Como já vos contei há uns anos há na minha família uma guerra velada aberta para o prémio da melhor mousse de chocolate.
Esta é uma sobremesa que não pode faltar nas nossas festas familiares e no Natal, e penso que embora a minha mana tenha tentado fazer frente à mousse de chocolate da minha tia com uns maravilhosos pudins de chocolate e caramelo, a verdade é que nada bate a riquíssima sobremesa da nossa boleira mor.
Não conheço uma pessoa que não goste de mousse de chocolate, caseira, feita a sério, com manteiga e chocolate escuro.
Penso que se há alguma variação desta sobremesa que não aprecio, é a que usa claras em castelo que eventualmente acabam por perder o ar e deixar a mousse liquida e sem graçola nenhuma.
Na Padaria há inúmeras receitas de mousse de chocolate, das mais tradicionais, à inovadora criação de Herve This que apenas usa água e chocolate, e a levíssima mousse de Heston Blumenthal, e hoje apresento-vos mais uma versão, sem ovos e sem manteiga.
A receita original é do ICKFD mas eu fiz algumas alterações e acrescentei um cheirinho a Natal.
É fácil de fazer e não correm o risco da mousse talhar ou acabar num batido, ideal para principiantes ou para que diz que não sabe cozinhar.
Mousse de chocolate de caramelo, laranja e especiarias
Ingredientes (serve 6 gulosos)
- 180 g de açúcar
- 1,5 dl +1,5 dl de natas
- 1 pitada de flor de sal
- 1 colher de café de canela
- 1 colher de café de gengibre
- raspa de 1 laranja
- 250 g de chocolate escuro
Preparação:
Piquem o chocolate em pedacinhos pequenos.
Vão precisar de dois tachinhos.
No primeiro coloquem o açúcar, no segundo as primeiras natas com as especiarias e a raspa da casca de laranja.
Levam ao lume.
Podem se quiserem mexer o açúcar porque este caramelo é feito sem água e não vai cristalizar. Quando o açúcar ganhar um tom âmbar e sentirem um leve cheiro a queimado, (leve! Não é deixarem o açúcar ficar preto e a cozinha cheia de fumo!), deitem as natas quentes sobre o caramelo, com cuidado porque vai crescer um pouco, mexam bem e misturem com o chocolate picado.
Acrescentem o sal e deixem arrefecer.
Batam entretanto as natas em chantilly e assim que o preparado de chocolate e caramelo estiver frio, envolvam as duas misturas.
Transiram para tacinhas de servir e reservem no frigorífico.
Bem, tu nem sonhas o qto eu AMO mousse de chocolate!! Tal é a paixonite que até no meu casamento a sobremesa foi uma mousse de chocolate – o catering do casamento foi feito p mim e marido, don’t ask lool – com natas em taças de chocolate branco que devia estar tão boa que desapareceu em dois segundos. É a minha receita de mousse preferida, o uso das natas mata-me, eu sou cá uma gorda que só gosto é destas coisas assim, pesadas e engordativas loool! Como deves imaginar, ao ler aqui a tua receita até os olhinhos se me brilharam todos de emoção e gula ahahahahahah!!! Mas como tem laranja, marido dizia logo q nem pensar… se lá é possivel n gostar de chocolate e laranja?? Estes góticos pah!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/
GostarGostar
Eu não digo que não gosto, mas como não sou louca por chocoalte, mousse de chocolate, nem me aquece nem me arrefece. Provo, mas não como uma taça dela (strange I know…, lol).
Já o meu marido coitado, sofre imenso com este meu pouco amor ao chocolate, pois tanto ele como os miudos, são os verdadeiros chocolate lovers e se lhes fosse a fazer a vontade, só fazia doces e sobremesas e bolos com chocolate. Mas voltando à mousse, o meu marido adora mousse de chocolate e reclama que nunca lhe faço. Este ano vou fazer e vou fazer-lhe esta tua receita, pois tem as duas coisas que ele mais ama: chcolate e caramelo!!
Pronto, está decidido, e és responsável pela felicidade dele este Natal.
Beijinhos linda,
Lia
GostarGostar