Ana - cozinheira

De volta a casa!

20140514-022713.jpg
(Nota-se muito a falta de experiência no mundo das selfies?)

Há um ano que as portas da padaria se fecharam.
Parece que foi ontem, e no entanto quando olho para trás quase me é impossível apreciar a forma como a minha vida se alterou.
Quase dois anos depois de ter abandonado a minha primeira carreira, concretizei finalmente o meu sonho e é com orgulho e uma imensa alegria que quando me questionam acerca da minha profissão, em vez de “professora” respondo “cozinheira”
Dois anos, dez cozinhas profissionais, dez Head Chefs, inúmeras horas de pé, seguidas de outras tantas a trabalhar para os testes teóricos.
Para poder conjugar terminar o curso ao mesmo tempo que trabalhava na cozinha mantive um ritmo de dezoito horas de trabalho diário sem lugar para férias, família, amigos, ou nada que não fosse este sonho feito paixäo feito vício que tomou conta da minha vida.
Valeu a pena. E agora, terminada esta fase da minha vida, volto a ter tempo para me dedicar a tudo o que abandonei neste último ano. O meu pobre viking que mal me viu, os nossos passeios, as viagens, jantares com os amigos, ler ficção, ir ao cinema, e acima de tudo: a minha Padaria. As saudade que tenho de escrever na minha língua, de tirar fotografias, de vos receber na minha casa.
Sentem-se e bebam um chá….tenho tantas coisas para vos contar!

41 opiniões sobre “De volta a casa!

  1. Já te escrevi um mail mas isso não impede que te deixe aqui um abraçoooooooooo bem português e o desejo que partilhes connosco todas as tuas horas que foste para além do limite, mas que conseguiste ultrapassar porque estavas com o coração.
    Bons tempos com os teus quatro patas e EXCELENTES passeios com o teu Vicking, Senhora Chef

    Gostar

    1. mané,
      Acabei de ler o teu e mail e sem saber como apaguei-o!!! Eu não toco nesta conta há um ano e vou ver como o consigo recuperar…. Não estou habituada ao gmail, admito.
      Espero que contigo tudo esteja bem!
      Sobre os nossos problemas de saúde falamos depois, mas por aqui tudo bem.
      Os meninos estão bem mas com saudades da mommy. O Mel?

      Beijinhos e até breve.

      Ana

      Gostar

  2. Olá Srª D. Chef!

    Que saudades, parabéns pela concretização do sonho mas agora a pausa é merecida!

    A vida é cheia de mudanças 😉

    mil beijinhos

    Gostar

  3. Ana mesmo com o blog sem actividade nunca saiu dos meus favoritos e todos os dias via 🙂 muito bem vinda e espero muitas novas receitas Inês

    Gostar

  4. Bom regresso a casa, só a conheço pelo blog ( que é um dos meus favoritos ) e adoro a forma e a criatividade com que apresenta as suas receitas. Obrigada

    Gostar

  5. Oh Ana que bom que regressaste!
    Tinha tantas saudades da tua “padaria”. Aliás, foi o teu blog que me fez querer ter o teu e “emancipar-me” do Niveladores!
    E como fico feliz por agora seres cozinheira! Tão bom ver que é possível concretizar sonhos.
    Um abraço muito grande de bom regresso,
    Guida

    Gostar

      1. Ana,
        tenho a certeza que se estivesse em Portugal ias fazer este mestrado. Tem tudo a ver com gosta dos dois mundos: a história e a gastronomia e culinária.
        Já terminei, agora falta “defender” e entretanto tenho continuado com outras aventuras paralelas, como podes espreitar aqui: http://cechfluc.wix.com/ifhca
        Depois mando-te email com mais pormenores.
        Abraço,
        Guida
        p.s. gostei de “ver-te”. Imaginava-te de cabelo lisinho, cor de mel e pele pálida 😉

        Gostar

      2. Vou já espreitaar!
        Guida sou muito pálida, de cabelo preto e olhos verdes. Estou com boa cor na foto gracas a um filtro, na realidade parece que sai de um filme de zombies. Parabéns tanbém para ti pelo mestrado, é tao bom seguirmos os nossos sonhos.

        Gostar

  6. Anaaa!! Que saudades tuas 🙂 dos teus posts ed tudo! Fico muito feliz por ti! A distancia entre os nossos sonhos e a sua concretizac,ao somos sómente nós 😉
    Depois escrevo-te com mais calma…
    Beijinhos, felicidades e muita sorte!!
    Pami

    Gostar

  7. Ana! Que saudades tuas 🙂
    Fico muito feliz por saber que realizaste o teu sonho, és uma cozinheira!!
    Tens que nos contar mais coisas, tudo!
    E que saudades do convite para jantar, por cá vamos falando sobre isso volta e meia.
    Um beijinho.

    Gostar

  8. Uau!!! Que maravilha, que aventura.
    Parabéns pela dedicação, forma e determinação. Estamos aqui de braços abertos.
    Beijinhos,
    Mª João Clavel

    Gostar

  9. Que bom que estás de volta, já me tinha questionado sobre a tua ausência e ainda bem que foi por uma boa causa.
    Fico a aguardar as novidades.
    Beijinho e boa sorte na tua nova carreira
    Manuela

    Gostar

  10. Parabéns Ana e que bom que estás de volta, pois a blogosfera fica mais pobre sem a tua presença. É caso para dizer que o sonho comanda a vida e tu es a prova viva e recente. Muitos, muitos parabéns!!
    Beijinhos,
    Lia.

    Gostar

  11. Muitas, muitas saudades de vir aqui e encontrar-te. Voltaste mais rica e com historias de vida para nos contar. Estou ansiosa por lê-las, uma a uma.
    Beijinho
    Maria

    Gostar

  12. Ana!! Nem quero acreditar que voltaste 😀 Ainda no outro dia aqui tinha vindo para ver se havia novidades. Fico mesmo mesmo feliz com o teu regresso e quero saber todas essas novidades 😀

    Gostar

  13. Seja bem vinda a “casa” 😉
    não ficaste esquecida não! Ainda ontem estive cá na tua padaria a ver a receita dos teus scones 🙂 Um blogue como o teu nunca será esquecido.

    Beijinhos e bom regresso ):

    Gostar

  14. Que saudades! Estou cheia de inveja, também eu adoraria transformar-me, qual borboleta, de professora em cozinheira. Assim, vou vivendo pelas suas experiências. Venha depressa, conte tudo que estou morta de curiosidade! Beijinhos grande e tudo de bom para a nova carreira!

    Gostar

  15. Ontem quando vi o post no Facebook não pude deixar de soltar um “finalmente!”. Sempre adorei o anasbageri no anonimato… É um blog do qual gosto muito 🙂 Já me tinha perguntado o que teria acontecido… Às vezes passava por cá com a esperança que tivesse havido algum post novo entretanto que eu não me tivesse dado conta.
    Agora que saí do anonimato, que também eu tenho um blog e que finalmente me decidi a comentar-vos a todos vocês que sigo com tanto carinho e que gosto tanto do vosso trabalho, estou tão contente por ter o anasbageri de volta!!! 🙂 Adoro esta padaria! E também vou adorar saber essa aventura! Isso é que foi ter coragem…

    Bem vinda a casa!!!!!
    Beijinhos,
    Raquel

    Gostar

  16. Ai que eu já estou a imaginar a quantidade de posts hiper-mega-interessantes que estão para chegar!! Mas antes de mais, muitos PARABÉNS!! Fico muito feliz por teres seguido o teu sonho!
    Um beijinho enorme e bem-vinda de volta!! ♥

    Gostar

  17. Fiquei tão contente pelo teu regresso 😉 Sentia saudades a sério desta tua padaria e do famoso passatempo que era o “convidei para jantar”. Dou-te os meus parabéns pelas tuas conquistas e desejo-te tudo, tudo de bom! Fico (Ficamos, como vês) à espera dessas novidades todas!
    Beijo
    Babette

    Gostar

  18. Bem-vinda de volta! Já tinha saudades de te ler! Estou muito curiosa para ver as novidades. Cheguei a espreitar o blog mas concluí, pelos últimos posts, que devias andar muitíssimo atarefada com o curso, porque te entregas completamente aos projetos em que te metes (pelo que deu para ver). Terias, certamente, sido uma boa professora, altamente dedicada. Mas este país não é para velhos, não é para novos, não é para professores, não é para ninguém que não tenha as ligações certas; para irmos sobrevivendo, somos nós que temos que ir definindo qual a melhor atitude para não enlouquecer. Ou paramos de nos queixar e entramos em modo zen de vez em quando, ou simplesmente saímos daqui!
    Fico muito contente por teres encontrado um meio de te realizar. Não importa a profissão. Importa mesmo é que sejas feliz. Assim, fazes felizes os que estão à tua volta, mesmo que numa realidade virtual.
    Deixo-te com um poema com o qual te associo:

    Ricardo Reis Ricardo Reis
    (Heterónimo de Fernando Pessoa) Portugal

    Põe quanto És no Mínimo que Fazes Para ser grande, sê inteiro: nada
    Teu exagera ou exclui.

    Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
    No mínimo que fazes.

    Assim em cada lago a lua toda
    Brilha, porque alta vive

    Ricardo Reis, in “Odes”
    Heterónimo de Fernando Pessoa

    Gostar

  19. Olá Ana!
    Fico feliz por todas as notícias e por finalmente regressares. Eu sou daquelas que lê e não comenta. E em nome de todos os “silenciosos” que te seguem: BEM-VINDA!

    Beijinhos

    Gostar

  20. olá!! fiquei tão contente quando vi esta noticia ontem no facebook!!eu gosto muito de passar por este cantinho, seja bem vinda de volta…..e estou curiosa com as novidades!!

    beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário