A minha vida na Suécia · A Pastelaria · bolinhos e bolachas · bolos e sobremesas · Uncategorized

Macaroons de Rosa, morango e tequila

Gosto tanto de fazer macarons. Penso que é a incerteza do resultado, e a esperança de que a prática nos ensine a perfeição.

DSC_0825.jpgFoi um chef francês, na primeira cozinha profissional que pisei, que me ensinou os truques para macarons perfeitos, fechá-los  no frigorífico assim que estão pontos, deixar secar os bolinhos antes de os colocar no forno, usar merengue italiano.

DSC_0824

Mas e ainda com um forno profissional e milhares de macarons feitos, este chef agora  com uma estrela Michelin, falhava. lembro-me de um dia, uns macarons de amora se terem recusado a crescer. Acontece.

DSC_0820

Desta vez o sabor escolhido foi uma bebida que comprámos num sábado de manha na loja sueca do estado onde se vendem bebidas alcoólicas. O sabor deste licor de rosas, tequila e morango é leve e embora um pouco demasiado doce, quase irresistível.

DSC_0819

Macarons de rosa, morango e tequila

  • Ingredientes:
    Para a massa de amêndoa:
    50 gramas de amêndoas picadas peneiradas duas vezes
    50 gramas de icing sugar peneirado
    18 gramas de claras de ovo
    Corante alimentar em pó ou gel (rosa)
    Para o merengue:
    50 gramas de açúcar
    12,5 gramas de água
    18 gramas de claras de ovo
    Para o recheio:
    creme de manteiga italiano 1/4 da receita
  • licor de morangos, rosa e tequila

Preparação:
Aqueçam o forno a 140°C. forrem um tabuleiro com papel vegetal.

Massa de amêndoa:
Misturem bem o icing sugar com a amêndoa picada, as claras e o corante. Reservem.
Merengue:
Levem ao lume o açúcar com a agua até obterem um xarope (120°C). Ao mesmo tempo batam as claras em castelo. Com cuidado deitem o xarope sobre as claras sem parar de bater até o merengue arrefecer.
Misturem 1/3 do merengue na massa de amêndoa e misturem bem. Quando esta mistura estiver mais macia adicionem o resto das claras mexendo até tudo estar bem incorporado. Não precisam de envolver a mistura com cuidado como se estivessem a fazer um soufflé. Saber quando o preparado está pronto, é a parte mais “complicada” para quem faz macarons. Eu vou levantado a espátula e quando a massa cai como se fosse uma écharpe de seda, paro imediatamente.
Coloquem o preparado num saco de pasteleiro e formem os macarons. Batam o tabuleiro um par de vezes na bancada para retirar bolhas de ar. Deixem os macarons secar meia hora antes de os colocar no forno durante aproximadamente 13 minutos.

Para o recheio basta misturar o creme de manteiga com o licor.
Depois de prontos, recheiem os macarons com creme de manteiga e reservem no frigorífico até servir. (macarons devem ser sempre guardados no frigorífico para não secarem demasiado.)

 

 

8 opiniões sobre “Macaroons de Rosa, morango e tequila

  1. A cor destes macarons é maravilhosa!
    Não sou fã de macarons…. mas visualmente é um dos que mais gosto… mas fico-me por aí.
    Talvez por não gostar também nunca experimentei fazer…. se já sei que é difícil e um doce temperamental, tenho preferido ficar afastada 😉
    Outra das coisas que prendeu o meu olhar foi esse licor e a sua garrafa. Que lindo!
    Beijocas
    Marta

    Gostar

  2. Que lindos ficaram Ana!!
    Adoro macaroons e já algumas fornadas me saíram bem, mas foram mais desastres que sucessos e por isso não faço tantas vezes como gostaria.
    Quanto à parte do frigorifico, uma vez pui-los no frigorifico e ficaram todos molengas e molhados do recheio… como acondicionas os teus no frigorifico?
    Um beijinho,
    Lia

    Gostar

  3. Ficaram mesmo lindos!!
    Eu em minha casa nunca consegui fazer estes meninos, o meu forno é a gás e desregulado, nunca consigo as temperaturas mais baixas e queimam sempre.
    Mas adoro comer macarons!! Um beijinho.

    Gostar

  4. Ficaram lindos! Amei a cor! Já tem muito tempo que quero por fim tentar fazer macarons, mas para isso vou precisar de um dia para me dedicar, pois é muito trabalhoso. Vale a pena tentar porque depois se sair perfeito fica um docinho tão lindo!!! Amei Ana ❤

    Gostar

Deixe um comentário