Ana - cozinheira · bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses · desafios receitas · gelados e mousses · Restaurantes

Julho e……Filipa F., este é para ti.

Julho é aqui o Agosto de Portugal, os suecos geralmente calmos e caladinhos, calcam os flip flops, pegam na criançada e vão de férias. São por umas semanas reis, querem descansar, querem sol e querem comer….muito.

DSC_0914

Ando absolutamente exausta, se estou um dia livre já sei que me telefonam, os serviços correm mal, os hospedes reclamam, falta comida,  falha o serviço. Não é por ser eu melhor, mas a verdade é que a  qualidade da comida do pequeno almoço melhorou  oficialmente 20% desde que eu fui transferida para este serviço, e nos dias em que eu comando as operações, nao há bricadeira, pausas ou descuidos. Se estou de folga aplica-se a máxima “patrão fora…..”

DSC_0919

Sábado trabalhei, depois do serviço, a manager do restaurante que tinha passado cinco horas a lavar loiça e eu parámos para um café e até comentámos como tudo acontece neste hotel. Tudo, não se passa uma semana sem uma aventura. Ou é uma inundação na cave, ou o congelador que rebenta, ou a ventilação, ou alguém que se magoa….

DSC_0921

Eu vim para casa, ela telefonou-me às 9 da noite. Os três grandes frigoríficos da cozinha tinham estoirado. Cada um destes frigoríficos será do tamanho de uma casa de banho vulgar, e com o hotel lotado, estavam cheios de comida. Especialmente o do pequeno almoço que tinha comida para 800 pessoas. A minha comida foi transferida para os frigoríficos do bar e da recepção, o excesso, com a comida do restaurante atravessou a praça  para o Stortorget. Se fosse comida congelada tinha ido tudo para o lixo por causa das temperaturas.

DSC_0918-2

Eu estou hoje em casa livre, mas em pânico porque com comida espalhada por dois hotéis, já não sei o que preciso de comprar. Insisti para me deixarem ir hoje trabalhar para organizar o frigorifico que vai ser consertado esta manha, mandaram-me descansar…

Em casa a Padaria continua de portas abertas para os seus clientes e amigos, mas admito que com tanto calor, e ainda quatro semanas antes das férias, me tem custado mais tanto cozinhar como estar sentada ao computador.

DSC_0916-2

Faço essencialmente receitas muito leves e gelados, muitos gelados, e este, mais uma das vossas sugestões, é para a Filipa F que pediu gelado de leite creme queimado. (Vejam aqui a lista das vossas sugestões e os gelados que já fiz.)

Eu admito que sou mais raparigo do creme brulee, mas adorei fazer este gelado com sabor a leite creme. Para acrescentar mais um pouco de sabor a caramelo usei um pouco de leite condensado, e resultou mesmo bem.

DSC_0921

 

Gelado de leite creme queimado

 

Ingredientes:

0,5 lata de leite condensado

2 dl  de leite

3 dl de natas

4 gemas de ovo

raspa de um limão

 

Para o caramelo:

200 g de açúcar

 

Preparação:

Comecem por fazer um caramelo seco. Levem o açúcar ao lume médio num tachinho. Quando notarem que o açúcar começa a escurecer nas bordas do tacho podem agitar o tacho até todo o açúcar se transformar num caramelo escuro. (cuidado para não queimar)

Deitem o caramelo sobre uma folha de papel vegetal ou um tapete de silicone criando desenhos para decorar o vosso gelado.

 

Para o gelado:

Levem ao lume o leite, as natas, o leite condensado e a raspa de limão até levantar fervura. Retirem do lume, deitem um pouco da mistura sobre as gemas, misturem bem e acrescentem o resto do líquido. Levem o preparado ao lume até atingir a temperatura de 83°C, ou o creme fazer uma estradinha nas costas da colher. Passem por um passado de rede fina.

Coloquem no frigorífico até estar frio e gelem depois usando a vossa  sorveteira ou levando ao congelador e batendo a mistura de vez em quando para evitar criar grandes blocos de cristais.

6 opiniões sobre “Julho e……Filipa F., este é para ti.

  1. Muito obrigada Ana.
    Fiquei de coração cheio acredita (sim trato por tu não por falta de respeito, mas pelo carinho depositado em todos os posts que escreves para os teus leitores).
    Vou ter de ir comprar um termómetro e por mãos à obra.
    Beijinho enormeeeeeeee.

    Filipa F.

    Gostar

  2. O que é a vida sem uma aventurinha de vez em quando?
    No ano passado tive MUITAS… daquelas que dão despesa 😦 Este ano melhorou, mas não muito. Parece que tudo resolve avariar ou estragar-se, no mesmo limite espaço/ tempo! Arri!!!
    Vale-nos um geladinho destes 😉 Já agora, posso sugerir um gelado de Carolans? Para atenuar as avarias domésticas, heheheh 😉
    Beijinhos e descansa, mulher!
    Cláudia

    Gostar

  3. Não tens descanso Ana. Que chatice!!!
    Bom, mas chatices à parte, e já que te mandam descansar, ainda bem que empregas o teu tempo a fazer estes gelados magníficos. Eu também sou menina de creme brûlée, aliás, a minha sobremesa preferida, mas este também já marchava, mesmo sem, por aqui, estar o tal calor horrível de que falas, lol.
    Um beijinho querida,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s