Com Junho começa a época de Verão no Hotel. Há mais hóspedes, famílias, crianças aos gritos e a meter os dedos na comida dos buffets. Neste país não se contraria uma criança. “Queres ir brincar para as escadas, vai” “Queres ir correr para o corredor de serviço sujeito a levares com um tabuleiro quente cheio de bacon pela cabeça? É por ali.” O que os pais não querem é ser incomodados enquanto comem, e as meninas do pequeno almoço, começam por estes dias a dobrar como amas.
Falo um pouco sem saber dirão vocês, mas imagino por vezes em que tipo de adultos se tornarão estas crianças. A minha sobrinha é ainda “pipinha”, faz as suas birras, aborrece-se quando estamos todos a conversar numa língua que ela não entende, mas não lhe passa pela cabeça sair do quarto de hotel em pijama e descalça sem lavar sequer a cara. (nem a minha mana permitiria tal coisa.)
Quando eu era miúda estava proibida de responder “não”, aos meus pais, nestes dias são os progenitores que não podem recusar seja o que for aos meninos. (A alguns meninos ok, bem sei que ainda há pais que são pais, não companheiros de brincadeira.)
Só há, sabemos todos, uma maneira de manter estas famílias caladas, algumas delas, pelo menos, é dar-lhes comida, muita. Waffles, bacon, panquecas, ovos…e nutella.
A nutella tem sido no nosso hotel uma dor de cabeça. Este creme de avelas e o foie gras são dois dos produtos que vão contra os princípios do grupo scandic e que por isso estamos proibidos de servir. A Nutella por causa do óleo de palma, e o foie gras pela forma como é feito.
Há hotéis que já começaram a servir nutella directamente dos frascos, e eu imagino que chegando a Julho, quando num hotel tao pequeno como o nosso com pouco mais de cem quartos, servimos diariamente o pequeno almoço a 250 hospedes esfomeados, acabemos por deitar os bons princípios às urtigas, e nos rendamos aos baldes de nutella. Mas por enquanto fazemos o nosso próprio creme de avelas.
Dá mais trabalho e custa cinco vezes mais dinheiro só nos ingredientes, mas é infinitamente melhor. Esta é a receita que uso no restaurante e em casa e que partilho hoje convosco. É muito menos doce do que as outras receitas que experimentei, e como não tem leite nem manteiga pode ser conservado fora do frigorífico.
A Ferrero tem vindo a usar óleo de palma que não contribui para a desflorestacao do planeta, mas a quantidade de açúcar é enorme quando comparada com os míseros 13% de avelãs!
Nesta receita eu uso um pouco mais de óleo de nozes (não encontrei de avelãs) para ajudar a emulsificar o creme, mas em casa, e mesmo com um processador forte ou uma thermomixer, nunca vão conseguir fazer uma nutella tão macia como a industrial.
Creme de avelãs caseiro
Ingredientes:
- 150 g de chocolate amargo
- 300 g de avelâs
- 2 colheres de sopa de extracto de baunilha
- 3 colheres de sopa de óleo de avelâs
- 60 g de icing sugar
- 1 colher de café de sal
- 0.5 dl de água
Preparação passo a passo.
- Num processador de alimentos misturem as avelas tostadas e sem pele e icing sugar, processem até obterem uma massa que se parece com areia molhada.
- Misturem metade do oleo, a água e a baunilha e voltem a processar
Processem até a pasta se tornar num creme.
- Derretam o chocolate, podem usar o micro ondas 30 segundos de cada vez.
- misturem o chocolate ao creme de avelas. Processem durante um minuto. Acrescentem o restante óleo e voltem a processar mais um minuto. Guardem em frascos fora do frigorífico.
Adoro creme de avelãs mas não gosto da Nutella pq sabe sempre esquisio e é demasiado doce. deve ser do óleo de palma q me sabe esquisito, mas é coisa q raras vezes compro, talvez compre um frasquinho – de marca branca, normalmente – durante as férias de Verão em que me dou a luxos e a pecados q evito o resto do ano. Fiz uma vez em casa mas carambas, saiu tão caro q n voltei a repetir looool!!
Isso dos filhos, ui tem tt q se lhe diga. Eu acho-me sempre a pior mãe do mundo, o meu filho comigo é rebelde, respondão, belicoso, teimoso q nem uma porta, temos zangas enormes de cinco minutos – depois desse tempo já ambos nos esquecemos de q estavamos chateados um com o outro – e eu acho sempre q estou a fazer dele um fdp dum péssimo ser humano. Depois ele vai á escola, ou a festas dos amigos, ou a outro tipo qq de actividades em q está c outras pessoas q n eu e toda a gente me vem dar os parabéns a dizer q o meu miúdo é super educado, de uma delicadeza e cordialidade fora de comum na idade dele, uma criancinha quase que perfeita e eu penso sempre: quem é a criança q tomou o lugar do meu filho nestes sitios, pq eu de certeza q n o conheço… ser mãe ou pai é do caneco, é sem dúvida a coisa mais desgastante e mais dificil q já fiz na vida, só de pensar na adolescência tremoooo. Mas depois lá vem o puto ter comigo, assim do nada, abraça-me, enche-me de beijinhos e diz adoro-te mãe, e eu penso q ele é a pessoa mais maravilhosa que já conheci na vida. Complicado.
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/
GostarGostar