A Pastelaria · bolos e sobremesas · livros · Natal · vegan

Arroz doce brulee – e vegan

Como vos conto por vezes muito raramente faço sobremesas com arroz em casa. O viking acha o conceito de misturar arroz com açúcar estranho e recusa-se por hábito a tocar nestes doces.Mas eu adoro arroz doce, nao todos, não todas as receitas. O arroz doce da minha farmor, feito sem ovos e com muita canela.

DSC_0069

É verdade e admito sem vergonha que não passo sem um pacote ou lata de farinha custard em casa. Chegam a durar anos, por vezes passam do prazo e tenho de as deitar fora, mas gosto do conforto de saber que posso a qualquer momento fazer um pratinho de arroz doce só para mim.

DSC_0076

Desta sobremesa já vos falei há uns anos acerca de Isabel Allende e da piscina de arroz doce, mas a minha versao de 2017 é ainda melhor. Primeiro porque substitui o leite de vaca por “leite” de amendoas, o que torna a receita vegana. Mas o que faz este arroz doce ainda mais especial é o facto de combinar duas sobremesas obrigatórias nos nossos natais: arroz doce e leite creme queimado. Sim meus amigos, este arroz doce é brulee.

DSC_0068

DSC_0074

Se nao sao adeptos da opção vegan, podem claro substituir o “leite” vegetal por leite de vaca. Mais uma vez aconselho-vos a usarem um queimador “a sério”, os pequenitos que se vendem em casa de utilidades domésticas são caros e mais vale queimar as vossas sobremesas com um isqueiro. Comprem um queimador grande, daqueles que os canalizadores usam para soldar, mais baratos e queimam como um Rammstein. Vejam aqui. 

DSC_0075

Arroz doce brulee

Ingredientes:

  • 1 litro de leite de amêndoas
  • 115 gramas de arroz
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha
  • Casca de limão
  • 1 pau de canela
  • 120 gramas de açúcar
  • 2 colheres de sopa de Custarda (dissolvida num pouco de leite)
  • Açúcar para queimar

Preparação:

Levem ao lume o leite, o pau de canela, a casca de limão e o  açúcar. Deixem levantar fervura, adicionem o arroz e cozam em lume brando durante aproximadamente meia hora. Acrescentem a  custarda e a baunilha e cozam durante mais alguns minutos. mexendo sempre.

Retirem o pau de canela e a casca de limão, deitem o arroz em pires ou tigelinhas pequenas, cubaram-nas com película aderente em contacto e deixem arrefecer bem.

Antes de servir polvilhem com açúcar e queimem a vosso gosto.

 

4 opiniões sobre “Arroz doce brulee – e vegan

  1. Olá Ana,
    eu acho que há é poucas receitas de arroz doce que eu não goste… bom pelo menos as que tenho provado até agora..também sei que há muitas receitas que deixam muito a desejar, mas felizmente tenho tido a sorte de provar sempre receitas que me agradaram. Confesso que aquelas que têm as gemas me agradam bem mais, mas também gosto de algumas versões alternativas. Já fiz uma com leite de amêndoa e gostei bastante. Com brulee é que nunca provei! e parece-me bem 🙂
    Beijinhos
    Marta

    Gostar

  2. Já eu abomino arroz doce. O leite creme venha ele, mas arroz doce nem cheira-lo. NO entanto é daqueles doces que me lembra o Natal da minha infância com uma imensa nostalgia, pq n podia faltar. A minha irmã adora arroz doce, e se á mesa por uma lado TINHA de haver mousse de chocolate – pq a je é viciada em mousse de chocolate – tb tinha de haver um tigelão de arroz doce com canela que os meus pais mal chegavam a cheirar, já que a senhora dona minha irmã devorava como doida. Enquanto eu dava na mousse, eu q até nem tenho alergia ao chocolate nem nada… enfim, eram uns Natais engraçados, uma x fui parar ás urgências do centro de saúde pq toda eu era borbulhas em bolha pela cara, pelas costas, braços e peito com o excesso de chocolate que ingeri nessas férias de Natal. Sabia que me fazia mal, sabia que n podia exagerar, mas aos 15, 16 a malta quer lá saber das consequências…

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  3. Não acredito, a sério não acredito…
    Preciso mesmo de perguntar:
    – Oh Ana, Arroz doce brûlée?
    Como é que vou fazer?
    Este fim d semana, a experiência culinária cá de casa foi de Arroz doce c/ Lavanda 😉
    E agora venho passear aqui pela padaria e deparo-me com este cenário…
    Que chatice, agora temos de experimentar também!
    Obrigado pela receita!
    Bjs

    Gostar

  4. Querida Ana,
    Eu sou como tu, gosto de arroz doce mas até hoje, só um me convence e adoro, pela sua cremosidade, o da minha cunhada Isabel.
    Também como tu, tenho sempre uma caixa de Custard em casa e aliás, enquanto escrevo, lembrei-me que já deve estar totalmente fora de prazo, lol.
    Quanto ao queimador, eu por acaso tenho um desses pequeninos de cozinha, mas devo dizer-te que estou super feliz com ele, pois nunca me falhou até hoje e queima maravilhosamente. Mas sim, são caros…
    Creme brulee é uma das (se não a!) minhas sobremesas preferidas e posso garantir-te que este teu arroz doce vai para a minha lista dos “a testar soon” e também me agrada a ideia de o experimentar na versão vegan.
    Beijinho e até já,
    Lia

    Liked by 1 person

Deixe um comentário