A minha vida na Suécia · Ana - cozinheira

Outubro….e é desta que vos conto, quase tudo.

Como já vos tenho dito, nos últimos meses o nosso hotel passou por grandes alterações.

IMG_0622.JPG
Novo menu de Outono. Fondants de chocolate

As mudanças começaram na verdade há mais de um ano, quando a companhia transferiu a nossa directora para outro hotel. Perdemos também a gerente do restaurante de quem todos gostávamos muito.

IMG_0619.JPG
Risotto de abóbora e cogumelos

Desde esse momento e até Junho passado….. Para o novo director nunca nada estava bem. Ninguém era competente, ninguém sabia o que estava a fazer. Em vez de se dirigir por exemplo ao nosso HC e dizer o que queria, vinha falar directamente connosco desautorizando o nosso chefe directo. Se não éramos nós, era o housekeeping ou a recepção. Criticava o meu trabalho, criticava os outros chefes, reclamava, exigia.(Mas não cumpria) A quem nunca nada era exigido era à nova gerente de restaurante que ele tinha contratado. Não havia horas de chegar, nunca se sabia onde estava, os horários das minhas colegas eram caóticos para já não dizer ilegais.

IMG_0614.JPG
O  nosso actual director, o queridissimo  Henrik, veio tb  experimentar o menu.

Não vos posso contar exactamente o calibre a que a situação chegou, mas imaginam. O meu HC demitiu-se. Houve queixas para a companhia e para o sindicato. O meu HC ainda teve de aguentar os três meses a que a lei o obriga em caso de demissão.

No principio de Junho o director do hotel e a gerente do restaurante desapareceram. Nao houve bolinho, nem vou mudar de emprego. Chegámos um dia e eles tinha arrumado as maletas. Foi assim. Sem director, sem gerente de restaurante, sem HC que entretanto tinha acabado os três meses de calvário.

IMG_0617.JPG
Falto eu….. Vejam bem com que carinhas larocas partilho a cozinha 🙂

Valeu-nos a super competente e amorosa gerente do hotel , os directores dos outros hotéis, a nossa antiga gerente do restaurante que vem sempre ajudar.

Ainda que a situação não seja ideal, respira-se de novo no nosso hotel. Trabalha-se mais e melhor, todos fazem o  que podem para ajudar. E temos um HC novo. Está connosco há talvez seis semanas e ainda não gritou. É muitíssimo organizado e competente, é calmo e simpático, passa as indicações e ordens sempre como se fossem sugestões. Nunca nada é “eu quero”, começa sempre com um “estive a pensar…. e se nós em vez de….tentássemos antes….”

O meu anterior HC trabalhava comigo às segundas-feiras, eu mal dormia de domingo para segunda. Estava sempre de mau humor, a qualquer altura rebentava aos gritos, passava horas sem me dirigir palavra…..Este chega cedinho, e começa sempre o dia meio escondido na cozinha até ter uma oportunidade de me assustar. Eu tinha-me até esquecido do que é uma cozinha onde todos nos tratamos com respeito.

IMG_0611.JPG
Posset com frutos vermelhos e bolachinhas

Nós estamos ainda meio desconfiados. “ele não grita?!”, “ainda…”

E é isto meus amores, no trabalho são  estas as novidades.

Pessoalmente tenho estado um pouco afastada aqui da padaria, e publico menos no Instagram. Apetece-me aproveitar esta calma, estar com as nossas gatinhas, ler e namorar.

E para poder namorar ainda mais, o viking e eu vamos esta quinta-feira mais uma semana de férias! Já sabem que temos muito gosto em vos levar connosco. Vai haver muita comida e bebida, compras e concertos. E vamos também a museus para nos darmos ares de intelectual.

IMG_8150.JPG
Pista para um dos nossos próximos destinos 🙂

Já sabem que vai estar tudo no instagram e agradecemos muito as vossas sugestões.

Para todos um excelente  Outubro, já é quase Natal!

 

 

Uma opinião sobre “Outubro….e é desta que vos conto, quase tudo.

Deixe um comentário