Chegou a época das semlor, no restaurante já perdi a conta à quantidade destes bolinhos que fiz ou recheei. E todos ao chegar o tempo do Carnaval, parece que toda a Suécia se enche de semlor, há sabores e tamanhos diferentes, fotografias sem fim no Instagram.
Este ano a semla da Padaria Petrus em Estocolmo onde o Paulo trabalha, recebeu um enorme elogio de um dos mais respeitados chefs suecos, eu gostava de a ter provado, mas nem por uma deliciosa semla me arrastaria para a capital em fevereiro!
Se é a primeira vez que visitam a Anasbageri e querem saber mais sobre este doce tradicional sueco e as diferentes versões que tenho feito ao longo dos anos, espreitem estes posts:
Semlor – Bolos de Carnaval Suecos
Semlor de Chocolate e polkagris /Chocolate & polkagris semlor BBD # 47
Carnaval na Suécia – as semlor estão a chegar e eu preciso da vossa ajuda!
Semlor 2015 – o primeiro dos sabores escolhidos pelos meus fregueses
Tjejsemlor – as parvas das feministas, e um lanche cor-de-rosa para todos.
Uma das tendências deste ano é a grande semla, um bolinho feito bolo para partilhar e comer à fatia. E é essa a sugestão de hoje, uma mega semla, recheada com a tradicional massa de amêndoa e chantilly e aromatizada com limão, quem pode resistir?
Ingredientes: (1 semla serve 4 a 6)
- 50 gramas de margarina ou manteiga
- 1,5 decilitros de leite
- 25 gramas de fermento de padeiro fresco ( ou um pacotinho do fermento seco)
- ½ colher de chá de sal
- 60 gramas de açúcar
- 300 gramas de farinha
- 1/2 ovo
- ½ colher de chá de fermento em pó
Para pincelar
- 1 ovo
Recheio:
- 150 gramas de massa de amêndoa (vejam aqui)
- Umas gotas de leite ou natas
- miolo da semla
- raspa de casca de meio limao
- 2 colheres de sopa de lemon curd
Recheio: (alternativa)
Decoração:
2 decilitros de natas em batidas com um pouco de icing sugar
Icing sugar para polvilhar
Preparação:
Se vão fazer a massa com uma batedeira, usem a pá “gancho”, de outra forma, arregacem as mangas, vai haver muito que amassar, pensem nas calorias que vão gastar e força!
Derretam a manteiga juntamente com o leite, deixem arrefecer e dissolvam neste líquido o fermento.
Numa tigela grande misturem o ovo, o açúcar, o sal e o preparado anterior. Aos poucos juntem a farinha misturada com o fermento em pó. Amassem bem, até a massa estar elástica e a despegar-se das vossas mãos ou das pás da batedeira.
Deixem descansar durante 30 minutos ou até a massa duplicar de volume.
Liguem o forno a 225ºC.
Forrem um tabuleiro com papel vegetal.
Voltem a amassar bem a massa e formem com ela um bolo, quase como se estivessem a fazer pao.. Coloquem a semla no tabuleiro, pincelem com ovo batido e levem a forno até estar dourada e cozida (15 a 20 minutos).
Deixem arrefecer um pouco e cortem o topo da semla e com uma coljerzinha esfaziem o miolo do bolo.
O recheio
Batam a massa de amêndoa com umas gotas de natas, juntem o miolo que retiraram da semla, a raspa da casca de limao e o lemon curd.. Recheiem a semla com esta mistura.
Por cima coloquem o Chantilly, voltem a tapar com o chapeuzinho, e polvilhem com o icing sugar antes de servir.
Podes mandar cá para casa que eu não me chateio nem um pouco, pá!!! Bom, isso das cataratas deixa-me espantada, sempre pensei que era uma operação a modos que rápida e muito eficaz, caramba, deve ser mesmo muito frustrante – eu nem sei como me sentiria, sem conseguir ler em condições, nem escrever, passava-me da marmita, por isso imagino q te passes tb um bocado. Espero que fiques com esse problema resolvido de vez, e olha, de facto és uma das pessoas que eu gostava MESMO q lesse os meus vampiros pq só p acaso gostamos de vampiros as duas e Anne Rice, lol!!! Mas quando te aguentares á bomboca, claro, nada de andares aí a esforçar a vista á doida.
http://bloglairdutemps.blogspot.pt
GostarGostar
Eu não resistiria a esta versão garanto!!
À fatia e com limão???Totalmente a minha cara…
Já me ri com este post, pois fazes menção “link” ao post das “parvas das feministas” e é um post teu de que me lembro tão bem e que adorei…
Bom, mas já agora e antes que me esqueça de novo, obrigada de coração pelos teus miminhos lindos e que adorei de paixão.
Tenho de fazer o pão e as especiarias, a Ruth publicou aquele brioche com elas e eu estou em pulgas para o reproduzir…
Beijinhos linda,
Lia
GostarGostar