A minha vida na Suécia · A Pastelaria · bolos e sobremesas · Cozinha da Ásia e do Médio Oriente · Uncategorized

Ela vem aí – princesas e guerreiras, e bolo de queijo soufflê e matcha (sem glúten)

 

Crescemos entre princesas, heroínas mais ou menos fortes, mais ou menos inocentes, prontas a serrem salvas pelo seu príncipe encantado. Mas o paradigma da mulher  fada do lar, bonita, bem cuidada, agradável e semi submissa foi ao longo das nossas vidas sendo substituído por outro tipo de figuras femininas.

DSC_1117

Se puderem oiçam este tema enquanto vão lendo o post.

Fosse eu criança agora, sonharia com vestidos de princesa e príncipes perfeitos ou com correr o mundo de botas e roupa enlameada, independente e determinada?

DSC_1119

Princesa Leia, Sarah Connor, Alice,  Nikita, e as minhas heroínas favoritas, Ellen Ripley, Leeloo, Lisbeth Salander e  Motoko Kusanagi.

DSC_1121

Kusanagi – the Major – chega agora ao cinema e eu, embora com o receio justificado de quem já fui    um filme dirigido por Rupert Sanders (onde é que eu estava com a cabeça?), mal posso esperar por ver a versão de carne e osso desta personagem que sigo há uns vinte anos.

DSC_1123

Ghost in the Shell, em especial o primeiro anime de 1995, quer pela beleza das suas imagens, pela banda sonora, ou temas que aborda, é um filme a que durante estes anos tenho voltado vezes sem conta.

E foi a pensar neste filme que fiz a receita que partilho hoje convosco. O bolo de queijo japonês ou bolo de queijo soufflé, é muito fácil de preparar e como o nome indica, levíssimo!

DSC_1116

Nesta versão aromatizei  o meu bolo com matcha e limão, tinha de ser.

DSC_1126

Experimentem a receita e aproveitem para ver o primeiro filme do Ghost in the Shell que está disponível no youtube, tenho a certeza de que vão gostar.

Bolo de queijo japonês com matcha

Ingredientes:

  • 200g de queijo fresco em creme
    2 dl de leite
    4 ovos separados
    50g de farinha Maizena
    sumo e raspa de meio limão
    80 g de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de matcha

Preparação:

Barrem e forrem com papel vegetal uma forma de fundo amovível com aproximadamente 18 cm de diamentro. Como vamos cozer este bolo em banho Maria é muito importante que revistam toda a forma com papel alumínio, de modo a que não deixe entrar água.

Para fazer o bolo comecem por bater todos os ingredientes, excepto as claras de ovo e metade co açúcar.

Passem a mistura por um passador de rede fina. Batam as claras em castelo e acrescentem aos poucos o restante açúcar até obterem um merengue. Envolvam o merengue na primeira mistura e deitem o preparado na forma.

Coloquem a forma dentro de um tabuleiro fundo e coloquem no forno. Com muito cuidado encham o tabuleiro até meio com água a ferver.

Cozam o bolo durante 40 minutos a 140C e mais 15 a 120C. Desliguem o forno e deixem o bolo arrefecer durante pelo menos meia hora lá dentro.

Depois de frio desenformem com cuidado e deliciem-se.

3 opiniões sobre “Ela vem aí – princesas e guerreiras, e bolo de queijo soufflê e matcha (sem glúten)

  1. Bom, eu cresci a não querer ser nenhuma das duas lol, que andar a correr mundo enlameada fazia-me sempre pensar em insectos e eu tenho horror – é mesmo uma fobia séria, como dos palhaços, nem os posso ver – mas também nunca quis ser princesa. Lá está, eu acho q tinha precisado de um psiquiatra na infância, sonhava em ser a versão feminina do Don Vito Corleone, ou então uma vampira mega requintada e cruel para com os seus inimigos. Aos nove anos a Lucrécia Bórgia e a Cleópatra, a par com a Isabel I eram as minhas heroínas, vá-se lá perceber. Mas Ghost in The Shell tb sempre foi uma paixão, maior só o Death Note – epah, nem sei explicar, o Death Note mexe muito comigo lol – só que ao contrário de ti tenho MEDO do que fizeram com o filme nesta versão com pesssoas. Espero n apanhar desilusões eheheheheh. Já matcha não é comigo, o sabor não me convence.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. Tenho de confessar a minha mais pura ignorância em relação ao “Ghost in Shell” , mas já a Nikita, a Ripley e a Sarah Connor são mulheres/personagens que adoro. Nunca ambicionei ser como elas, sempre soube que não tinha perfil para tal, mas são figuras que me fascinam, e gosto de pensar que existem mulheres assim,, poderosas em força, energia, superação, carisma e atitude.
    O teu bolo souffle ficou lindo e com um aspecto realmente bem fofinho.
    Beijinhos
    Marta

    Gostar

  3. Ana minha querida,
    Cá eu, tal como a Marta, ignorância total em relação ao Ghost in Shell.
    Se eu te disser que a minha heroína sempre foi a gata borralheira, vais-te rir, mas olha, ri à vontade, lol, pois até eu me rio!!
    Esta minha tendência para defender e estar sempre do lado do elo mais fraco é uma fraqueza que sempre me perseguiu e persegue…, lol. Só espeto vir a ser princesa um dia (ahaha).
    O bolo? Com matcha e limão? Pois soa lindamente e com efeito souflê? Soa ainda melhor!!!
    Beijinho linda,
    Lia

    Gostar

Deixe um comentário