A Pastelaria · bolos e sobremesas · desafios receitas

Bolo Battenberg de chocolate e menta

Para esta edição do Sweet world a Lia convidou-nos a preparar um clássico: O bolo Battenberg! Vi pela primeira vez este bolo na primeira edição do Great British Bake off, e desde essa altura que tenho sonhado com este pequeno, colorido e delicado bolo xadrez.

DSC_1164

O bolo xadrez é o um dos favoritos do meu mano Pedro e vivia eu ainda em Portugal, fiz uma vez para o seu aniversário, um gigantesco bolo aos quadradinhos de chocolate e baunilha.

DSC_1157

Não é, admito com vergonha, a primeira vez que tento fazer o bolo battenberg, mas a verdade é que os paralelepípedos  acabaram sempre tao irregulares que nunca tive coragem de montar o bolo.

Nesta tentativa aconteceu o mesmo, e eu que como sabem sou uma lástima em trabalhos manuais, aparei daqui, aparei dali, por pouco ficava sem bolo.

O original battenberg é cor de rosa e amarelinho e coberto de maçapão, mas como sempre nesta padaria fiz um bolo um pouco diferente. Se querem seguir a receita à risca e fazer o maçapão vejam receita no blogue da Lia.

DSC_1163

A minha inspiração foram os chocolatinhos after eight, que foram criados no Reino Unido em 1952. Embora ache o chocolate um pouco doce demais, adoro estas medalhinhas quadradas recheadas de menta. Parece-me que os after eight saíram um pouco de moda, mas chocolate e menta são uma combinação clássica que reproduzi  na minha versão do bolo battenberg.

DSC_1166

À exceção da parte de cortar o bolo, que para a maioria dos humanos é bem fácil, esta receita não tem grandes complicações, e fica bem bonita.

Eu dividi a massa em dois, e cozi um bolo de cada vez numa forminha pequena de bolo inglês, mas podem dividir uma forma quadrada ao meio com a ajuda de um cartão forrado a papel de alumínio e cozer os dois bolos ao mesmo tempo.

DSC_1167

O recheio tradicional deste bolo é doce de alperce, que eu claro substitui por geleia de menta (partilho a receita brevemente).

Bolo Battenberg de chocolate e menta

Ingredientes:

Para o bolo:

  • 200 g de açúcar
  • 200 g de manteiga amolecida
  • 4 ovos
  • 180 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó

para o bolo de chocolate:

  • 2 colheres de sopa de cacau em pó dissolvidas em
  • 1 dl de café forte

 

Para o bolo de menta:

  • Extracto de hortelã-pimenta (comprei no waitrose)
  • Corante alimentar verde em gel

 

Para rechear:

  • Geleia de menta

Para cobrir e decorar

  • 200 g de chocolate
  • Menta fresca
  • Chocolatinhos after eight

 

Preparação:

O bolo:

Aqueçam o forno a 165 C  (com ventoinha), barrem a forma com manteiga.

Batam a manteiga com açúcar até oberem um creme fofo e claro. Juntem alternadamente e sem bater muito a farinha peneirada com o fermento e os ovos um a um.

Dividam a massa em duas porções  iguais. A uma parte acrescentem a hortelã-pimenta e o gel de cor, a outra o café e cacau.

Levem o bolo ao forno uma cor de cada vez se estão a usar uma forma de bolo inglês, ou os dois na forma quadrada, durante aproximadamente 20 a 25 minutos.

Depois de frios, aparem os bolos, e cortem cada um em dois paralelepípedos. Montem o bolo colado cada uma das partes com geleia de menta.

Cubram o bolo com o chocolate derretido, decorem com folhinhas de menta e after eight e guardem no frigorífico até servir.

5 opiniões sobre “Bolo Battenberg de chocolate e menta

  1. O problema do Battenberg para mim é precisamente o raio do maçapão, que eu detestoooooo, até fico com dores de dentes só de pensar. Já os after eight, ui, o que eu era viciada nisso, nem te passa! Aliás,há mtos anos atrás, no auge da adolescência, eu q sou alérgica a chocolate, houve uma altura em que comi tantos after eight, mas tantos que fiquei com as costas cheias de pustulas, nem conseguia usar soutien pq as alças e a parte de trás me magoavam as pustulas, foi um horror. Bom, ao menos safou-se a cara lol, mas nunca mais enfardei chocolate assim á perdição! Este Battenberg eu comia, a cobertura de chocolate está mesmo de delirio, super crocante, e sim, menta e chocolate é só tudo de bom.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. Ana,
    Surpreendes sempre, e pela positiva, minha linda!!
    É a Chef em ti. Always thinking outside the box… e eu… adoro!!!
    Olha, vou confessar que o after eight é o meu chocolate preferido desde miúda.
    Essa combinação de chocolate e menta, sempre exerceu um poder fenomenal em mim e ainda hoje, a par com os Rafaello (coco), são os meus preferidos.
    Devoro caixas de ambos, se as tiver á frente!
    AMEI a tua versão do battenberg, de paixão e muito, muito obrigada minha querida, pois mesmo com as complicações e a tua cirurgia ao olho, ainda arranjaste tempo para este bolo lindo e para o post.
    Muito obrigada de coração Ana!!! Adoro-te!!
    Um beijinho grande e votos de melhoras rápidas,
    Lia

    Gostar

  3. Olá Ana,
    Amei o teu Battenberg! A combinação de sabores é extraordinária, e visualmente fica lindo. Também gostei muito do pormenor da cobertura de chocolate!
    Espero que estejas melhor 🖒
    Beijinho enorme
    Marta

    Gostar

  4. Bem , Ana, este teu Batten só materializa alguns dos sabores favoritos cá por casa (principalmente do “Manel”). Seria a loucura essa versão por cá, e por isso tenho de a guardar.
    Ficou lindo, diferente e super super expressivo. Além de facilmente conseguirmos imaginar como é delicioso.
    Lindo Battenberg!
    Muito Obrigada mais uma vez.

    Bjinhos

    Gostar

Deixe um comentário