bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses

Sobremesa para quando os amigos góticos vêm jantar

Sabem, já vos contei imensas vezes, que adoro fazer gelados, e mais ainda comê-los. Dos primeiros perna-de-pau, aos gelados com sabores diferentes que vou experimentando, a minha paixão por esta sobremesa não abranda nem está dependente do frio que faz lá fora.

DSC_0938

Se posso e tenho tempo faço os meus gelados e sorbets em casa, tantas vezes que a minha máquina acabou por ceder ao esforço e deixou de funcionar.

Como se isso me impedisse de fazer os meus geladinhos! Online encontrei umas receitas novas para fazer gelados só com dois ingredientes, e que prometem, dizem, gelados cremosos sem ter de se usar uma máquina.

DSC_0940

Ando em testes com esta receita básica e com muito bons resultados, para além de claro ser muito mais rápido do que ter de fazer um creme inglês, deixar esfriar…..

A mim parece-me que o segredo desta mistura para a cremosidade do gelado, está na concentração de gordura e açúcar que como sabem  têm um papel essencial para a textura dos gelados. (vejam o meu guia básico para o sucesso de sorbets e gelados aqui.)

DSC_0936

Este gelado de leite condensado e sementes pretas de sésamo é uma revelação. Eu admito que sou pouco dada a sabores tradicionais de gelados, e por isso um pouco suspeita. Mas acreditem em mim, esqueçam a cor cinzentona da sobremesa, convidem os amigos góticos e deliciem-se.

DSC_0941

Em vez de uma lata de leite condensado vulgar, usei o que já vez cozido, o que acrescenta um travozinho de caramelo ao gelado.

 

Gelado de sementes pretas de sésamo

 

Ingredientes:

  • 1 dl de sementes pretas de sésamo
  • 200 g de leite condensado cozido
  • 5 dl de natas (já sabem, natas gordas, mínimo 35% gordura)

 

Preparação:

Levem as sementes de sésamo e as natas ao lume até levantar fervura. Tapem o tachinho e deixem o preparado arrefecer. Coem as sementes de sésamo, deixando algumas se gostarem da sua textura no gelado. Levem as natas ao frigorifico  até estarem bem frias.

Batam as natas com o leite condensado até obterem uma textura semelhante a chantilly. Levem ao congelador. Decorem com sementes de sésamo e frutos vermelhos secos.

5 opiniões sobre “Sobremesa para quando os amigos góticos vêm jantar

  1. Olha lá, se eu te levar o meu Nero di Seppia e juntarmos a esta delicia, já damos um jantar para góticos juntas, já viste??? Vá, fora de brincadeiras, antes de comprar a máquina de gelados fazia sempre gelado com leite condensado e natas, mas acho que fica menos cremoso, menos suave do que o outro. No entanto, sendo eu quem sou, pá, tem leite condensado, eu como. TODO.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. Ana linda,
    Ando curiosa com gelado de sementes de sésamo, pois ali no livro da Ruby Violet que tenho, está lá uma a tentar-me há séculos e esta tua, só veio confirmar e aguçar ainda mais essa vontade.
    Um beijinho linda e espero que estejas completamente recuperada.
    Lia

    Gostar

  3. Deve ficar incrível! Só de ver essa cremosidade fico aqui a pasmar 😀 Ainda por cima com doce de leite, que adoro 🙂 Os únicos gelados que faço em casa são os com fruta congelada, tenho de me aventurar num desses 😀

    Gostar

Deixe um comentário