As laranjas sanguíneas sao deliciosas e por fotografarem como nenhum outro citrina enchem os feeds do instagram. É vê-las cortadas arranjadinhas em flat lays, em sumos, bolos, a decorar copinhos de iogurte vegano!
Eu tenho tentado manter-me um pouco afastada da loucura das laranjas sanguíneas, mas este pareceu-me o ingrediente e o post ideal para vos falar do novo livro da Ruth Miranda – Blood. a novela acabou de sair e promete ser uma excelente companhia para estas noites frias e chuvosas.
Este curd é um pouco diferente dos curds habituais e muito fácil de preparar até se não tiverem um termômetro de cozinha em casa.
Como sabem os curds por serem feitos com ovos, só podem aquecer até a uma temperatura de 85C no máximo, ou os ovos coagulam e acabam em ovos mexidos.
Mas ao acrescentarmos um pouco de amido de milho ou farinha maizena no nosso preparado, vamos estabilizar os ovos, e podemos ferver a mistura sem a destruir.
Se já viram fotografias de curd de laranja sanguínea notaram que o meu é muito mais escuro, e não há aqui truques de PS. A verdade é que usei lingon em pó, do qual já vos falei aqui, para tornar a cor do meu curd mais intensa e bonita. O lingon é por si um pouco azedo, e combina na perfeição com este curd, mas honestamente o seu sabor mal se sente.
Curd de laranja sanguínea sem termómetro de cozinha
Ingredientes:
- 2, 5 dl de sumo de laranja sanguínea
- 2 ovos
- 180 g de açúcar
- 100 g de manteiga
- 1 colher de sopa cheia de amido de milho.
- lingon seco em pó, ou outro corante natural se querem um curd mais escuro.
Preparação:
Levem ao lume o sumo de laranja até levantar fervura.
À parte misturem os ovos com o açúcar e acrescentem depois a maisena.
Deitem o sumo sobre a mistura, passem de novo tudo para a panelinha e levem ao lume médio baixo, mexendo sempre até começar a engrossar. Continuem a mexer sempre com um batedor de varar por um minuto.
Retirem do lume e passem por um passador de rede fina. Juntem a manteiga em cubinhos batendo bem. Acrescentem se desejarem o lingon em pó. Reservem no frigorífico.
Vejo-me grega para encontrar laranjas sanguineas por aqui, e quando as vejo, são a preços absurdos. Mas adoro o seu sabor, e depois a vertente estética em mim fica mesmo maluquinha com aquele sumo avermelhado tão vampiresco.
PAH! Nem acredito que mencionaste o meu livro, até corei toda!!! Obrigada, de coração ***
GostarGostar