A Pastelaria · bolos e sobremesas

Três vezes gengibre e os meus domingos

Lembro-me dos domingos de criança. Era a primeira a acordar, e sem mais nada para fazer, via a missa na televisão enquanto esperava que a minha mana, que sempre foi dorminhoca, acordasse para podermos brincar. A televisão era ainda a preto e branco, a alcatifa da sala verde seco, e os sofás felpudos amarelo mostarda. Havia uma pele de vaca no chão, candeeiros, estantes e mesas feitas pelos meus avós e o meu pai. À direita o gira discos enorme, estilo armário, com os discos dos Bee Gees da minha mãe.

DSC_0087a

Almoçávamos muitas vezes em casa dos avós e por lá ficávamos a ver as longa metragens do SandoKan ou do Tarzan. Ao lanche, torradas e chá, uma fatia de bolo certamente feito pela minha tia.

DSC_0090-2a
Passados tantos anos já não sou a primeira a levantar-me. Às cinco da manhã começa a correria dos meninos que querem comida fresca, as torneiras abertas para beberem e brincarem com a água. Querem colo, querem brincar, e como são gatos não há como os mandar ir ver os desenhos animados.

DSC_0094a
O viking levanta-se antes de mim, eu trabalho até tarde aos sábados e como recompensa há sempre café e muitas vezes um pequeno almoço na cama enquanto eu leio ou estou um bocadinho mais na ronha. Hoje o viking saiu cedo para o golfe. Eu fico com os meninos na cozinha, testei receitas, tirei fotografias, queria fazer um filme mas tenho uma queimadura feia, feia na minha mão direita, (ossos do ofício) que não  quero passada para a posteridade.
Para o lanche, e ainda que sem os antigos filmes a preto e branco do Tarzan, fiz este bolo de gengibre e xarope dourado. Sou doida por gengibre, e para além de fresco costumo ter em casa gengibre cristalizado, em calda de açúcar e seco. Ah e chá! E doce de gengibre!

DSC_0089-2a
Esta receita é fácil, fácil e se tiverem todos os ingredientes em casa em minutos preparam um bolo deliciosos para o vosso lanche de domingo.

Bolo de gengibre e xarope dourado

Ingredientes:
150g de manteiga
130g de xarope dourado
30 g de xarope escuro ou melaço
50 g de açúcar mascavado
170g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
130ml de leite
30 g de gengibre cristalizado picado
1 colher de café de gengibre em pó
Gengibre em calda para decorar
Preparação:
Aqueçam o forno a 160°C. Barrem uma forma de bolo inglês e forrem-na com papel vegetal.
Num tachinho levem ao lume os xaropes, açúcar, manteiga e gengibre seco. Assim que derreter acrescentem o leite e os ovos batidos. Misturem este preparado aos restantes ingredientes, deitem na forma e levem ao lume durante aproximadamente 40 minutos ou até estar pronto.
Desenformem e decorem com gengibre em calda e um pouco mais de xarope dourado.

5 opiniões sobre “Três vezes gengibre e os meus domingos

  1. Esses Domingos da nossa infância que deixam sempre tantas memórias boas não é Ana?
    Eu sou como tu. Adoro gengibre em todas as formas e também o tenho cá em casa nessas formas que descreves e o cristalizado é o meu favorito. Como-o à mãozada, lol!!
    Um lanche magnífico sem dúvida e sem os filmes do Sandokan, mas na companhia do teu Viking e dos teus meninos, memorável com certeza!
    Um beijinho e continuação de excelente Domingo para ti,
    Lia.

    Gostar

  2. Os domingos da infância são sempre inesquecíveis!
    Lembro-me também de ser das primeiras a acordar e ir ver desenhos animados, lembro-me de irmos passear pela praia, e de chegar a casa e o meu pai fazer um belo petisco!
    Bolos era mais raro, para não abusar em doces, nunca fui habituada a isso em criança, mas hoje em dia domingo que é domingo tem de ter bolinho, e eu adoro esses sabores, gengibre e golden syrup. Ficou linda essa textura e cor.
    Um beijinho.

    Gostar

  3. Fazes-me sentir mal por não ter gengibre em casa! 😛 Agora quero… Má 😛
    Os meus domingos são ligeiramente pasmacentos e passados muitas vezes a estudar, mas pronto, houve tempos em que era dia de brincadeira (mas missa nunca vi) 🙂 O meu programa era o digimon, só de me lembrar do cacto, do dinossauro cor de laranja (nem me lembro dos nomes 😛 ) e das transformações deles… Era tão fixe! E agora só dá o fusion, modernices 😛
    Bem, o que interessa é que um domingo produtivo foi o teu, com esse bolinho! Já comia… Ou não. Depende da extensão do já… Daqui a 27 dias, talvez 😀

    Gostar

Deixe um comentário