring Bakers

Este mês os Daring Bakers visitam a Arménia

Este mês o desafio dos Daring Bakers foi proposto pelo Jason do blogue DailyCondor.com que nos convidou a experimentar duas receitas do seu país natal: nazook e bolo de noz-moscada. Podem ver as duas receitas e as participações de todos os Daring Bakers aqui.

Em nossa casa optámos por experimentar o bolo de noz-moscada e   estamos encantados com o resultado. Sou uma pouco suspeita porque adoro esta especiaria, e reconheço que este bolo  tão pouco convencional vos possa parecer estranho, mas é mesmo delicioso. Não imaginam o cheirinho que se espalha por  toda a casa enquanto o bolo está no forno.

A receita que vos apresento é a versão feita usando o processador de alimentos, mas pode prepará-la de forma tradicional. Como somos só dois fiz metade da receita original, e este é um dos casos em que nos arrependemos de não termos preparado um bolo maior…

A receita usa 400 gramas de açúcar,   o que também me assustou, mas o resultado final está longe de ser demasiado doce, e uma pequena fatia é mesmo o suficiente para nos levar ao céu.

Ingredientes: ( eu fiz apenas metade desta receita)

  • 240 ml de leite
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 280 gramas de farinha de trigo
  • 400 gramas de açúcar mascavado
  • 170 gramas de manteiga em cubinhos
  • 1   a 1 ½  colher de chá de noz-moscada –  de preferência acabada de moer
  • 1 ovo (para metade da receita usei também 1 ovo)
  • 55 gramas de nozes para decorar (eu usei sementes)

Preparação:

(Podem ver o vídeo do Jason aqui)

Aqueçam o forno a 175ºC.

Forrem o fundo de uma forma de fundo amovível ( 23 cm de diâmetro) com papel vegetal, ou barrem-ma com manteiga.

Misturem o leite o bicarbonato de sódio e reservem.

Na tigela do processador de alimentos coloquem a farinha, o fermento e o açúcar, usem o PULSE até obterem uma mistura uniforme.

Adicionem a manteiga. PULSE até a massa  se parecer com areia. Deitem metade da mistura na forma e pressionem de modo a que fique compacta. (como se fosse a base de um cheese cake.)

À restante mistura adicionem o ovo, a noz-moscada e o leite, misturem até tudo estar bem incorporado.

Deitem o preparado na forma, decorem com as sementes ou nozes e levem ao forno durante 30 a 40 minutos. Não se esqueçam de fazer o teste do palito.

Deixem o bolo arrefecer, o que é difícil porque o seu aroma é absolutamente irresistível, antes de o desenformar.

20 opiniões sobre “Este mês os Daring Bakers visitam a Arménia

  1. Já me apaixonei pela Arménia. Se tem noz-moscada é bom e já estou mortinha por experimentar. Especialmente porque ainda faz aquele friozinho que convida a comer bolos com especiarias, numa procura de conforto e calor que o tempo incerto ainda não traz…

    Gostar

  2. Estes dias de chuva e vento que se fazem sentir por cá, são aliados de bolinhos.
    E então bolinhos de especiarias ainda melhor 🙂 A sua fragância a espalhar-se é como uma promessa de lanches felizes. Gosto de noz moscada e deve dar realmente um toque fantástico. Lindo bolo!
    Um beijinho.

    Gostar

  3. Adoro noz moscada nos bolos! Hmmmm! E adoro conhecer tradições além fronteiras 🙂 Na minha padaria temos um bolo assim do género mas com courgette e amendoas..A noz moscada é mesmo especial, espalha o seu aroma aos sete ventos…

    Gostar

  4. Olá Ana, que bolo tão bonito e perfumado! Gosto muito do aroma e do sabor da noz moscada tanto nos salgados como nos bolos! Vou levar a receita para o fazer um dia destes.
    Vinha também dizer-te que fiz hoje o teu Pão Rápido de Sementes e Iogurte e também por aqui fez sucesso. O marido disse-me: – Olha, se é mais rápido do que o outro que costumas fazer, podes passar a fazer sempre deste!
    Em vez das sementes (costumo pô-las sempre no pão) e para variar, usei passas e nozes e ficou uma delícia.
    Fiquei muito contente com o resultado e tinha que te vir agradecer. Obrigada pela partilha!
    Amanhã vou “pô-lo na montra” lá no Meu Estaminé, com o link para a tua Padaria! Dos 300 e tal leitores que por lá passam diariamente, muitos ainda não te conhecem.
    Na calha, está já o Pão Sem Amassar -Tackling Bittman. Depois te darei conta do sucedido!
    Bom fim de semana. Bjs.Bombom

    Gostar

  5. Ana, este é mesmo o tipo de bolinho que me faz as delícias, muito aromático, com uma consistência maravilhosa e assim escurinho…! Adorei, esta também vou levar para um dia destes fazer!
    Beijocas e bom fim de semana:)

    Gostar

  6. A cor e a textura convidam a uma fatia, o perfume da noz moscada é fantástico,
    tenho uma receita de bolo de maçã com noz moscada, que é uma delicia.
    Beijinho e um bom fim de semana.

    Gostar

  7. Olá Ana! Pois eu venho para dizer que o teu bolo é uma verdadeira maravilha, tentador mesmo:)) ainda quente e já está aprovado:)
    Assim que li o post tive que ir para a cozinha! Acabadinho de fazer, a casa ficou com um cheiro muito aromático e o bolo Deliciosoo.
    Hoje na zona que moro ( Zona Oeste) trovejou de manhã e chove, chove………agora é só deixar arrefecer o bolinho, uma chávena de chá……e um grande Obrigada pela partilha:))
    Beijinhos e um bom fim de semana
    MJoão

    Gostar

    1. Maria João, O bolo é mesmo perfeito para uma tarde de chuva… E agora estou a ler o teu comentário e cheia de vontade de repetir a receita!!
      Obrigada por partilhares os teus bons resultados!!

      bjs

      Gostar

  8. Muito interessante esse bolo, primeiro porque apresenta uma imagem/textura fantástica.. mesmo como eu gosto. E depois porque nunca provei nenhum bolinho de noz-moscada… por enquanto! 😉
    Beijinho.

    Gostar

  9. Ai Ana… com tanta coisa a acontecer, deixei passar este mês os DB’s 😦
    De qualquer forma acho que tu te saíste lindamente, o teu bolinho ficou divinal, não me importava nada de ser convidada por ti para um chá, não estivesses tu tão longe 😛
    Grande beijinho 🙂

    Gostar

  10. Olá Ana, como sempre fazendo as melhores receitas! Até um tempo atrás eu nunca tinha comido bolo com noz moscada e tal, e acabei conhecendo na casa de uma amiga que fez e me serviu.. foi diferente, mas eu adorei. Eu tentei fazer diferente em casa uma vez e meu irmão mais novo adorou, foi uma receita simples de Bolo de Cenoura e Noz Moscada eu tentei fazer diferente pro meu irmão ir se acostumando, quem sabe na próxima vez né eu faça a receita original.
    Parabéns pelo blog e o artigo!
    Beijos Cristina

    Gostar

    1. Cristina, é importante é tentarmos provar sabores novos. O meu rapaz tb ficou um pouco espantado com o bolo de noz moscada mas gostou muito.

      bjs e obrigada pela visita.

      Gostar

Deixe um comentário