Fiz há uns meses uma receita para o pequeno almoço, na qual usei farinha de teff. Foi a primeira vez que usei esta farinha e adorei o seu sabor e textura. Na altura comentei até convosco que a iria testar também em panquecas e o serrotado não me deixou desapontada.
As panquecas sao menos macias, até porque a farinha não é super refinada, o que resultada numa textura mais quase crocante, e realmente maravilhosa. Eu deixei de usar farinha de trigo para fazer panquecas, daqui para a frente só feff, não quero outra coisa.
Para acompanhar o meu pequeno -almoço deliciei-me mais uma vez com os doces da Quinta de Jugais que muito gentilmente me deu a conhecer os seus produtos.
( O doce de morango acabou hoje, o viking está inconsolável) eu proibi-o de tocar dois sabores de doces que ainda quero usar em mais receitas, vamos ver se ele não me assalta o frigorífico e culpa os nossos meninos.
Indico-vos a receita em chávenas (uma chávena de dois dl e meio) porque honestamente não há paciência para balanças antes do meio litro de café mandatório antes de acordar.)
Se puderem comprar esta farinha, a sério, experimentem, vao gostar, garanto-vos.
Panquecas com farinha de teff – sem glúten
Ingredientes:
1 chávena de farinha de teff
1 ovo
1/2 chávena de leite
pitada de sal
pitada de canela
1 colhr de sopa de acucar ou mel
1 colher de sopa de manteiga
Preparacao:
Derretam a manteiga na frigideira onde vao “fritar” as vossas panquecas.
Numa tigela misturem todos os restantes ingredientes, e acrescentem no fim a manteiga derretida. Misturem bem. Deitem na frigideira quente um pouco da mistura, deixem solidificar e virem cuidadosamente a panqueca. (Antes do meu segundo café eu mal falo quanto mais atirar panquecas ao ar, façam-no por vossa conta e risco.)
Acompanhem as panquecas com o vosso doce favorito, mel, manteiga, frutos ou queijo creme.
Ok, Ana – deixa-me só dizer que acho um piadão seres casada com um viking, eu estou sempre a dizer que tenho uma vikinga dentro de mim looool! – o que é farinha de teff? Não sou nada fã de panquecas nem de crepes, mas disseste a palavra mágica: CROCANTES! Fiquei logo de nariz no ar, e cheia de vontade de conhecer esta farinha, tenho de ir googlar. Sou maluca por farinhas, é uma tristeza, quero sempre experimentar de todas mas como não sou rica (buahahahahh) nem sempre posso dar o dedo ao gosto lol.
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
GostarGostar
Adorei a textura, está mesmo agradável! Fininha e maleável, tipo a dos crepes 😀 Nunca experimentei a farinha, tenho de comprar 🙂
GostarGostar
Já fiz estas panquecas 2 vezes, aprovada! muito bom mesmo 🙂 obrigada pela receita!
GostarGostar
Obrigada Teresa, também faço mts vezes e adoro o sabor das panquecas. Um beijinho boa semana 🙂
GostarGostar