bolinhos e bolachas · cremes, dips, snacks e molhos salgados

Também vou ao piquenique

E se a mais simples das entradas  se transformasse numa irresistível mistura de aromas, sabores e texturas?

Queijo creme e bolachas de água e sal, tudo feito em casa, ao nosso gosto, em pouco tempo  e com o mínimo de trabalho. Tenho a certeza de que nunca mais vão comprar um caixa de queijo philadelphia.

Com estas simples receitas, participo no piquenique que a Manuela está a organizar para celebrar o primeiro ano do seu blogue. Até ao fim do mês podem também  trazer um prato ou bebida e sentar-se connosco ao Sol. Não deixem de participar.

Fazer queijo creme em casa  é  fácil e  a combinação de sabores que podem usar depende apenas das vossa imaginação. Alho e ervas aromáticas, chili, um pouco de caril….

Eu usei um filtro para a máquina de café  feito de pano e que é reutilizável, mas imagino que um filtro de papel, ou um pedacinho de tecido próprio para fazer queijo sobre um passador fino também resulte bem.

Queijo com menta e limão

Ingredientes: (1,5 dl de queijo)

  • 2,5 dl de iogurte grego ou turco com 8 a 10% de gordura
  • Folhas frescas de menta
  • Raspa e sumo de meio limão
  • Sal e pimenta.

Preparação:

Misturem o iogurte com sal e pimenta. Coloquem-no no filtro de café e suspendam-no sobre um recipiente de modo a que o líquido que vai escorrendo não esteja  em contacto com o fundo do filtro. Guardem no frigorífico durante 12 horas. Misturem o creme que está no filtro com a raspa e o sumo de limão e umas folhinhas de menta picadas, rectifiquem os temperos. Sirvam com bolachas ou legumes em crus em tirinhas. Desde que o  mantenham no frigorífico, o queijo permanece fresco e delicioso durante vários dias.

Bolachas estaladiças:

Ingredientes:

  • 100 gramas de farinha de trigo
  • 75 gramas de farinha de trigo integral
  • 1 colher de café de sal (mais ou menos de acordo com o vosso gosto)
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de sopa (rasa) de mel
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Água.

Preparação:

Aqueçam o forno a 200 C

No processador de alimentos misturem todos os ingredientes. Aos poucos vão acrescentando a água até obterem uma massa bem  ligada.

Estendam a massa numa superfície levemente enfarinhada, cortem as  bolachinhas usando cortadores de bolachas, uma faca ou uma roda para fatiar pizzas. (Quanto mais finas, mas estaladiças e saborosas ficam as bolachas.) Piquem as bolachas com um garfo e cozam-nas durante aproximadamente 10 minutos.

Podem  facilmente duplicar a receita e guardar as bolachas durante pelo menos uma semana, numa lata bem fechada, continuam estaladiças e muito aromáticas.

19 opiniões sobre “Também vou ao piquenique

  1. Ah… eu também tenho de ir a esse pic nic!!!
    Ainda para mais se puder experimentar este teu queijinho…Confesso que a hortelã dispensava – coisas de gravidez – mas está com um aspeto tão bom que acho que até me esquecia desse detalhe 😛

    Gostar

  2. Mas que ideia genial, e super refrescante! Às vezes por comodidade nunca pensamos nestas soluções, é mais facil esticar o braço e por no carrinho…
    Vou ver se ainda consigo ir ao pic nic da Manuela, ainda que com algo simples…
    Beijinho e boa semana*

    Gostar

  3. Que delícia Ana! Em primeiro lugar quero agradecer a tua presença e participação e a seguir vou deliciar-me com estas bolachinhas caseiras e este queijo creme que me parece uma maravilha. Mas acima de tudo, quero agradecer a tua presença constante ao longo deste ano, a tua simpatia e carinho. Ambas longe de “casa”, em países que se vão tornando os nossos novos países, encontrámo-nos, virtualmente, cada uma do seu lado do mundo. Tu e a Pami, são as amigas virtuais do Norte!!!!
    Bjnhos

    Gostar

  4. A minha avó tinha “resmas” de filtros de café (do tempo em que o café era feito numa grande cafeteira de esmalte verde e branco e o liquido castanho escorria do filtro ao seu ritmo muito próprio – que saudades, dos rituais e da minha avó).

    Isso do queijo creme em casa é outro nível! Adorei a sugestão e como tenho sempre baldes de iogurte grego, vou testar esta bela receita asap (é só encontrar filtro de café, lololol).

    Percebo bem o interesse por vampiros, oh se percebo. Eu propria tenho uma mini-colecção dos livros da Anne Rice, que devorava mas minhas férias de verão passadas em Caminha. Lembro-me de quando saiu o Drácula do Bram Stocker: eu era miúda e tinhamos ido a Lisboa num passeio da escola. À noite decidimos ir todos ao cinema. As raparigas fora ver o Guarda-costas, com o Kevin Costner e a falecida e eu juntei-me aos rapazes para o filme dos vampiros. Mas já antes disso era apaixonada pelo assunto, que acho super interessante. Só gostava de ter mais tempo (e dinheiro!) para o poder estudar. Quem sabe se um dia mudo de profissão e vou para vampiróloga :p

    Gostar

  5. Que dica fantástica 🙂 Sou sempre muito reticente a comprar queijo Philadelphia ou semelhantes, tanto pelo preço como pela composição. Não gosto do sabor artificial e só cedo relutantemente por vezes para os cheesecakes. Imagino que a menta e o limão “desenjoem” o queijo e lhe deêm um sabor muito refescante e cítrico, ideal para um picnic num dia de Sol 🙂 As fotos estão muito bonitas, também!

    Gostar

  6. Ana,
    estou encantada com o teu queijinho!! Que maravilha de resultado e tão fácil de fazer.
    Também me vais encontrar nesse piquenique da manuela 🙂 Está quase tudo pronto e o cestinho feito.
    Vai ser um dia de sol, cheio de sorrisos e coisas boas, como a tua sugestão.
    Um beijinho.

    Gostar

  7. Tb faço isto com o meu iogurte! Bem coado e aromatizado com ervas a gosto, é uma festa.
    E com bolachinhas para “dipar”, fica mesmo com cara de piquenique com roda de amigos e conversa boa! 🙂
    Bjs

    Gostar

Deixe um comentário