A minha vida na Suécia

Ahoy! – Update e um olho novo

Se me seguem mais ou menos assiduamente, notaram certamente que a padaria e a página do facebook da Anasbageri estiveram paradas nas últimas duas semanas.

Eu podia ter vindo aqui deixado uma linha, contar-vos que estava a tratar de um grande projecto, ou que ia de férias, mas a razão é bem menos glamorosa.

Descobri há uns anos que tinha,  para acrescentar à lista de problemas com os meus olhos, cataratas. O olho direito foi imediatamente operado, no hospital de Lund, com anestesia geral, quarto particular, o viking sempre comigo, tratamento cinco estrelas, e isto num hospital público.

O olho esquerdo piorou nos últimos meses terrivelmente. Admito que foi com muita dificuldade e frustração que consegui continuar com a padaria. Em Fevereiro marquei uma consulta com o meu “optician” (não sei como se diz em português). Aqui vamos sempre a estes técnicos que fazem o primeiro exame e só depois somos enviados para um oftalmologista.

Uns dias depois recebi uma carta do hospital para me informarem de que o meu processo já estava a decorrer e que desde esse momemto teria a garantia de ser operada nos próximos três meses. Eu queria ser operada em Lund, a dormir, e já sabia que por isso teria de esperar mais um pouco.

Fui chamada para a primeira consulta, para se decidir o tipo de lente e onde faria a operação no inicio de Março. Eu falei com o médico, enchi-me de coragem e escolhi fazer a operação acordada em Malmö. Fui operada uma semana depois.

Pediram-me para estar no hospital às 7.30 am. Deram-me uns calmantes, umas gotinhas para as dores. Antes de entrar para a operação, o médico veio para conversar comigo, (toda a gente se trata por “tu” aqui), às 9.30 am já estava a caminho da farmácia para levantar umas gotas que vou usar nas próximas semanas. Estou em casa, ainda tenho dores e dificuldade com a luz, estou ao computador de óculos escuros, não trabalho esta semana porque não posso fazer esforços, nem, para vos dizer a verdade, vejo grande coisa.

E é isto meus amigos, antes da operação andei um pânico a tentar deixar tudo em ordem no restaurante, e agora estou ainda meio cegueta, mas esta semana já publico a minha participação no desafio da Lia, e até ao fim do mês haverá uma receita com limões para a Marta.

Vou também alargar  a data  do nosso grande bake off até 31 de Março.

Desculpem-me por não ter respondido aos vossos comentários e mensagens, ou agradecido as vossas participações, faço o que posso J

(Se alguém quiser saber em detalhe como decorre uma operação às cataratas, o que se sente, e as dores, o que se vê ou não, e mais pormenores mais ou menos mórbidos, contactam-me por e mail,  conto-vos tudo.)

14 opiniões sobre “Ahoy! – Update e um olho novo

  1. Olá padeirinha linda,
    É mais do que óbvio que a tua ausência foi Notada, e apercebi-me pelo Facebook que terias entretanto sido operada… tenho de confessar que não fiquei muito alarmada com a tua ausência porque tinha a sensação que a operação às cataratas hoje em dia já era uma coisa muito tranquila e sem grandes razões para receios. Com alguns cuidados e tempo de recuperação, mas nada de muito grave. Pelos vistos estava enganada…e não sabia que era tão penoso, e que tinhas tanto receio. Sorry. Podia ter-te dado uma palavrinha de conforto…
    As rápidas melhoras minha querida.
    Um beijo enorme
    Marta

    Gostar

    1. Obrigada Marta! é uma operacao fácil, mas eu tenho imensos problemas nos olhos, esta já é a minha quarta operação… e eu tenho mt mt medo de médicos… mas correu super bem, mais uma vez obrigada pelo cuidado. =D

      Gostar

  2. Bem, ainda bem q correu bem, espero que agora seja só mm uma questão de repouso e do olho sarar por si o que lhe falta, para q regresses em força. Confesso q estive um nadita preocupada pq desapareceste assim p imenso tempo, e ainda considerei enviar PM mas n quis abusar lol. N vou pedir pormenores pq tal como tu tenho pavoooooor de médicos, mas fico mm feliz de saber q já estás em casa e a cuidar de ti. Beijocas

    Gostar

  3. Olá Ana, desejo que recupere bem e se possível rapidamente. Já operei os dois olhos com intervalo de duas semanas e foi relativamente rápido. A anestesia foi local, bem acordada, e foi um tanto desagradável porque os olhos têm de manter-se sempre abertos, recebendo continuamente um líquido (soro?) pois não podem secar. Vêem-se luzes de todas as cores, parece que estamos a ver a íris em tamanho gigante. E depois, durante 15 dias, foram gotas de 3 tipos de duas em duas horas. E cá estou ok. E deixei de usar óculos para a miopia.
    Beijinho e aproveite para descansar.

    Gostar

    1. Mozi, esta já é a minha quarta operação… Será que é desta que deixo os óculos e as lentes de contacto? Fez as suas operações com laser ou trocou a lente? beijinhos e boa semana

      Gostar

  4. Olá Ana, também estranhei a ausência mas pensei que fosse o excesso de trabalho.
    Ainda bem que não foi nada de grave e que correu tudo bem 😉
    Desejo uma recuperação rápida e bom descanso!
    Bj

    Gostar

  5. Olá! Espero que a recuperação continue a correr bem e que em breve tenhamos mais “histórias” e receitas para ler :). Rápidas melhoras.
    Beijinhos

    Gostar

  6. Minha querida,
    Nada de glamoroso mas é bom ter notícias tuas!!
    Eu já estranhava sim, pois recebo a newsletter que há muito não chegava. “A Ana deve andar ocupadíssima no restauante”, pensei eu…
    Só espero que recuperes brevemente e que possas ver tudo a dobrar muito brevemente minha querida.
    As melhoras e votos de excelente recuperação. Sim, fazes o que podes e olha, com a vida atarefada que tens, fazes muito!!!
    Um grande beijinho,
    Lia

    Gostar

Deixe um comentário