Pirâmides! Esta criação de chocolate, com uma cobertura crocante, e uma nuvenzinha de chantilly no topo, já nasceu amaldiçoada por uma qualquer múmia. É que de facto o bolo a que chamamos pirâmide tem a forma de um cone.
Ainda miúda e ja adorava este bolo. “Não escolhas as pirâmides que são feitas com os restos de bolos” advertia-me a minha mãe. E eu criança impressionável, imaginava os empregados da pastelaria a recolher as migalhas dos pratos dos clientes para as transformarem neste bolo.
A Pirâmide, feita com aparas de bolos ( por vezes até aparecia perdida na massa um frutinha cristalizada ou frutos secos), é a trisavó do muito em voga cakepop, mas não se livra da mal fama.
E convenhamos, quem perante uma miríade de bolos deliciosos, pasteis de nata, nozes, chouxs de todos os formatos e sabores, macarons, ou babás, decorados com chantilly, morangos, ou a filigrana das sobremesas que sao os fios de ovos, quem escolheria um cone de chocolate?
Só há um bolo mais aborrecido, um bolo que se pede quase a medo nas pastelarias com as cabeças dos outros clientes já a virarem-se na nossa direcção com ar de desdém.
O bolo de arroz. (e neste ponto admito que sou a primeira a pensar ” a sério? vais comer um bolo de arroz? …. não te esqueças de pedir água para ajudar e engolir o embatume.”
Na Suécia escusado será dizer, não encontro pirâmides. O mais próximo serão as bolas de chocolate, mas francamente não têm graçola nenhuma. ( a não ser que as ensopem em uisque como eu fiz.)
E tendo mais um bolo em casa já a dar para o seco, não vi outra solução que não fosse fazer as minhas próprias pirâmides. Teve de ser….
Usei os ingredientes que julguei se aproximassem mais ao sabor e textura destes bolinhos, e não fiquei desapontada. (Que digo eu. Ficaram deliciosas, tão tão boas que me custou partilha-las com o Viking.)
Pirâmides cónicas de chocolate
Ingredientes:
- 300 g de restos de bolos, ou aparas
- 50 g de manteiga
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 colher de sopa de extracto de baunilha
- 50 g de icing sugar
- erva doce a gosto
- canela moida a gosto
- 150 g de chcolate escuro para cobrir
- chantilly e cerejas em calda ou frutas critalizadas para decorar
Preparaçao:
Derretam a manteiga com o icing sugar as especiarias e o cacau.
Num processador de alimentos batam o bolo, juntem a mistura da cacau e processem ate obterem a textura de areia molhada.
Formem as vossas piramides cónicas e e levem-nas ao frigorifico para ficarem firmes.
Derretam o chocolate e deixam esfriar um pouco. Cubram as pirâmides com o chocolate, decorem com o chatilly e as cerejas ou frutas cristalizadas.