A minha vida na Suécia · A Pastelaria · bolos e sobremesas · comida sueca · desafios receitas · livros

Bolo Princesa e a ervilha – para duas princesas

O Bolo Princesa  – Prinsesstårta –  é por excelência o bolo de aniversário aqui na Suécia. Há uns anos partilhei convosco a história deste bolo e a sua receita original que podem ler aqui.

dsc_0234

 

Sobre o livro onde esta receita foi primeiro publicada, vejam este post . É um livro muito antigo e cheio de curiosidades e fotografias maravilhosas.

Novembro é na minha família o mês do aniversário de duas princesas: a minha mana e a minha tia, e é clara que para elas o bolo princesa tinha de ser especial.Porque este meus amigos, não é um vulgar Prinsesstårta, este é o Bolo da Princesa e da Ervilha.

dsc_0220

A verdade, devo confessar-vos é que há anos ando a imaginar este bolo, que realmente se parece na sua forma original com uma gigantesca ervilha, e aproveitei este ser o mês em que a Susana do Sweet World nos desafiou a testar este clássico sueco, para pôr em prática os meus muito fracos dotes no mundo dos bolos decorados.

Para esta receita mantive todos os elementos do original bolo princesa, e as suas cores típicas, mas substitui o massapão, que a minha mana detesta, por massa Americana/ sugarpaste.

dsc_0240

Agora deixem-me que vos diga caros leitores que qualquer pessoa, mesmo os que como eu têm pouco ou nenhum jeito para os trabalhos manuais, pode com muita facilidade fazer este bolo.

img_19112016_171618
A minha tia, a minha mana e eu quando éramos ainda “pipinhas”

 

img_19112016_174306
E aqui com a minha avó Bé –  há 42 anos =D

A minha mana e a minha tia são as boleiras oficiais da família, e  com um aparente mínimo esforço, fazem bolos lindíssimos e deliciosos. A minha mana fez até o meu bolo de casamento para a festa em Portugal!  Sobre a minha tia já vos falei quando partilhei convosco a história do meu bolo favorito. Imagino que feita por elas esta caminha seria cem vezes mais bonita 😉

dsc_0221

 

A forma da cama não é perfeita e por si só esconde imenso as falhas de quem tem pouca prática na arte dos bolos decorados.

Podem fazer quantos “colchoes” desejarem, nas cores que mais gostarem, a cabeceira da cama pode ser feita de biscoito, pasta de açúcar com CNC, para ficar dura, nas mais variados formas ou até omitida.

O “recheio” das almofadinhas é feito com bolos e cubos de chocolate neste bolo, mas usem o que tiverem em casa: biscoitos, umas aparas do bolo…..

dsc_0238

Se querem um aspecto mais perfeito entre os diferentes “colchões”, usem o método de bolos individuais, montados em retângulos de cartão duro, completamente embrulhados em pasta americana.

Para empilhar as camadas sem as esmagar um pouco, espetam-se palhinhas nos bolos inferiores que vão suportar o peso do cartão onde assenta o bolo seguinte.

Os bolos feitos assim ficam realmente mais bonitos e perfeitos, mas não podemos cortar uma fatia e ver todas as camadas com a ervilhinha escondida dentro.

 

 

Bolo da Princesa e da ervilha

Para esta caminha que serve pelo menos 8 súbditos bem gulosos vão precisar de:

 

  • 1 receita de bolo
  • doce de morango
  • 0,75  litro de chantilly
  • ½ receita de creme de pasteleiro
  • 700 g de sugarpaste – massa americana
  • 1 pitada de CNC
  • corante alimentar em pasta
  • corante dourado em pó + vodka (o álcool evapora)
  • 1 aspirador (bolinho de chocolate sueco, receita muito antiga aqui) e cubinhos de chocolate ou biscoitos para fazer as almofadas.

 

Para não passarem o dia na cozinha, o melhor é trabalharem em dois dias.

 

Dia 1 –  bolo, chantilly, creme de pasteleiro, cabeceira da cama, decorações, almofadas, tingir a pasta americana com as cores que desejarem.

 

Para o bolo:

Usei esta forma e esta.

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 300 g de açúcar
  • 300 g de manteiga
  • 1,5 dl de iogurte
  • 260 g de farinha
  • extracto de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento em pó.

Preparação:

Batam o açúcar com a manteiga até obterem um creme fofo. Numa caneca misturem a baunilha com os ovos e o iogurte. Misturem este preparado na massa de manteiga e açúcar, atermando com  a farinha e o fermento.

Dividam a massa pelas duas formas previamente barradas com manteiga e levem ao forno pré aquecido a 170C, até estarem cozidos e douradinhos.

Desenformem e reservem.

 

  • Misturem o chantilly com o creme de pasteleiro frio, reservem.
  • Façam a cabeceira da cama, almofadas e decorações.
  • Eu usei como vos disse pasta americana com CNC, e pó comestível dourado.
  • Escolham as cores dos colchoes, tinjam a pasta americana nos tons desejados e reservem embrulhado em pelicula aderente.
  • O CNC faz a pasta de açúcar endurecer melhor e usei-a apenas misturando este pó à pasta.
  • A cabeceira da cama, almofadas e decorações, deixei durante a noite na mesa da cozinha para secarem. Ah! E as ervilhinhas, não se esqueçam!!

 

Dia 2

Diretamente no prato de servir, coloquem as fatias de bolo recheando-as com doce de morango e a mistura de chantilly  e creme de pasteleiro. Barrem também todo o bolo com o chantilly para a pasta americana colar.

Começando pela parte de baixo, vão envolvendo o bolo com diferentes tiras de pasta americana para criar os lençóis, colchões e cobertores.

Terminem com as outras decorações e a cabeceira da cama.

Bem sei que o meu resultado embora engraçado não está perfeito, mas nos bolos decorados, como em tudo, a prática faz a perfeição. Podia ter feito a cabeceira da cama mais alta, podia ter acrescentado mais colchoes, outras cores, podia, ter feito um cobertor aos quadradinhos….fica para a próxima, gostei tanto deste bolo que certamente esta será a primeira de muitas caminhas a sair da minha cozinha J

 

5 opiniões sobre “Bolo Princesa e a ervilha – para duas princesas

  1. Até estou engasgada Ana!!
    A sério!! Só tu para transformares um princesstårta numa maravilha de conto de fadas! Esta cama está tão linda que duvido que alguém a fizesse mais bonita e delicada sinceramente…
    Uma fabulosa forma de presenteares nas duas princesas da tua vida, mana e tia e uma verdadeira obra de arte para o nosso SW.
    Obrigada por mais uma prestação magnífica Ana,
    Beijinho,
    Lia

    Gostar

  2. Ohhh está tão linda!!
    Ficou adorável, e estás a ser muito exigente contigo mesma, eu acho que ficou muito, muito bonita, e super adorável.
    E concordo com a Lia, só tu para tornares este desafio num conto de fadas 🙂
    Magnífico
    Beijocas grandes

    Gostar

  3. A Lia avisou-me que iria ficar de queixo caído e não é para menos!
    Para começar porque adoro a história da Princesa e da Ervilha, e depois porque está deliciosamente encantadora esta tua proposta, Ana.
    Muitos Parabéns! Que encanto e que interessante interpretação deste clássico que tão bem conheces.
    Maravilhosa participação. Muito Obrigada!

    Bjinhos

    Gostar

  4. Este é dos bolos mais bonitos que já vi, uma delicadeza tal mesmo saída de um conto de fadas. E ainda dizes tu que não tens jeito para este tipo de trabalho (jeito não tenho eu … isso sim). Só te posso dar mesmo é os meus parabéns sinceros por tal obra, nem sei se teria coragem de cortar uma fatia.
    Beijinhos …
    Blog: Guloso qb

    Gostar

Deixe um comentário