A Pastelaria · bolos e sobremesas · Cremes · Cremes, molhos, gelados e mousses · desafios receitas

O nosso grande bake off – Bolo espelho e genoise

E voltamos aos desafios do nosso grande bake off que nesta edição vos convida a fazerem um bolo espelho e um pão de ló base ao qual se chama genoise. Podem ver o episódio deste desafio do Great British bake off no Youtube, basta procurarem: Great British bake off s07e01.

dsc_0411-2

Um bolo destes vai impressionar a vossa família e amigos e garanto-vos que é muito mais fácil de preparar do que imaginam. Os elementos obrigatórios deste d14528288_10210587142655028_888532429_n-copyesafio são uma cobertura espelho e uma base de genoise. A forma, tamanho, sabores e decoração das vossas criações fica a vosso critério.

 

Podem participando com esta ou outra receita, desde que respeitem os elementos obrigatórios, deixando um link para o vosso post, ou se não têm blogues e querem participar, basta enviar-me uma mensagem com uma fotografia, no facebook ou e mail da Anasbageri. data limite é 10 de Fevereiro de 2017.

dsc_0429

Podem usar mousses em várias camadas ou apenas um bolo recheado e coberto com o mirror glaze.

Eu já fiz há uns meses um cheesecake floresta negra com este tipo de cobertura e gostámos muito aqui em casa.

dsc_0413

Para a minha primeira versão deste mês escolhi os sabores laranja, limão e matcha, com mousse de iogurte. A genoise foi também aromatizada com limão.

dsc_0415

Se querem fazer este tipo de bolos, que na verdade se chamam entremets, podem usar qualquer tipo de forma ou feitio. Não é necessário qualquer tipo de equipamento especial, caixas de plástico, copos de iogurte, caixinhas de cupcakes de silicone, tudo serve para criar as várias camadas do vosso bolo. A única coisa que têm de ter em consideração é a quantidade das mousses que vão fazer em relação à forma que escolheram.

dsc_0422

A receita que vos dou é o suficiente para uma forma com a capacidade de um litro.

Os componentes desta receita são:

  • Genoise de limão
  • Mousse de iogurte e limão
  • Curd de laranja
  • Mousse de matcha
  • Cobertura d espelho

Não saltem do navio ainda que isto não é nada complicado.

 

vejam o esquema:

screen-shot-2017-01-09-at-14-38-25

dsc_0425

Começamos com a genoise:

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 70 g de farinha
  • 70 g de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • raspa da casca de meio limão

Preparação:

Aqueçam o forno a 170C. Barrem a vossa forma e forrem-na com papel vegetal (ou salpiquem com farinha)

Batam os ovos inteiros com o açúcar em banho Maria até o açúcar derreter e a mistura começar a ganhar corpo. Tirem do lume  e batam com  a batedeira até os ovos e açúcar duplicarem de volume e obterem um creme muito fofo e esbranquiçado. Envolvam a farina peneirada e a casca de limão tentando não retirar ar à massa. Numa tigelinha misturem um pouco da massa com a manteiga derretida e deitem este preparado no resto da massa envolvendo levemente.

Passem  a mistura para a forma e levem ao forno. Cuidado que este bolo demora minutos no forno e seca muito rapidamente. Depois de cozido, desenformem e cortem o bolo ao tamanho da vossa forma onde vão montar o entremet.

Mousse de matcha:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sobremesa (rasa) de matcha
  • 1 folha de gelatina
  • 1 dl de iogurte grego
  • 1,5 dl de natas batidas em Chantilly
  • 40 g de icing sugar

Preparação:

Forrem a forma que escolheram para esta mousse com pelicula aderente

Hidratem a gelatina em agua fria.

Batam as natas com o icing sugar e a matcha.

Envolvam o iogurte no preparado.

Retirem um pouco desta mistura, e num tachinho levem-na ao lume baixo com a gelatina apenas até esta derreter.

Retirem do lume e acrescentem mais um pouco de mousse fria à mistura de gelatina para aproximar as temperaturas e evitar que se criem grumos de gelatina. Misturem os dois preparados, deitem-no na forma e levem ao congelador.

 

Curd de laranja.

Ingredientes:

Metade da minha receita de curd de laranja batoteiro

1 folha de gelatina.

Preparação:

Basta seguirem a receita e acrescentarem a folha de gelatina hidratada ao curd ainda quente. Depois é só procederem com com a mousse de matcha e congelarem o preparado numa forminha forrada com película aderente.

 

Mousse de iogurte e limão:

Ingredientes:

  • 2 folhas de gelatina
  • sumo de 1 limão
  • 2 dl de iogurte grego
  • 3,5 dl de natas batidas
  • 70 g de icing sugar

Preparação:

Forrem o fundo da caixa ou forma que vão usar com papel vegetal.

Hidratem a gelatina.

Batam as natas com o icing sugar em misturem o iogurte. Levem as folhas de gelatina ao lume com o sumo de limão até derreter. Temperem esta mistura com um pouco da mousse e envolvam tudo cuidadosamente.

Cobertura de espelho:

Ingredientes:

Metade desta receita com um pouco de corante alimentar verde. (eu não quis usar a matcha porque tive medo que se notasse o pó.)

Montagem:

Deitem um pouco da mousse de limão no fundo da vossa forma, vão alternando as várias mousses e terminem com a genoise.

Levem ao congelador. Desenformem o entremet passando uma faca quente pelas paredes da forma. Não se esqueçam de tirar o papel vegetal. Equilibrem o vosso bolo por cima por exemplo de dois copos e deitem por cima a cobertura espelho. Alisem a parte de baixo com uma faca. Transfiram para o prato de servir decorem a vosso gosto e sirvam.

15 opiniões sobre “O nosso grande bake off – Bolo espelho e genoise

  1. Olá minha linda!
    À primeira vista nem parece muito difícil de executar, tem é vários elementos. Por isso acho que deve ser é mais demorado que complicado….
    A ver se é desta que me organizo e consigo participar no teu grande bake off!

    Um beijinho enorme
    Marta

    Gostar

  2. Ai Ana,
    primeiro fiquei cheia de pena por não ter feito as bolachas de gengibre (acho que não me atreveria a fazer a casinha…, mas a tua e a da Lia ficaram maravilhosas), agora lanças este desafio e eu fico aqui a tremer, primeiro porque ando com uma vontade imensa de começar a utilizar matcha em receitas, depois porque todas as camadas me parecem fabulosas, mas há a questão da minha vesicula que este ano começou a dar-me chatices novamente (seria mais um desafio para substituir ingredientes) e essa camada de espelho, ai menina, que parece tão dificil….
    Beijinhos
    Carla

    Gostar

    1. Carla, é tao fácil! Problemas da vesicula soa causados por gordura? Nao te preocupes se preferires saltar este desafio, Carla, a sério. Mas se te apetecer tentar a cobertura (eu via os filmes no facebook do liquido a escorrer sobre sobremesas e pensava “eu nunca vou ser capaz de faer isto”, mas olha que nao custa nada) até podes usar um iogurte zero por cento gordura congelado! (ok há gordura na cobertura, mas é só uma tirinha.. =D ) Muitos beijinhos e um bom ano para ti 🙂

      Gostar

  3. Ana querida,
    Já sabes que cá estarei. Nunca fiz cobertura espelho, mas sabes bem que medo de falhar é coisa que não me assusta e embora o meu não vá ficar tão lindo como o teu, vou fazer, claro!
    Não podias ter escolhido melhores sabores. Amo citrinos como sabes e este teu espelho está de babar.
    Beijinhos e até já…,
    Lia

    Gostar

  4. Ana, só lhe queria revelar q desde q vi este post fiquei : “WOOOOW que lindo!”
    Até ponderei em participar, mas não prometo nada… Nunca fiz glaçage miroir.
    A vantagem é q se pode ir experimentando, até 10 Fev 😉
    Vamos ver como corre, agora tenho de fazer uma lista de compras.
    Desejo-lhe uma óptima semana fresquinha.

    Liked by 1 person

  5. E agora que vi qual o desafio deste mês confesso que tremi um pouco. Não pelos vários componentes porque isso faz-se bem, mas sim pela cobertura em si. Sempre que as vejo fico feita parva a admirar mas não sei se conseguirei fazer. Mas como é um desafio às minhas capacidades, conta comigo (se não houver nenhum imprevisto no final do mês). Parabéns pelo desafio … e que desafio 🙂

    Gostar

  6. Ana como sempre um prazer visitar a Padaria. Uma pergunta, não percebi bem a montagem do bolo.
    ” Deitem um pouco da mousse de limão no fundo da vossa forma, vão alternando as várias mousses e terminem com a genoise.”
    No esquema, só vejo uma camada de cada mousse e a de limão a envolver tudo.
    Pode pormenorizar um pouco? É que a família exigiu esta sobremesa para o almoço de Domingo.
    Obrigada

    Gostar

    1. Desculpe, só agora pude vir ao blogue….. Eu comecei com um acamada ao tamanho da forma toda, de mousse de limão, gelei. Depois coloquei uma mousse de outro sabor por cima ao centro. Enchi as laterais e o topo com mousse de limao, gelei. depois outro sabor… É mesmo como diz, uma camada de cada sabor e alternado e tudo à volta a mousse de limão 🙂 Um beijinho e boa sorte 🙂

      Gostar

      1. Obrigada Ana, domingo já satisfaço os desejos da neta mais velha, que adora ver comigo o seu blog.
        Parabéns pela nova cozinha e muitas experiências, para nós aproveitarmos as sempre fantásticas receitas aqui postadas.

        Gostar

  7. Ana, eu tentei … juro que tentei, mas a cobertura foi uma desgraça total. Eu sei que o erro foi meu por me ter apressado mas de sabor estava óptima. Como o desafio era conseguir uma genoise e uma cobertura espelho perfeitas, a segunda não ficou nem de perto conseguida porque escorreu. Por isso até estou com vergonha de deixar aqui o meu entremet mas pronto, como de sabor estava delicioso, valeu pela tentativa e mais tarde volto a tentar a cobertura espelho porque ficam tão giras 🙂
    gulosoqb.blogspot.pt/2017/02/entremet-de-chocolate-e-framboesa.html

    Gostar

Deixe um comentário