Se pudesse viajar no tempo, poderia, à chegada na minha máquina do tempo, e ainda antes de se abrirem as portas, saber em que casa estávamos a festejar o Natal.
Guardo como bens preciosos os aromas dos Natais da minha infância, e faço frequentemente o esforço de os trazer à memória num exercício que me os ajude a preservar.
A casa da minha avó materna com o aroma a musgo para o presépio do meu avô, coscorões e filhós, massa a levedar para o bolo rei, o pinheiro que nessa altura ainda era verdadeiro e acabado de cortar.
Pão de ló no forno e chocolate derretido em casa dos meus pais, o cheiro da toalha de mesa acabada de engomar, da nossa mesa de doces.
Passei até agora poucos Natais na Suécia, e o ano passado foi a primeira vez que o pude fazer em minha casa, apenas porque o meu mano nos veio visitar.
É difícil tentar criar as minhas próprias tradições e memórias quando fui até agora invariavelmente arrastada para casa de um dos meus sogros, mas eu insisto.
Aconchega-me nesta época o aroma da canela e do gengibre, do mel e do glögg, e este bolo de mel e especiarias deixou toda a casa a cheiras a bolinho e conforto durante horas.
Não há imagens dos bolinhos abertos porque já foram congelados, vão fazer parte de um cabaz de Natal, juntamente com as forminhas do Ikea.
A receita foi adaptada do ICKFD que podem ver aqui.
Bolo de chocolate e especiarias
Ingredientes:
- 150ml de leite
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/2 colher de chá de cravinho em pó
- 1/4 de colher de chá de noz moscada
- 150 g de mel
- 4 ovos
- 100 g de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 80 ml de óleo vegetal (usei óleo de nozes)
- 25 g de cacau em pó
- Uma pitada de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 175 g de farinha de trigo
Preparação:
Aqueçam o forno a 175°C.
Juntem o leite com as especiarias e levem ao lume até levantar fervura. Assim que ferver, adicionem o mel, tapem o tachinho e reservem. Quando o leite estiver morno, coloquem a mistura no liquidificador e batam juntamente com os ovos, o açúcar, a baunilha e o óleo.
Numa tigela grande peneirem todos os ingredientes secos. Acrescentem os ingredientes líquidos e misturem até incorporar bem mas sem bater demasiado.
Distribuam a massa pelas duas forminhas do ikea previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó. (ou numa forma de bolo grande, ou até em forminhas de cupcakes).
Levem ao forno por aproximadamente 30 minutos.
Ui ui ui tem tudooooooo para ser mm ao meu gosto, este bolo!! Engraçado que eu só comecei a ter aromas que associo ao Natal depois de viver em Manchester e lá passar o Natal. Não que tenha sido um Nata mega memorável, nada disso, foi normal, foi diferente, claro mas foi normal, sem grandes espectacularidades. Masa verdade é que o aroma e os sabores do natal Inglês mexeram bem mais comigo, foi quase que um momento de dejá vu, de reconhecimento ancestral, e hoje em dia dou por mim a recriar tudo isso na minha casa, nos meus Natais. Bicho esquisito que eu sou ahahahahah
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/
GostarGostar
Ficou mesmo fofinho!
GostarGostar