Falta tão pouco para o Natal!
Tanta excitação cá em casa não se deve já imaginam ao calendário litúrgico, mas se há famílias para as quais estes dias são especiais, são as famílias que não podem estar juntas todos os dias.
Este ano ficamos na Suécia e como já vos disse, estou a contar os dias para a chegada das meninas, e esta espera e antecipação, o sabermos de daqui a pouco já estamos juntos de novo, é para mim e para o viking uma alegria incomensurável.
Imagino que seja um sentimento que permeia todos os pais com filhos no Luxemburgo ou na Suíça, irmãos com os seus manos em Londres….
Aqui por casa os preparativos não abrandam, se não nas compras estou a arrumar gavetas (tal é o disparate), ou a escolher receitas que possa fazer com a mini da minha irmã. (A propósito disso tenho ainda de lhe ir comprar um faca, tenho medo de que se magoe com as minhas facas de chef….)
Os presentes do minha cesta de Natal para a Evelyn e algumas lembranças para amigos estão quase prontas também! Há granola, clementinas em calda, ischklad, caramelos da vaquinha, um bolo de mel que está ainda congelado, e até quinta feira espero terminar as “encomendas” e colocar tudo nas cestinhas pronto para entrega.
A sugestão de hoje é das últimas prendas caseiras que preparo. Primeiro porque quero as bolachas tao estaladiças frescas quanto possível, por outro porque este presentinho, e embora até pareça bem elaborado, se prepara em minutos.
Bolachas, queijo e compota é um dos nossos petiscos favoritos aqui em casa, e de facto as bolachinhas e o doce que estão nas fotografias já não existem (comeu-as o viking acompanhadas de um livro e chá), mas amanha faço uma nova fornada num instante depois do trabalho para a cestinha da minha sogra.
Nesta receita uso açúcar com pectina. Esta é a forma mais fácil e rápida de fazer doces caseiros e já há à venda em Portugal. Caso não encontrem este açúcar no vosso supermercado podem comprar a pectina na farmácia e mistura-la com açúcar antes de o adicionar às frutas.
Bolachas de queijo e sementes de nigella
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de queijo ralado
- 1 pitada de sal (depende um pouco do tipo de queijo que estão a utilizar)
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 150 g de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de sementes de nigella
Preparação:
Eu uso o meu processador de alimentos, mas podem também preparar a massa à mão em poucos minutos.
Comecem por aquecer o forno a 200ºC.
Misturem no processador todos os ingredientes, aos poucos vai juntado água até obterem uma massa elástica e não muito seca.
Polvilhem a vossa bancada com um pouco de farinha, ou como eu faço, estendam a massa com um rolo directamente numa folha de papel vegetal. Quanto mais fina estiver a massa, mas estaladiças vão ficar as vossas bolachas.
Cortem as bolachas com o tamanho e forma que desejarem, não precisam de as separar umas das outras antes de as colocar no forno, piquem-nas com um garfo e assem-nas durante 10 minutos ou até estarem douradinhas e estaladiças.
Para a compota de cerejas e canela
- 200 g de cerejas congeladas (ou framboesas ou morangos…)
- 150 g de açúcar para doces
- 1 pau de canela
Preparação:
Num tachinho levem a lume baixo as cerejas (directamente do congelador), misturadas com o acucar e com um pauzinho de canela.
Quando começar a ferver contem 5 minutos, desliguem o fogão e está o doce pronto! Pode ser mais rápido?
Bom, essas bolachas têm de vir para a mesa de Natal aqui por casa, mesmo. Já marquei a receita e tudo, vai ter de acontecer! Bem, nem te passa há qtos anos n passo o Natal com a minha irmã – se eu nem pessoalmente conheço o meu sobrinho mais novo!! Este ano ainda temos mais duas baixas na familia, uma por morte e a outra pq pela primeira vez o meu cunhado mai’ novo n vem cá nas festas, sniff sniff. Enfim, desde q o meu puto se divirta, isso acaba p ser o q mais me importa, eu cá se tiver comidinha boa a vinho bom já fico satisfeita loool.
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
GostarGostar