A minha vida na Suécia · Cremes, molhos, gelados e mousses · gelados e mousses

Não tens frio?…. E o gelado que devia ser obrigatório comer às sextas-feiras.

Há dois anos que não vou a Portugal para o Natal, e à exceção das saudades da minha família que apertam por essa altura, ir a Portugal de Inverno não me faz falta  nenhuma.

A verdade caros leitores, é que ainda não aterrei na Portela e já estou a tremer de frio. Voltam a frieiras e as camadas de roupa em casa, dormir de meias, as toalhas frias na casa de banho, o frio ao sair do duche!

DSC_0520-2

A casa dos meus pais é confortável, cheia de radiadores, lareira, lençolinhos   de flanela! Mas não é a mesma coisa.

DSC_0517-2

 

“Não tens frio?” – Pergunta-me a família quando me vê de top e dedinhos dos pés de fora em Fevereiro.

Ah! As alegrias do aquecimento central!

DSC_0524-2

Como não temos frio em casa, ter de optar por chocolate quente e sopas de inverno por necessidade, é um problema que não se põe. O viking continua a beber cerveja, e eu quando posso e tenho tempo, faço gelados.

A receita de hoje é ideal para ser saboreada debaixo das mantas, ou não, numa sexta feira à noite preguiçosa enquanto vemos um filme.

DSC_0521

 

Fazer gelado em casa pode parecer complicado, mas de facto é um processo simples e rápido. Podem preparar esta receita ainda que não tenham sorveteira em casa, basta que coloquem o preparado no congelador e o vão batendo  de vez em quando para evitar que ganhe muitos cristais.

DSC_0523-3

Como já vos disse, a cremosidade dos  gelados e sorbets depende da quantidade de gordura, açúcar e álcool das receitas. Se optarem por usar apenas leite, ou natas magras, se cortarem na quantidade de açúcar da receita vão obter um gelado mais parecido a um bloco de gelo.

DSC_0528-2

Se vão por exemplo servir este gelado num jantar e querem prevenir que derreta rapidamente acrescentem ao preparado uma folha de gelatina demolhada. (O  gelado que eu faço é só meu e do viking e é conido directamente  da caixa…ah!)

 

 

Gelado de pipocas e caramelo salgado

 

Ingredientes:

1 pacote de pipocas de micro-ondas

50 g de açúcar

30 g de manteiga

1 pitada de sal

 

Para o gelado

4 gemas (usem as claras para por exemplo fazer macarons)

125 g de açúcar

2,5 dl de leite

2,5 dl de natas

 

Preparação:

numa panela grande derretam o açúcar e a manteiga em lume brando até fazerem um caramelo dourado, salpiquem com sal.

Acrescentem as pipocas já preparadas e misturem bem.

Retirem  as pipocas suficientes para decorar (1/4 do pacote)

Levem de novo a penela ao  lume, acrescentem as natas e o leite.

Entretanto batam as gemas com o açúcar.

Quando as natas, o leite e as pipocas levantarem fervura, tirem do lume, cubram com pelicula aderente e deixem a infusão descansar 30 minutos.

 

Passem o preparado por um passador de rede fina, juntem as gemas e levem ao lume até atingir a temperatura máxima de 85°C, eu tiro o meu do lume aos 82°C.

Se a temperatura ultrapassar os 85°C as gemas começam a coagular e o gelado vai saber a ovos mexidos.

Se não têm um termómetro, basta ir testando se o creme está pronto passado o dedo nas costas da colher de pau até notarem que a marca do dedo permanece uns segundos.

 

Retirem do lume, passem o preparado por um passador de rede fina, esfriem e gelem seguindo as indicações da vossa sorveteira o como vos indiquei acima.

7 opiniões sobre “Não tens frio?…. E o gelado que devia ser obrigatório comer às sextas-feiras.

  1. Nem me fales no frio, que por cá ainda mal começou e já estou cheia de frieiras nas mãos.
    Mas gelado a mim apetece-me sempre 🙂 e com pipocas e caramelo salgado ainda mais!
    Que seja um ano cheio de coisas doces e boas Ana!
    Um beijinho.

    Gostar

  2. Ana meu doce,
    Acreditas que a nós acontece exactamente o mesmo?
    Aqui está muito mais frio que em Portugal, mas tenho muito mais frio lá que cá e olha, cá nunca me constipo e ao fim de 4 dias em Portugal em Dezembro passado, já estava com uma carga de gripe e dores no corpo. Além de que, o Natal na Escócia, tal como aí, acredito, tem muito mais charme, lol!!
    É engraçado que a minha irmã sempre que cá vem e nós andamos de manga curta diz logo “fogo vocês estão mesmo escoceses. Com este frio e andam de manga curta…” – LOL!! Viva o aquecimento central como dizes e vivam os gelados maravilhosos como esse que nos apresentas e nesse recipiente tão lindo!!
    Um beijinho grande e bom fim de semana,
    Lia

    Gostar

  3. oh meu deus! cheguei tarde a este post, mas ainda bem que cheguei, que coisa tao deliciosa! tenho de experimentar fazer em casa 😀 mas o mais engracado é o quanto me identifico com este post, também gelo a ir a portugal no inverno…! como compreendo tudo o que escreveste, até me ri 🙂
    beijinhos!

    Gostar

  4. Olá Ana. Vim ter a este post de 2016 através do post recente do ‘best of’ de gelados. Nunca me aventurei nessa tarefa mas fiquei curiosa… Tenho uma dúvida em relação a esta receita em particular: é mesmo para usar as claras? (na lista de ingredientes dá a entender q não, mas no texto sim). Bjs e obrigada.

    Gostar

    1. Obrigada Joana, é só com as gemas… obrigada do fundo do coração por me alertar. Eu podia dizer que ai e tal foi um lapso, mas é mesmo cabeça no ar…beijinhos e bom fim de semana 🙂

      Gostar

Deixe um comentário