A Pastelaria · bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses · desafios receitas

Flan de abóbora e mais um desafio cumprido

Mesmo quase no limite do prazo, e com o Halloween a chegar, aqui fica a minha participação no desafio da Marta que este mês nos convida a cozinhar com abóboras.

dsc_0109

 

Nada diz Outono como a forma, cor e aroma das abóboras. Este é um dos meus ingredientes favoritos. Já o usei em bolos, assadas, compota, e todo  tipo de sobremesas.Mal chega o frio nada é mais confortante do que abóbora assada com um pouco de mel e queijo feta.dsc_0115

A receita de hoje foi adaptada da emojie cuisine e é um levíssimo, macio e delicioso flan de abóbora.

dsc_0112

Penso que será mesmo um dos melhores pudins que já preparei. A receita que indico faz um pudinzinho pequeno como podem ver pelo tamanho da forma, mas serve com facilidade 4 gulosos. (ou um viking e uma padeira durante dois dias).

dsc_0113

Como quase sempre esta é um proposta fácil e que se prepara em minutos. (Receitas demoradas, que exigem horas na cozinha, vinho quente, o forno ligado e música da época, só para o Natal)

dsc_0110

 

Flan de Abóbora e especiarias

Ingredientes:

  • 200 g de abobora cozida e bem escorrida
  • 100 g de açúcar
  • 1,5 dl de natas
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal, noz moscada, canela e cravinho moidos

Para o caramelo da forma

  • 75 g de açúcar

 

Preparação:

Aqueçam o forno a 130°C.

Ab%C3%B3boras.png

Façam um caramelo seco levando a lume médio o açúcar num tachinho bem limpo e seco. Como este é um caramelo sem água, não vai cristalizar e podem mexe-lo para que caramelize rápida e uniformemente.

Deitem o caramelo na vossa forma e virem-na de modo a que fique bem coberta. Não toquem na forma sem pegas ou luvas, assim que lhe deitam o caramelo a forma vai aquecer imenso.

Para o pudim:

Ui que isto agora vai ser complicado. Deitem todos os ingredientes no copo misturador, ou triturem com a varinha mágica. Passem a mistura por um passador diretamente para a forma.

Cozam em banho Maria no forno durante 50 minutos. Deixem arrefecer no frigorífico antes de desenformar.

6 opiniões sobre “Flan de abóbora e mais um desafio cumprido

  1. Olá Ana!
    minha querida estás mais que a tempo, e ainda que fosse preciso esperaríamos por ti 😉
    Não há nada melhor que receitas práticas, e moça, esta tem todo o ar de ser uma receita que apaixona todos, a cozinheira pela sua levíssima preparação, e os comensais pelo sabor e aspeto. Essa fatia diz tudo: que cremosidade!
    Obrigado linda por marcares presença na nossa mesa tão outonal de outubro 🙂
    Beijocas enormes
    Marta

    Gostar

Deixe um comentário