Estava este ano planeado que não trabalharia no próximo fim-de-semana, o que sendo ou não dia dos namorados, é um motivo de festejos cá em casa.
Isto foi antes das notícias de que teremos banquetes sexta, sábado e domingo. O HC claro, disse-me com olhinhos tristes, “eu não posso mesmo vir”, nem esperávamos outra coisa, ficamos nós, os de sempre a tomar conta destes eventos.
O viking está um bocadinho aborrecido, mas para o animar fiz ontem um menu especial, que vou partilhar convosco durante a semana, o nosso menu para um jantar romântico.
A entrada é um prato tradicional sueco, que viram se nos seguem no instagram há umas semanas. Råraka com creme fraiche, endro, caviar e cebolas. É uma versao sueca da entrada russa feita com blinis, é mais rápida e muito mais simples de preparar. No fim do post há uma lista de receitas simples e rápidas que ao fazer um brilharete nos vossos jantares.
Tradicionalmete usa-se um caviar a que se chama löjrom, é o que servimos no hotel, eu admito que nao sou grande apreciadora de caviar e em casa uso, “caviar vegetariano”, nao tem o mesmo sabor, mas adoro as bolinhas salgadas e fresquinhas. Penso que podem encontrar caviar sueco nas lojas ikea.
Råraka com caviar, creme fraiche e endro
Ingredientes: (duas pessoas)
- 1 batata grande ralada e bem espremida temperada com sal e pimenta
- manteiga para fritar
- creme fraiche
- caviar
- endro
cebolas vermelhas muito finamente picadas.
Preparação:
Aqueçam a manteiga e fritem pequenas panquecas feitas apenas com a batata ralada. Mantenham a temperatura média para evitar queimar a manteiga.
Sirvam com o caviar, endro, cebolas e creme fraiche. Tao simples!
Comer cebolas cruas num jantar romantico nao será boa ideia, mas li que se os dois comerem os mesmos ingredientes, não sentirão o cheiro a cebolas da vossa cara metade.
Entradas:
Torta de ervilhas e salmão fumado
Vieiras com puré de girassol batateiro
Pratos Principais:
Lombos com pommes Anna e puré de Brócolos
Tagliata de bife com salada e parmesao do Heston
Uma entrada bem interessante. Gourmet. Gostei da partilha.
Bjinhos!!
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
GostarGostar
Eu nunca comi caviar, mas o meu marido que viveu 5 anos na Suécia, diz que há muitas variedades e que há marcas melhores do que outras. Que marca recomendas?
Gostei da simplicidade da tua Entrada. Vou descobrir as outras.
Gostei muito de te reencontrar. Um abraço da Bombom
GostarGostar
obrigada 🙂
GostarGostar
Querida Ana,
Que pena estares a trabalhar, pois sei o quão importante seria estares com o teu Viking nesse fim de semana, mas com um menu destes e com uma delícia destas, acho que o teu Viking te perdoa… ;)).
Eu adoro caviar, não porque é caro, ou pelo preço, ou porque é bem, mas porque gosto mesmo, mas também adoro todos os caviares (ovas) mais baratinhas, pois é o sabor salgado que adoro nessas iguarias percebes?
Um beijinho grande minha linda,
Lia
GostarGostar
Que chato, estarem a contar e depois aparecer isso
Mas o jantar para compensar aligeira a situação! Não conhecia esse prato, mas parece uma maravilha 🙂 E fica tão lindo!
GostarGostar