Ana - cozinheira · desafios receitas · pão, sourdough

Gugelhupf, bundtmania e a permanente insatisfação

Se há características que definem um bom chef profissional é a sua auto crítica, exigência e vontade constante de aprender mais.
Não sei se por loucura, cansaço generalizado ou apenas por termos dificuldade em distinguir entre emprego e interesse pessoal, estamos constantemente a falar de comida.
Um chef agarrado ao telemóvel está certamente a ver vídeos de um qualquer restaurante no youtube. As nossas estantes estão repletas de livros, e sonhamos com podermos ter férias para irmos como estagiários trabalhar de borla para outros restaurantes.
Acordamos e adormecemos a sonhar com comida, com pratos novos, com o frigorífico que tem de ser limpo, com as lista de compras. DSC_02292
Esta é uma profissão complicada como através dos meus posts aqui e no facebook podem acompanhar. São muitas horas de pé, muito calor, não há pausas, é um trabalho pesado e cheio de stress, turnos de 17 horas, semanas sem ver a família, e portanto só resiste quem como eu é tão absolutamente obcecado que não pode estar longe da cozinha por muito tempo.

No mundo dos cozinheiros amadores é com muito prazer que sigo o Lemon &Vanilla da Lia que de forma séria e rigorosa partilha connosco as receitas que testa acompanhadas de belíssimas fotografias. É animador ver que ainda existem blogues que respeitam os seus leitores com o mesmo profissionalismo de um chef perante o serviço: Servir bem, proporcionar momentos de prazer a quem nos lê ou come a comida preparada por nós.

DSC_0234a
É em casa da Lia que decorre esta edição do budntmania que tem como tema “frutos secos”.
Para a minha primeira participação decidi investigar um pouco mais acerca deste tipo de bolos e descobri que têm origem no europeu Gugelhupf.
Este bolo particularmente comum entre as comunidades judaicas da Alemanha, Áustria e Polónia é tradicionalmente feito com uma leve massa lêveda, salpicado de amêndoas e passas humedecidas em kirsch.
Descobri também que a forma de bolo que normalmente associamos aos bundt é na verdade a forma tradicional dos gugelhupf.
Como vos disse a massa tradicional deste bolo é lêveda, mas incrivelmente fácil de fazer, e o resultado é um bolo enorme e leve, mais húmido e saboroso do que os habituais bolos feitos com este tipo de massas.
A receito que vos apresento embora respeite os ingredientes e aspecto do gugelhupf é a minha versão mais simples e prática de preparar este bolo.

DSC_0235a

Ingredientes:
• 50 gramas de passas (devia ter usado um pouco mais)
• Raspa da casca de uma laranja
• ½ dl de kirsch
• 100 g de amêndoas grosseiramente picadas
• 1 pacote de fermento de padeiro seco (12 gramas)
• 2 dl de leite
• 200 g de manteiga
• 4 ovos
• 150 g de açúcar
• 500 g de farinha

Preparação:
Eu uso uma batedeira fixa, e esta é mesmo a forma mais fácil de preparar este bolo. Mas nada vos impede de o misturar à mão ou com uma batedeira normal com o gancho.

Dissolvam o fermento num pouco de água tépida.
Na tigela da batedeira misturem o fermento com o leite morno e a manteiga derretida e arrefecida, a raspa da laranja, e o açúcar. Juntem os ovos.
Finamente acrescentem a farinha amassando bem.
Desliguem a máquina e deixem a massa levedar por 1 hora.
Ao mesmo tempo ensopem as passas e as amêndoas no licor,
Aqueçam o forno a 180°C. Barrem muito bem a vossa forma com manteiga e polvilhem com farinha.
Misturem as passas, as amêndoas e o licor na massa e voltem a amassar. Deitem o preparado na forma e deixem levedar por 30 minutos.
Cozam o bolo no formo por aproximadamente 45 minutos, ou até o bolo estar cozido por den-tro e douradinho por fora. Deixem o bolo arrefecer antes de o desenformar.

4 opiniões sobre “Gugelhupf, bundtmania e a permanente insatisfação

  1. Querida Ana,
    Em primeiro lugar, muito obrigada pelas tuas doces palavras e elogios que muito me honram e muitíssimo obrigada também por te juntares a esta nossa bundtmania.
    Não sendo eu uma Chef profissional e sim uma amadora completamente obcecada por culinária, revi-me neste teu texto, pois é assim que vivo, obcecada e sempre a pensar e falar em comida, receitas, livros de culinária, enfim, ás vezes até parece que nem tenho mais interesses na vida, o que não corresponde à verdade, por isso te entendo tão bem , a ti, uma verdadeira profissional.
    Já agora quero que saibas que só ainda não participei nesta tua nova edição do Convidei para Jantar, porque este tema não me entusiasmou, mas para o próximo tema, podes contar comigo.
    Quanto ao teu Gugelhupf (nunca consigo dizer ou escrever este nome, lol), AMEI!!!
    Vê-se pelo aspecto que está leve e fofo e eu adoro tudo o que seja feito com massas lêvedas, sejam doces ou salgadas.
    Um grande beijinho,
    Lia.

    Gostar

  2. Olá Ana!
    Fico muito contente, que uma pessoa como tu, sempre a mil por causa do trabalho, possa compartir um pouco do seu tempo para contribuir para a BundtMania.
    Muito ha a dizer sobre os ditos Bundt Cakes, e daquilo que ja li e reli, a origem é variável. Mas a mim o que me importa, é o Bundt. Neste caso o gugelhupf, que la pros lados da Normandia, tem a mesma massa de base e chama-se kugekhopf. Olha estes nomes sao complicadissimos e eu prefiro chama-los Bundts.
    Sou uma perdida por Bundts, mas quando são feitos à base de massa lêvedas nao me resisto. Este teu é perfeito.
    Obrigado por te juntares a nós.
    Beijinho,
    Mena.

    Gostar

  3. Eu não sou «chef profissional», mas estou muitas vezes a pensar no que vou comer ao pequeno almoço (nem que seja pouco elaborado, é só para ficar giro e pôr no facebook 😛 ), no que vou fazer de sobremesa/jantar no sábado, nas receitas que posso tornar saudáveis para pôr no blog… Não diria que sou obcecada, mas gosto e já é uma constante 🙂
    Eu adoro bolos com massas lêvedas, ficam mais fofinhos e mais saborosos! Esse parece me(eee)smo bom! 🙂
    Não conheço o blog, vou dar uma espreitadela 🙂

    Gostar

Deixe um comentário