A minha vida na Suécia · Ana - cozinheira

Assim se passam os dias, ou a cozinha que não se vê no masterchef.

Há imenso tempo que não vos conto novidades do restaurante e do trabalho, e acreditem que não é por faltarem noticias.A verdade é que para a nossa brigada e para todos os empregados do hotel tem sido quase impossível acompanhar as mudanças no nosso pequeno palácio.

Há um mês mudámos de director, é o quarto que conheço desde que vim trabalhar aqui. Há duas semanas fomos informados que a gerente da parte de frente da casa e bebidas também se ia embora, (serviço sem gerente pela sexta vez em três anos e meio) e esta semana também fez a maleta a sub gerente do hotel.Em meia dúzia de palavras é isto. Caos.

Na cozinha há um menu novo para a noite, e um conceito novo para a almoço. Mais saladas, sobremesas e snacks vegans ou raw.

IMG_0019.jpg
Domingo à tarde é dia de testar o novo menu e escolher os vinhos para a o acompanhar
IMG_0018.jpg
Molejas panadas com macâs e aipo

Como sempre eu sou a única minimamente interessada em comida que não seja bifes grelhados e claro está que  fiquei encarregue das coisas novas.

Estou verdadeiramente cansada e com demasiadas coisas para fazer todos os dias, todos os dias. Sabemos todos que a vida numa cozinha profissional não é um programa do masterchef, mas sempre lá há um dia mais calmo no qual podemos organizar alguma coisa, limpar ou arrumar gavetas.

Para bem do hotel, e para o  nosso mal, as últimas semanas, talvez desde Abril para ser honesta, tem sido sem parar, dia após dia, semana depois de semana. Há alturas que não sei que dia é, em que mês estamos….

18251900_278359162622505_3627959794054201344_n.jpg
Mas lembrei-me de festejar o dia da Guerra das Estrelas com uma Millenium Falcon de chocolate. Só eu e o HC sabemos, em todo o hotel o que é esta nave… é triste…

A equipa de pequeno almoço está presa por linhas. Uma das meninas do serviço demitiu-se outra está doente há duas semanas. O chef que trabalha nas minhas folgas também bateu com a porta.

IMG_0118.jpg

IMG_0119.jpg
Os nossos hóspedes sao os mais satisfeitos  com o serviço e simpatia do pessoal de entre todos os hotéis da cadeia no sul da Suécia e cada vez que sai a página dos resultados eu faço um bolo para o pessoal. Este feito em cinco minutos está coberto de cream cheese e recheado com mousse de cerejas e menta.

Ontem a loucura atingiu mais um ponto máximo. Terça-feira tinha eu perguntado ao HC se ele podia estar na cozinha na quinta-feira (ontem), porque o hotel estava cheio, tínhamos muitas conferências o dia todo e muitas marcações para almoço. “Ah sim claro, estou aqui para vos ajudar”

Não esteve. Ontem a meio do serviço, com o restaurante a estoirar de gente, e o director no hotel, acabaram as proteínas.

Como aconteceu isto? Não sei, eu estava histérica a tentar fazer um lanche com sete sobremesas diferentes para 50 pessoas em menos de uma hora porque tinha de acabar mais cedo para ir ao médico.

IMG_0117.jpg
Sobremesa de almoco: mousse de cerejas com crumble de sementes pretas de sesamo.

Fui chamar o HC ao escritório, estava todo descontraído ao telefone…. ninguém imagina a loucura. O HC e o  meu colega a tentar fritar frango com as meninas do serviço à espera para poderem levar a comida. O Director enfiado na cozinha a dar sugestões, e a dizer que talvez se pudessem entreter os clientes com sopa e saladas…. o HD   esteve a segundos de o atirar para a fritadeira.

 

IMG_0116.jpg
Sobremesa de almoço: pannacotta de maracujá com salsa de menta, chilo e ananás

Ontem depois deste caos, que eu abandonei a meio para ir ao medico, ainda vim para casa planear a semana que vem.

E agora as boas notícias J O meu olhinho novo está a recuperar bem! Antes de ser operada só já via 16% e agora estou quase nos 70!

Esta quarta feita fomos ao cinema ver o primeiro Alien, em grande! E para a semana estreia o Alien Covenant! (já temos bilhetes? Claro! Como é que eu quarta-feira venho do trabalho, faço a mala, vou ao cinema, volto para casa, acordo à quatro da manha e vou trabalhar não sei…logo se verá 🙂 )

Estou hoje de folga forcada, porque até já não volto a ter outro dia livre até quinta-feira quando vamos para umas pequenas férias. O viking vai apanhar-me ao hotel depois do meu turno, nem venho a casa  tomar banho!

Tenho receitas para publicar e saudades vossas, mas preferi vir deixar-vos antes este pequeno update.

Um abraço para todos e bom fim de semana!

2 opiniões sobre “Assim se passam os dias, ou a cozinha que não se vê no masterchef.

Deixe um comentário