Ana - cozinheira · Carne · cremes, dips, snacks e molhos salgados

Grandes datas com pequenos significados e ementa de S. Valentim no restaurante

Lembrar-se-ão os leitores mais antigos da Padaria que nunca tive por hábito celebrar ou encenar o dia de São Valentim com jantares românticos, rosas, velas, corações e langerie nova.
O ano passado as coisas mudaram um pouco. A verdade é que como sabem passo tão pouco tempo com o viking, que qualquer motivo para um jantar especial é bem-vinda.

DSC_021111
Faz agora um ano trabalhei neste dia apenas de dia. Lembro-me de estar a fazer a mise em place para o jantar com o head-chef, os dois a contar os minutos para podermos correr para casa, e preparar um jantar mais arranjadinho para as nossas caras metades. Às 8 estava eu em desespero frente às refeições congeladas do supermercado do outro lado da rua, e acabei por fazer um risotto, o head-chef passou pelo burger king.
Soube depois que enquanto eu bebia um copo de vinho e folheava o presente comprado em segredo pelo meu viking (sim recebi uma prenda no dia dos namorados….uma novidade por estas bandas.), o serviço no restaurante estava em modo de auto destruição. A coisa acabou com o despedimento de um chef dois dias depois, e o jantar de muitos casais arruinado.
Este ano vou eu trabalhar nesta noite.

DSC_021411

Sei que vou chegar a casa pela uma da manhã a cheirar a carne grelhada, com chocolate no cabelo, uma salada e provavelmente um hamburger para o marido.

Sei que o meu viking vai ter velas na casa de banho para eu relaxar um pouco enquan-to tomo um duche. Sei que vai bater à porta  com um copo de vinho tinto. Sei que vamos acabar por comer na cama, com os meninos a tentarem roubar as batatas fritas do prato do paizinho. Sei que o viking se vai levantar da cama e fazer chá, se tiver sorte trazer a sobremesa, ou apenas uns cubos de chocolate.

Sei que não é o típico jantar de namorados, e que em vez de ir ao cabeleireiro para arranjar o cabelo, vou comer com uma toalha de banho à volta da cabeça e certamente adormecer antes de terminar o meu chá. Talvez esta noite vos pareça triste e sem graça, mas para nós que infelizmente passamos tão pouco tempo juntos, um gelado comido da caixa e uma chávena de chá, valem mil vezes mais do que qualquer menu romântico preparado por um qualquer restaurante.

Vejam a sobremesa deste menu aqui.

DSC_021611
O Kramer não é exceção e oferece também um menu de dia da São Valentim. Mais, os hotéis Scandic oferecem um pacote que inclui jantares românticos, fruta, chocolates e espumante no quarto e pequeno almoço!!
A receita de hoje é o prato principal do nosso menu romântico.
Tournedos, Pommes Anna, puré de brócolos, molho de vinho tinto, pickles de cebolas.

Ingredientes: (sem quantidades)

Carne:
Tournedos
Sal e pimenta
Rosmaninho
Alho
Manteiga

Preparação:
Aqueçam a manteiga e fritem (penso que se diz marcar, em português) os tornedós, acrescen-tem o rosmaninho o alho, sal e pimenta. Vão regando com a manteiga. Podem terminar os tor-nedós ao lume ou colocá-los no forno. Usem um termómetro para controlarem a temperatura da carne e não se esqueçam que depois de retirarem os tornedós do forno a temperatura ainda aumenta por volta de cinco graus.

Puré de brócolos:
Brócolos
Sal e pimenta
Manteiga

Preparação:

Cozam os brócolos em bastante água. Resfriem-nos rapidamente para que mantenham a cor. Como uma varinha mágica ou bimby passem o puré, acrescentem sal e pimenta. Antes de ser-vir aqueçam-no levemente com um pouco de manteiga.

Pommes Anna – receita aqui

Molho de vinho tinto:

Ingredientes:
Cebolas, cenouras, ou qualquer resto de legumes que tenham em casa para o mirepoix
Vinho tinto
Caldo de carne
Manteiga
Sal e pimenta
Tomilhos
Vinagre balsâmico

Preparação:
Salteiem os legumes e o tomilho.
Acrescem o vinagre e deixem reduzir.
Façam o mesmo com o vinho tinto e finalmente o caldo de carne.
Reduzam até terem uma consistência enxaropada (quase como um demi-glace). Alternativa-mente podem engrossar o molho com um pouco de maizena.
Passem o molho por uma rede fina e temperem apenas antes de servir.

13 opiniões sobre “Grandes datas com pequenos significados e ementa de S. Valentim no restaurante

  1. Olá Ana linda,
    Como te entendo, mas enfim, ossos do ofício certo? e olha, deixa lá, pois aposto que o teu Viking te acha linda, mesmo de toalha enrolada no cabelo.
    Nós por cá também nunca festejamos dia dos Namorados, até porque acho que esse dia, na vida de um casal, tem de ser todos os dias, para não deixar morrer a chama, eheheh!!
    Não festejo mas já estou com discurso romântico… deve ser por não ter cá o meu amor esta semana, lol.
    Amo tournedos e todos os ingredientes do prato que nos trazes. Dizes que faço coisas que tu gostas? Pois olha, pelos vistos é recíproco, pois adoro tudo o que fazes e saio sempre daqui de água na boca.
    Que feliz estou por vires á nossa Bundtmania. Fotografa esse bundt nem que seja de noite, pois quero vê-lo ok?
    Um grande beijinho,
    Lia.

    Gostar

  2. Olá Ana,
    Por aqui também não há cenários fantásticamente romanticos…
    Mas sempre que é possível, fazemos um jantar especial…
    E este prato de tournedós, fica na lista…
    Deixo uma questão, um SOS – quanto à temperatura da carne, qual é a ideal???
    Nunca usei termometro, estou a pensar comprar o do IKEA, será uma boa aposta?
    Obrigada pela receita!
    Bons sonhos 😉

    Gostar

    1. Olá!
      Estava a pensar escrever um post sobre como cozinhar carne, estilo tornedós e bifes e tal… A temperatura depende do teu gosto. há pessoas que comem a carne Bleu – apenas marcada, há quem goste do estilo carbonizado. Um bife médio é 60 graus à saída do forno. Mas olha que mesmo cada chef difere um pouco nos graus…uns dizem 55 médio outros 60 médio.. Os temometros têm uma indicacao para te guiares 🙂

      Gostar

  3. O que interessa, Ana, é a intimidade e cumplicidade que um relacionamento cria. De cabelo arranjado ou toalha enrolada, os momentos são criados por nós. Lá por casa, acabamos sempre por trocar presentes e fazer um jantarinho especial, mas a verdade é que os presentes trocamos sempre que nos apetece dar um miminho um ao outro, só se aproveita a data, mais nada.
    Gostei imenso da sugestão da refeição, aliás este prato está na minha ementa para Sábado. Costumo fazer os tornedós acompanhados de puré e batata, mas estava a pensar fazer precisamente um puré de brócolos para mim, porque adoro a combinação das carnes vermelhas com legumes.
    Bjs

    Gostar

  4. Oh Ana o Viking é tão romantico!!!!!! Eu acho super giro que vocês aproveitem todos os bocadinhos de tempo, afinal a vida é mesmo assim. E são esses pequenos momentos que são tão especiais e que fazem o dia melhor. A vida é feita de pequenos nadas. Os grandes tudos raramente acontecem, não vamos perder os dias à espera deles 🙂

    Gostar

  5. As cores deste prato são lindas e vou ficar à espera das Pommes Anna. 😉
    Também não tenho o hábito de fazer nada de especial neste dia, só mesmo um jantarinho mais caprichado… para 4! lol
    Beijo, Ana.

    Gostar

    1. Nunca abusas que disparate! E muito obrigada, é alecrim claro…já troco as palavras.. é rosmarin em sueco…. olha, rosmaninho em português é mesmo alfazema?? ando cada vez mais confundida….
      bjs

      Gostar

      1. Acho q é isso mesmo… o Rosmaninho é a Alfazema da família da Lavanda.

        “Muitas pessoas confundem o Alecrim (Rosmarinus officinalis) com o Rosmaninho (Lavandula sp.), graças à relação fonética próxima com o nome do género que identifica a primeira planta.” by someone

        Gostar

  6. Agora fintaste-me…. vinha toda lampeira (já a salivar) para ver a receita dessas batatas que têm um aspecto absolutamente divino, e tu … pimba… um post a publicar…. fico an-si-o-sa-men-te a aguardar as tuas batatas.
    Sempre fiz questão de celebrar algumas datas, e o dia dos namorados é uma delas. Por nenhuma razão em especial, e por todas e mais alguma; porque o meu mais que tudo continua a ser o meu namorado…e porque sou uma romantica inveterada 🙂
    Beijinhos

    Gostar

  7. Uau, que prato mais lindo! Isto por aqui é só pratos maravilhosamente lindos?! Nem um mais ou menos sequer? Bem, estás a fazer aqui a gente ficar envergonhada 😛
    Não é de todo o plano mais tradicional, mas é o vosso plano! Já é alguma coisa 🙂

    Gostar

Deixe um comentário