Começamos hoje a partilhar convosco a nossa road trip pela Normandia a viagem a que chamamos o tour do D Day. E a verdade é que uma grande parte dos nossos dias foram passados em locais relacionados com a invasão da Normandia. Há locais difíceis de visitar, e há museus de onde se sai em lágrimas, mas acreditem que esta é uma viagem que todos, especialmente as gerações mais novas deviam fazer.
Mas há também Rouen e o Mont-Saint-Michel, Bayeux e a tapeçaria, a casa de Monet em Giverny, paisagens lindas, praias a perder de vista e comida deliciosa e de grande qualidade.
O post de hoje, como sempre que partilho convosco uma viagem, foca essencialmente aspectos mais práticos. A verdade é que por muito bem que se planeie uma viagem há sempre coisas que só depois nos apercebemos que poderíamos ter feito de maneira diferente. E se vos conto até estes percalços é porque imagino que a minha experiência possa ajudar alguém que vá fazer a mesma road trip.
A organização da viagem começa meses antes de realmente partirmos de férias. Assim que temos mais ou menos ideia de onde queremos ir, colocamos todos os pontos num mapa e vemos onde vamos dormir e quantos dias precisamos de estar em cada lugar.
Desta vez dormimos em Utrecht e Hague a caminho e na volta da viagem, e em Rouen e Caen na Normandia. Se fosse hoje teríamos escolhido Bayeux em vez de Caen. Eu gostava de ter esticado a viagem até à Bretanha, mas tivemos de ver todos os locais do Dia D, e como sabem por causa das crianças não estamos mais de duas semanas longe.
Habitualmente gostamos de viajar no fim de Agosto início de Setembro mas no ano passado o meu HC obrigou-me a fazer férias em Julho, estava muito muito calor. Se puderem fazer esta viagem no início ou fim do verão talvez seja mais fácil. Ideal seria estilo Maio, mas acabamos por perder festivais e actividades que algumas cidades só têm durante as férias.
Em Rouen ficamos no Novotel Suites, um pouco fora de centro da cidade mas com uma vista muito bonita para o rio. Optamos por nao escolher um hotel no centro histórico porque vamos sair com o carro todos os dias, o que é difícil em cidades pequenas e cheias de turistas. Acabámos por nos arrepender porque embora estivéssemos a visitar outras cidades durante o dia jantámos sempre em Rouen e tínhamos de andar uns vinte minutos até ao centro. A cidade parece calma e segura, mas nunca se sabe.
Em Caen escolhemos um aparthotel Adagio. Muito central, solarengo e equipado com uma uma cozinha! Uma cozinha a sério e limpinha!
A ideia ao ficarmos em apartamentos, que eu pudesse cozinhar. Vou sempre a mercados e vejo tanta comida que me apetece cozinhar quando estou de férias! Nao foi o que aconteceu. A verdade é que passamos o dia a andar, subir e descer escadas e montes, ao calor! No fim do dia só queremos duche e cama. Há noites, admito, que no caminho para o hotel paramos num supermercado e trazemos qualquer coisa que comemos já deitados. (nao contem a ninguém que vos disse isto. Foodie que é foodie sai para jantar, sempre!)
No próximo post sobre esta viagem vamos até Utrecht, uma cidade que nos surpreendeu muito e que certamente também vão querer visitar!
agora fiquei com vontade de retomar os posts das viagens mas sou tão perguiçosa, nem o diário acabo …
GostarGostar
Há muitos anos fazia diários de viagem, em caderninhos, colava tudo, os bilhetes de autocarro, as entradas dos museus… eu se fosse disciplinada escrevia todos os dias mesmo em viagem…mas como sou…é o que vês 😦
GostarGostar
Já fiz essa viagem foram 3 semanas. Julgo que nada ficou para ver. Pisei os areais, visitei museus, cemitérios… chorei…. Apesar de ter já visitado muitos países e culturas esta foi a viagem da minha vida. Talvez pelo meu gosto pela história. Parabéns!
GostarGostar
Nós tb gostámos muito! E para a próxima queremos fazer Normandia e Bretanha 🙂
GostarGostar