A minha vida na Suécia · A Pastelaria · bolos e sobremesas · comida sueca

Semlor 2015 – o primeiro dos sabores escolhidos pelos meus fregueses

Há uns dias pedi-vos que me ajudassem a escolher o sabor das semlor deste ano.
Ontem se me acompanham no facebook, viram a enorme semla que partilhámos no Ikea. Sei que em Portugal o Ikea também vende estes bolos, e deixem-me que vos diga que não se comparam nem de longe com a qualidade e sabor dos que fazemos em casa.

DSC_0032a
A receita que uso é muito simples e sempre a mesma, mas este ano adicionei gengibre e cardamomo à massa.
Podem ver a receita aqui.
O primeiro dos recheios deste ano é………
Creme de pasteleiro aromatizado com café.

E säo deliciosas! O viking, admito, não gosta de inovações no que toca a este tipo de bolos tão clássicos e pediu-me que também lhe fizesse as tradicionais semlor com massa de amêndoa e natas.
Ainda tenho imensas semlor, e vou publicar de entre as vossas sugestões, mais um ou dois sabores, por isso continuem a deixar as vossas ideias.

DSC_0035a

Já sabem que na Padaria há imensos posts sobre estes bolos suecos, basta seguirem os links deste post. (mais receitas, tradições e história das semlor.)

Não sei se repararam mas abri na barra acima um página “caixa de sugestões”, e que serve para os vossos pedidos de posts que gostariam de ver na Padaria. Vale tudo de arranjar peixe a fazer massa folhada, aspectos da Suécia ou da cozinha no restaurante, e até posts sobre as minhas facas como este que escrevi para a Catarina.

DSC_0038a
E sobre as semlor de hoje:

Vão precisar de: (6 semlor grandes ou 12 pequenitas)

Meia receita de semlor
Uma receita de creme de pasteleiro aromatizado com café.
Chantilly

Comecem por fazer as vossas semlor e deixem-nas arrefecer.
Façam o creme de pasteleiro misturando ao leite 2 colheres de chá de café solúvel. Podem se preferirem ferver o leite com grãos de café inteiros e depois passar o preparado por uma rede, mas não obterão a mesma cor linda de café com leite.

Cortem os chapelinhos e retirem o interior das semlor
Recheei-nas com com o creme de pasteleiro misturado com um pouco de chantilly. Cubram com mais chantilly, coloquem o chapelinho e polvilhem com icing sugar antes de servir.

9 opiniões sobre “Semlor 2015 – o primeiro dos sabores escolhidos pelos meus fregueses

    1. Mané, é o que faz trabalhar de noite….
      (E quero ideias tuas, vamos a isso…)
      Mas há dias como hoje que custa um bocadinho, toda a gente a preparar-se para o fim de semana no quentinho e eu trabalho hoje e amnahä das 16 às 23….
      beijinhos, bom fim de semana 🙂

      Gostar

  1. Lindas! Sem quer fazer desta casa um consultório precisava de uma ajuda. Este ano fiz as semlor com uma receita muito parecida com a sua, mas racharam no topo, não ficaram redondas e lisas como devem ficar. Fiz uma pesquisa na net e as causas apontadas seriam fermento a mais ou forno muito quente. Usei fermento fresco nas quantidades indicada na receita e o forno até me pareceu mais frio que quente ( o termostato dava indicação de aquecer quando os tabuleiros entraram) . Queria repetir a receita mas desta vez queria que ficassem mesmo redondinhas. Alguma sugestão?

    Gostar

    1. Olá!
      A Padaria é um consultório! pergunte sempre que precisar tenho muito gosto em ajudar no que puder 🙂
      Desculpe a demora, só cheguei agora do restaurante é uma da manhä….antes das 3 nao durmo, já sei 🙂
      O Pao estala dos lados qd o ar preso na massa faz demasiada forca e arranja esta forma de sair d dentro da massa. É por isso que como sabe damos uns cortezinhos no topo do pao antes de o colocar no forno. Com estas bolinhas a massa é muito fofa e se seguiu a receita ano há a questao de haver fermento a mais.
      Como forma as suas bolinhas? Eu uso o método dos padeiros que rolam a massa na bancada de modo a criar uma membrana que cobre toda a bolinha, e as minhas nunca estalam.
      veja aqui como se faz: https://www.youtube.com/watch?v=KRk96GA_GF0
      espero ter ajudado!!
      Conte-me como correu ok?

      Gostar

      1. Muito obrigada. É notável a sua energia. Depois de um dia estafante ainda tem tempo para perguntas de amadora 🙂
        Na verdade não as formei assim foi um bocadinho às três pancadas, não deixei a parte menos perfeita para baixo. Na cozinha a criatividade e o improviso são importantes mas sem a técnica as coisas tendm a correr mal. Mais uma vez agradeço a disponibilidade e a simpatia e não prometo não voltar a maçar, é que sou mesmo uma amadora…no próximo fim de semana teremos semlor mais redondinhas, espero 🙂 depois conto
        Manuela

        Gostar

  2. Ana querida,
    Adoro estes teus bolinhos e vou ter de me aventurar neles um dia destes. Adoro café e acho que iria adorar este sabor que, aliás, sugeri mais abaixo.
    Lindos mesmo e tão apetitosos e gulosos.
    Um beijinho e bom fim de semana querida,
    Lia

    Gostar

  3. (chapeuzinhos adoráveis 😀 )
    A minha família é maluca por bolos de café… Então éclairs de café! Incluo-me nos fãs destes últimos, são tão bons 🙂
    Esses bolinhos estão lindos, vou ter de fazê-los à tua conta! O recheio está mesmo com bom aspeto 🙂

    Gostar

  4. Tenho tanta pena de não andar a conseguir responder aos teus desafios 😔
    Mais um que ficou para trás. Ainda vou a tempo do dia a dia de uma blogger?
    Também tenho um desafio para te propor. Amanhã mando um email detalhado 😜
    Um abraço,
    Guida

    Gostar

Deixe um comentário