A minha vida na Suécia · Convidei para jantar · De volta à escola

Quase Convidei para Jantar no restaurante dos meus sonnhos

O CpJ deste mês decorre em casa da Manuela e tem como tema restaurantes de sonho

O Restaurante dos meus sonhos serve comida que respeita a natureza, as estações e a forma como a comida é produzida e chega às nossas mesas. A decoração é simples, posters antigos, uma colecção de pequenos fogões de ferro forjado, aviões e moinhos de café e pimenta. Há quadros e livros de culinária. Através das paredes de vidro vemos um pequeno porto, a ponte que nos liga à Dinamarca. Todos os produtos usados neste restaurante, das velas das mesas aos tapetes, das lâmpadas e papel às mesas e cadeiras, respeitam o ambiente.

A cozinha é semi aberta para a grande sala de jantar que abre todos os dias (expecto Domingo, dia sagrado para o descanso do pessoal) para o serviço de almoço e jantar. Os menus são magníficos, testados, apontados, tiram-se fotos sobre a melhor forma de colocar cada elemento no prato, fazem-se alterações constantes para melhorar a qualidade e apresentação de entradas pratos principais e sobremesas.

Neste restaurante nada se compra pré fabricado. Aqui não há frascos de maionese nem de pickles. No frigorífico dos legumes há grandes frascos de conservas de legumes, o pão com sourdough prepara-se duas vezes por dia na pequena padaria do restaurante. Todas as refeições se iniciam quase como em Portugal com uma tacinha de manteiga e pão quentinho sobre a mesa.

Às onze da manhã assim que está pronta a primeira fornada de pão, põe-se a mesa para o pequeno almoço do pessoal. O menu é de novo lido e cada detalhe explicado aos empregados da sala de jantar, acertam-se os últimos pormenores. Quantas mesas marcadas? Nesse grupo servimos vegetarianos? Vegans?  Quantos intolerantes à lactose? Usaste farinha de batata? Há glúten no molho?

Abrem-se as portas. O dono do restaurante  é um apaixonado por Portugal e quase todos os dias  escolhe cds da Amália ou dos Madredeus como música ambiente durante as refeições.

O som da pequena impressora anuncia a chegada dos primeiros pedidos à cozinha. “Dois gaspachos com gelado de manjericão, três patés em espera, quatro arenques fråm.” ja tack, ja tack ja tack.

Salt och Brygga um dos melhores restaurantes Eko da Suécia,  é o restaurante dos  meus sonhos, e a realidade de Björn Stenbeck, um defensor da boa comida, do ambiente, e um ciclista ferranho que já pedalou de Malmö a Lisboa.

Na cozinha trabalham três cozinheiros e o chef de cozinha, e uma estagiária –

eu.

 O primeiro serviço de jantar com o Tobias nas sobremesas
O primeiro serviço de jantar com o Tobias nas sobremesas

Cheguei há três semanas convencida que, como todos os estagiários ia passar oito horas por dia a preparar legumes, e fazer todas as tarefas que são consideradas mais aborrecidas na cozinha. Estava enganada!

Todo o pão é feito por mim, levei de casa uma caixinha com o meu starter que começámos a usar alternado com o do restaurante. Posso testar receitas, fazer sugestões, contribuir com ideias…

Milos em controlo do seu domínio, a cozinha quente
Milos em controlo do seu domínio, a cozinha quente

Cada elemento das sobremesas é pré preparado por mim. Pelas minha mãos passam diariamente quase uma centena de ovos, litros de natas, pacotes e pacotes do melhor chocolate. Os homens da cozinha, que preferem os facalhões e o calor do fogão, parecem felizes com alguém que goste de passar seis horas a fazer gelados, e de servir as sobremesas, e eu agradeço.

20130510_175114

Feitas as sobremesas e as entradas, (algumas com carne como o paté com fígados de galinha, não são tão divertidas de fazer,  admito) passo a ajudar na cozinha quente. A regra de ouro nas cozinhas parece ser que estagiários não tocam em proteínas, mas eu tive sorte e em especial o chef de cozinha que é o  meu orientador confia peixe e carne nas minhas mãos. Há muito pouco que os cozinheiros fazem que eu não tenho tido a oportunidade de fazer.

 restar a apresentação de uma entrada
restar a apresentação de uma entrada

Acidentes já houve. Uma vez estava eu a “olear” as formas de baguete com um spray e comentei com eles, “ é por isso que eu detesto este tipo de sprays, que mau cheiro… isto até faz mal ao estômago….”

Um dos cozinheiros também estranhou o cheiro e veio ver, alguém tinha deixado uma lata de um spray para limpar metais na padaria. Metade das baguetes foram para o lixo, as formas estão a brilhar.

Na terça-feira à tarde comecei a sentir uma enorme dor no peito e dificuldade a respirar. Eu não sou choramingas, mas não conseguia fazer nada na cozinha, telefonei ao viking e fui para o hospital. Notem que eu sou o tipo de pessoa que em caso de risco de vida toma duas aspirinas, portanto imaginem o estado em que eu estava para entrar no carro e dizer “ leva-me já para o hospital”. Aparentemente magoei uma costela o que provoca dores a respirar e movimentar o meu braço esquerdo. O médico recomendou cinco dias em casa, mas como me deu uns medicamentos bastante fortes para as dores, no dia seguinte às oito da manhã já estava de novo na cozinha.

Ontem durante o serviço de jantar servimos também um buffet para 21 pessoas pelo qual eu fui responsável. (As sobremesas ainda não estão prontas a servir)
Ontem durante o serviço de jantar servimos também um buffet para 21 pessoas pelo qual eu fui responsável. (As sobremesas ainda não estão prontas a servir)

Tem sido uma semana mais difícil porque vejo que eles estão preocupados com o que eu posso e não posso fazer, e eu tenho de pedir muitas vezes ajuda porque não consigo carregar nada mais pesadote. Eles insistem para eu ir para casa eu digo que estou óptima.

Na cozinha o tempo passa a correr e as oito horas diárias são sempre poucas para mim. Trabalho seis dias por semana, dez a doze horas por dia, por vezes catorze.

Temo o dia em que o sonho que tem sido este estágio termine, eu volto à escola, Amália continua a acompanhar as refeições, as minhas receitas e o meu starter ficam no restaurante.

Hoje não há receita, mas vou pedir autorização ao Tobias, o meu chef de cozinha para colocar aqui algumas receitas dele e do restaurante quando terminar o meu estágio.

As fotografias bonitas são do site do restaurante, as menos bonitas foram tiradas com o telemovel na correria da cozinha, talvez esta semana tenha tempo para fotografar melhor as nossas actividades.

Um abraço a todos e até breve.

18 opiniões sobre “Quase Convidei para Jantar no restaurante dos meus sonnhos

  1. Parabéns Ana, o seu restaurante de sonho afinal existe e os valores por que se guia são os da ecologia, os que fazem sentido numa sociedade que está numa encruzilhada de valores e terá que eleger aqueles que lhe permitirão ter um futuro.
    Bjs.

    Gostar

  2. Querida Ana, que bom que é ler noticias tão boas. É a prova que devemos sempre seguir os nossos sonhos 🙂
    Um beijinho muito grande e espero que tenhamos muitas novidades em breve.
    Desejo de rápidas melhoras e cuidade, nada de exageros!

    Gostar

  3. Obrigada Ana por esta partilha tão emocionada.
    Uma aventura de sonho num restaurante de sonho, única para quem ama a cozinha, num lugar único para quem ama este planeta que habitamos e para quem não se acanha em expressar o seu amor pelos outros.
    Tenho a certeza que esta tua aventura de sonho terminará, como tantas vezes desejamos que terminem tantos sonhos, em realidade ; )

    Muitos beij e até breve

    MM

    Gostar

  4. Ana, estou maravilhada e felicíssima por ti! Que sítio lindo e que oportunidade espectacular! Estou tão contente por ti que nem consigo escrever nada de jeito… Estou mesmo, mesmo contente 😀

    Gostar

  5. Que maravilha, teres podido estagiar num Restaurante tão bonito, regido por tão elevados valores e com um padrão de exigência tão elevado! De certeza que te enriquecerá imenso trabalhar com Chefs e Cozinheiros já lançados no mundo da Restauração. Ao entregarem-te as tarefas de confecção de Sobremesas, do Pão, e das Entradas, demonstram a confiança no teu trabalho, a tua eficiência e o teu sentido de responsabilidade, ou seja o teu mérito. Por tudo isso, eu me congratulo contigo e te desejo tudo de bom neste teu Estágio. Beijinhos da Bombom

    Gostar

  6. Nota-se a felicidade com que escreveste este post, com que estás nesse lugar!
    Foi tão bom saber de ti, e saber que sim, devemos sempre seguir os sonhos 🙂
    Muito sucesso! Beijinhos.

    Gostar

  7. que bom ler estes relatos! que bom ter novidades boas tuas 🙂

    e que bom ler a concretização de um sonho, um restaurante de sonho que realmente existe :)beijinhos e muito sucesso!**

    Gostar

  8. Um restaurante de sonho tornado realidade. O meu de sonho também é real. Só é pena que não fique perto de casa.
    Adorei o post e toda a energia que emana de si.
    Que todos os seus projetos se realizem e que nós estejamos deste lado a dar-lhe uma palavra amiga.
    Um abraço.
    Patrícia

    Gostar

  9. Oh Ana, o que é feito de ti?
    Espero que a tua mega e fabulosa aventura continue a correr bem – suponho que sim e que por isso é que não tenhas tempo de dar novidades
    Um enorme beijinho 🙂

    Gostar

Deixe um comentário