A minha vida na Suécia · Sobremesas light

Como fazer skyr em casa – A Islândia, North e um livro indispensável a qualquer foodie.

Parece-me que a Escandinávia está na moda. As receitas do nosso dia-a-dia invadem blogues e sites de culinária como  grandes novidades. Fala-se  de Hygge, de lingon, da Islândia e de skyr.

DSC_1148

O skyr, cuja origem data do séc., IX, é não um iogurte como muitos lhe chamam, mas antes um queijo, tradicional da Islândia e pode ser feito em casa.

DSC_1152.jpg

A receita que partilho hoje foi retirada do maravilhoso livro North –  the new nordic cuisine of Iceland, da autoria de Karl Gislason do restaurante DILL.

DSC_1153

Este é um livro que combina receitas e belíssimas imagens da Islândia, com capítulos dedicados a produtos do país e dos seus produtores: O apanhador de mexilhões, O produtor de Bacalao, O pastor de ovelhas…..

DSC_1151

 

Para se fazer skyr em casa basta aquecer leite com um pouco de uma cultura de skyr antiga. É na verdade como fazer pão com sourdough/massa azeda, usando um isco ou starter.

Imagino que nenhum de nós tenha em casa um isco de skyr e por isso podemos substitui-lo pela primeira vez por um pedacinho do produto que se compra no supermercado. Notem no entanto que devem evitar produtos com sabores e açucares adicionados.

 

 

Skyr caseiro

Ingredientes:

  • 1 litro de leite magro fresco.
  • 1 colher de sopa de skyr, natural de preferência biológico.

Preparação:

Numa panela nao aderente aquecam o leite, em lume baixo, até atingir a temperature de 92C (vao demorar bastante tempo, perto de uma hora) e mantenham esta temperature durante 10 minutos. (vao precisar de um termômetro).

 

Retirem o leite do lume e deixem arrfecer devagar, em temperature ambiente até aos 39C.

Misturem a skyr, tapem com um pano e reserve fora do frigorifico de 12 a 24 horas até o skyr ter uma consistencia de iogurte grego e se ter separado do soro.

Neste ponto podem misturam o soro de novo no skyr, ou se querem uma consistencia mais firme, passem toda a mistura por um passador muito fino coberto com um pano, ou como eu fiz, por um filtro de café.

Guardem no frigorifico e nao se esquecam de reservar um pouco deste skyr para a vossa próxima vez.

Acreditem que nunca mais vao comprar skyr no supermercado.

Para servir:

Misturem o skyr com um pouco de chantilly, icing sugar e sirvam com mirtilos.

10 opiniões sobre “Como fazer skyr em casa – A Islândia, North e um livro indispensável a qualquer foodie.

  1. Adoooooro skyr, mas cá em casa sou a única. No entanto estou tentada a experimentar fazer, tenho é de arranjar um termómetro de culinária. Tb acho q a escandinávia está na moda, de há uns anos para trás, e fiquei mesmo mto surpresa quando comecei a ler sb hygge e a pensar “epah é isto q eu advogo há anos, é isto q eu tento alcançar e p vezes consigo mm sentir profundamente, devo ser viking e n sabia” ahahahh. Mas ainda ninguém se pôs a falar mto na Finlândia que é a minha maior fascinação – a par com a NZ – n sei explicar o pq mas desde q ouvi o Land of a Thousand Lakes há uns vinte anos atrás q a minha imaginação é populada por esse país…
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  2. Que boa ideia, obrigado Ana é uma receitinha tão útil! Nem sempre encontro Skyr natural, e as versões sabores acho que com os adoçantes perdem todo o seu espírito saudável…
    Sem dúvida alguma que os países mais a Norte estão na moda, só faltou na lista de tendências : Lagom, a expressão máxima de perfect balance 🙂
    Bjs

    Gostar

  3. Olá, eu vi a matéria no Bem Estar sobre o Skyr. Fiquei interessada e queria fazer, mas onde eu consigo adquirir o skyr, natural de preferência biológico ?
    Na localidade onde moro não encontrei.

    Gostar

Deixe um comentário