Fomos na semana passada a Copenhaga visitar mais uma vez o museu de arte moderna Arken. Adoro este lugar, parece um barco perdido literalmente no meio das dunas.
Para além da coleção do museu visitamos duas fantásticas exposições, a primeira da obra de Gerda Wegener, uma artista dinamarquesa e do seu marido/mulher Einar Wegener/Lili Elbe, que conhecerão do filme The Danish Girl.
E uma enorme retrospetiva da francesa Niki de Saint Phalle, que eu admiro imenso.
niki-de-saint-phalle_dk_-i-do-art-agency.mp4
Se seguiram este nosso domingo via Instagram, terão notado um carrinho de compras cheio de garrafas, e algumas fotografias de um armazém apinhado de bebidas alcoólicas.
Sim fomos à Bottle shop abastecer. Na Suécia as bebidas alcoólicas só se vendem no systembolaget que é monopólio do estado e são comparativamente bastante mais caras. É por isso comum, muito comum, que os suecos façam excursões à Alemanha e à Dinamarca para comprar bebidas.
E passar pela bottle shop quando vamos a Copenhaga não é nada! Há autocarros que vão de propósito à Alemanha, cheios de suecos, passam a fronteira, entram nuns barcos enormes que foram transformados em supermercados de bebidas, compram que nem loucos, voltam a meter-se no autocarro e arrepiam caminho para casa.
O viking eu eu passamos imensas vezes por estes autocarros quando fazemos as nossas road trips pela Europa e da próxima vez tiramos umas fotografias.
Eu tenho desculpa para a garrafa de vodka do centro, é para fazer extracto de baunilha….
E para uma garrafa de Rum também, a culpa é da Célia Cruz que sugeriu um gelado com sabor a mojito. Como é que eu poderia resistir a esta ideia? Vejam aqui a lista dos vossos pedidos e os gelados que já fiz.
Como sabem o álcool nao congela, nem o açúcar, e por isso neste tipo de sorbets, gelados ou granitas, é essencial que balancemos os ingredientes de modo a que não acabemos nem com um bloco de gelo, nem com uma bebida gelada que nunca solidificará.
As granitas são ideias para dias de muito calor, e nesta versão podem substituir um cocktail antes da refeição, ou na verdade a qualquer hora do dia!
Granita de mojito
Ingredientes: (1 litro de granite)
- 6 dl de água
- 100 g de açúcar
- raspa e sumo de 4 limas
- folhas de menta a gosto
- 60 ml de rum
Preparação:
Comecem por fazer um xarope com a agua e o açúcar. Deixem arrefecer. Num copo misturador juntem o xarope com os restantes ingredientes. Batam bem e depois passem o preparado por um passador de rede fina.
Deitem a mistura numa caixa pouco funda e levem ao congelador.
Quando notarem que começou a solidificar, misturem com um garfo. De novo para o congelador, raspando de vez em quando sempre com um garfo até que obtenham a consistência que desejam.
Sirvam com lima e um extra shot de rum, tem de ser…..
Faço extrato de baunilha com rum, mas normalmente vejo sempre receitas com vodka, fará assim tanta diferença? Hmmmmm gelado de mojito – lá está, RUM! – soa-me tão bem!!!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/
GostarGostar
Olha que com o calor que por aqui vai sabia mesmo bem uma dessas granitas! E eu adoro o sabor dos mojitos, por isso está mais do que vendida.
Grande beijinho
GostarGostar