Convidei para jantar · pão, sourdough

Convidei para Jantar – Dead Can Dance

A sétima edição do Convidei para Jantar, decorre até dia 16 em casa da Vera nos desafiou a que nos sentássemos à mesa com um dos nossos ídolos musicais.

Os bilhetes para o concerto foram comprados  em Fevereiro, em minutos, enquanto víamos  o aviso de “esgotado” a aparecer em várias cidades escolhidas para esta turné.

Um concerto dos Dead Can Dance em Paris e uma semana de férias na cidade. O viking e eu, sem cozinha, livros, uniforme, exames, sem trabalho nem preocupações. Os dias que antecederam o concerto foram passados em museus e passeios pela cidade, deliciosa comida, a imprescindível visita à Ladurée,  e ceias de baguetes  queijo e vinho tinto no conforto do nosso quarto enquanto se faziam planos para o dia seguinte.

Na véspera do concerto, e depois de uma manhã passada no Centre Pompidou, parámos nos Halles para  o obrigatório saque à Fnac.A mesma Fnac onde passadas duas horas nos vimos frente a frente com Lisa Gerrard e Brendan Perry.

À distância de uma mesa Lisa Gerrard torna-se ainda mais encantadora, quase etérea, a mesma voz, o mesmo sorriso quase tímido e nervoso.

Lisa Gerrard e o meu viking. Nota-se muito a nossa excitação? 😉

Gostava de os convidar para jantar connosco, talvez apenas um chá, pão, um pouco de doce de maçã. Uma refeição leve depois do concerto. O convite que nunca fiz. Gaguejo em vez disso palavras de circunstância,  o tempo passa sem que tenhamos dado por isso. Agradecem a nossa presença. Partimos encantados. “Até amanhã”.

A receita de pão com Filmjölk foi-me dada pela Christine, uma das professoras do meu curso. Podem substituir este produto por iogurte. Como sabem o sabor do anis e da erva doce é bastante intenso, por isso se não são particularmente fans destes aromas, usem outras especiarias de que gostem mais.

(Quarta-feira passada tivemos o nosso primeiro exame e por isso não vos tenho vindo aqui contar as novidades. Entretanto fui tirando algumas fotos nas cozinhas grandes que partilharei convosco ainda talvez esta semana.)

Pão de filmjölk e sementes de girassol da Christine ( 1 pão de forma)

Ingredientes:

  • 1,5 dl de farinha de trigo
  • 2 dl de flocos de aveia
  • 1,5 dl de farinha de trigo integral
  • 1 dl de sementes de girassol
  • 0,5 dl de farelo
  • 1 colher de sopa de anis seco
  • 1 colher de sopa de erva doce
  • 1 colher de chá de bicarbonato
  • 1 pitada de sal
  • 1,5 dl de mel ou melaço
  • 3,5 dl de iogurte líquido
  • Passas, figos secos, amêndoas… (facultativo)

Preparação:

Aqueçam o forno a 150ºC.

Forrem um forma de bolo inglês com papel vegetal.

Misturem todos os ingredientes secos. Acrescentem o mel/melaço e o iogurte. Misturem bem  todos os ingredientes sem bater. Deitem o preparado  na forma e levem ao forno durante aproximadamente 50 minutos, ou até o pão estar cozinhado. (Usem o teste do palito, ou um termómetro, a temperatura interna do pão deve rondar os 97ºC

23 opiniões sobre “Convidei para Jantar – Dead Can Dance

  1. Que delícia! Eu sabia que no meio de todos os teus afazeres irias conseguir arranjar um bocadinho senão para um jantar, para uma ceia, leve e reconfortante como tem que ser depois da adrenalina de um concerto! Lisa tem uma voz e uma pose majestosa. Mesmo arrepiante! Belos momentos, recheados de emoção os que nos descreves!
    Um beijinho e boa semana!

    Gostar

  2. Que espectáculo de pão, irei fazer com certeza. Com tantos afazeres quando se tem amor à cozinha arranjamos sempre um tempinho para o que mais gostamos, e essa é você. Obrigado pelas partilhas maravilhosas. Desejo-lhe uma excelente semana, Bjs 🙂 Gigi

    Gostar

  3. Ana
    Aguardo a tua missiva 🙂
    Hoje fiz o meu primeiro pão swirl, estou orgulhosa de mim eh eh eh
    Como correu o exame?
    Estou a escrever-te e a ouvir quem convidaste. Que maravilha
    Abraço

    Gostar

  4. Ana!!!! Sonegaste-me informações!!! Não me tinhas dito que tinhas conhecido a Lisa e o Perry! Estou mais do que boquiaberta. Que sorte que vocês tiveram!!! Além de conseguirem os bilhetes (coisa que o comum dos mortais como eu já não encontrou – queria oferece-los de prenda ao Vel, mas olha, aquilo esgotou num abrir e fechar de olhos – quem tinha remelas ardeu!) ainda estiveram à conversa com os génios. Olha, sabes o que é inveja pura e dura? Pois, é isso. Já roí as unhas até ao cotovelo. A tua sorte é que partilhaste um receita de pão. E já vou testá-la no próximo fim de semana. Ainda assim continui roídinha de inveja…

    Gostar

  5. A voz da Lisa é deslumbrante! Isso é que foi uma semana em grande, Paris com toda o seu charme e o concerto e o estarem mesmo ao pé da Lisa. Emoções ao rubro!
    E este pão, que coisa boa. Bem do meu agrado e recheado de coisas boas.
    Um beijinho.

    Gostar

  6. Sois uns sortudos! A Lisa tem uma voz transcendental, única! Se lhe tivesses levado esse pãozinho olha que ela aceitaria de bom grado 🙂
    Adorei a tua apresentação, bonitas fotos! E por cá aguardaremos esses relatos do curso 😉
    beijinho*

    Gostar

  7. Como eu adoro este desafio, já te disse vezes sem contas mas adoro! Gostei de conhecer a tua convidada, é um som lindo! Tb adorei a tua receita como sempre e agora aguardo o proximo tema, beijos da Marmita

    Gostar

  8. Que engraçado! Li a tua descrição sem saber se era verdadeira ou mera ficção…e afinal, parece que foi mesmo a sério, que conseguiste ir a Paris e encontrar bolhetes para o Concerto! Que sorte! E que bom terem tido oportunidade de se divertirem.
    Eu lamento-me por não poder ouvi-los, mas delicio-me com este teu Pão tão especial. Fez-me lembrar a receita do teu Pão Rápido de Sementes que tanto sucesso fez por aqui e lá no Meu Estaminé!
    Este também vai ser testado cá em casa e nós até gostamos do sabor da erva doce. Já o anis seco, não sei se encontrarei, mas vou tentar. Sabes se tem a ver com estrelas de anis trituradas na 123 (em pó)?
    Bons exames e bom trabalho com muito êxito. Bjs. Bombom

    Gostar

  9. Ana, essa senhora acabou de ganhar uma nova fã, porque eu estou rendida… ADORO!!! Como é que eu não conhecia? Ai que agora já não os perco de vista, não!!
    Nem a eles, nem a esse pãozinho super rápido e fácil de fazer e com tão bom aspeto!!
    A nova edição já aí está:))
    Beijinho grande!

    PS:Gosto mesmo da música!!

    Gostar

  10. Ana,
    Que emoção. Vou já ouvi-los. Nesta edição tenho dado conta que ando muito afastada da música, tenho que recomeçar a estar atenta.
    A receita do pão já está guardada, claro.
    Beijinhos

    Gostar

  11. Cada vez sou mais adepta de fazer pão em casa. Fica super saborosa e em nada tem a ver com o de compra. E nestes dias de Outono, apetece sempre um pão quentinho. Esse não deve ser excepção… deve ser fantastico! Tem um aspecto optimo e bastante cor.
    beijinho.

    Gostar

  12. Ana,
    Este teu pão tem um ar delicioso, mas para mim teria mesmo de ser com outras especiarias pois não gosto nada de anis e a erva doce tb não é das minhas favoritas.
    Sentimos a tua falta por aqui, mas espero que esteja tudo a correr bem com o teu novo projecto.
    Bjnhos

    Gostar

Deixe um comentário