bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses

Mousse de chocolate branco e framboesas

Uma sobremesa fresca e leve que se prepara em minutos. Inspirei-me na receita de Chantilly de Chocolate de Hervé This que, como se lembrarão, publiquei há alguns meses. Nesta versão o doce  chocolate branco completa e contrasta  na perfeição com as framboesas, que vão aos poucos libertando o seu sumo criando na mousse umas bolsinhas de intenso e fresco sabor.
 
 
 
Na minha receita uso framboesas congeladas que tenho sempre em casa, e  por achar o doce do chocolate branco suficiente, não acrescento mais açúcar. Se acharem as framboesas demasiado amargas, adocem o puré antes de preparar a mousse.
 
 

Para preparar o puré passo as framboesas por um passador de rede fina, alternativamente podem triturá-las, mas vão acabar por ter uma mousse cheia de sementes de framboesa, o que acho bastante desagradável.

Ingredientes: (3 ou 4 tacinhas)

  • 1 dl de puré de framboesas
  • 1 dl de água
  • 225 gramas de chocolate branco
  • 200 gramas de framboesas

Preparação:

Façam o puré de framboesas seguindo uma das alternativas de acima mencionei.

Numa tigela grande coloquem água e bastante gelo. Dentro ponham uma tigela mais pequena.

Dividam as framboesas pelas tacinhas nas quais vão servir a mousse.

Num tachinho misturem a água, o puré de framboesas e o chocolate, levem ao lume até o chocolate derreter.

Rapidamente transfiram a mistura para tigela mais pequena  e batam até obterem a consistência de uma mousse.

Deitem o preparado sobre as tigelinhas com as framboesas e guardem um frigorífico até servir.

12 opiniões sobre “Mousse de chocolate branco e framboesas

  1. Ana, está sobremesa está, acima de tudo, lindíssima. Costumo achar o chocolate branco um pouco enjoativo, mas acredito que a framboesa “corte” essa sensação de doçura excessiva. Um beijinho

    Gostar

  2. ADORO FRAMBOESAS , CHOCOLATE BRANCO USEI APENAS UMA VEZ NUM CHEESECAKE E GOSTEI.
    A TUA MOUSSE FICOU LINDA UMA VERDADEIRA TENTAÇÃO, FIZESTE BEM EM NÃO COLOCAR AÇÚCAR EU TAMBÉM QUANTO USO CHOCOLATE NÃO USO AÇUCAR.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    Gostar

  3. Ana, eu que ainda não experimentei a original que tanto me tem tentado, já estou em pulgas para fazer tb esta. E que coisa boa poder imaginar os sabores sem fim de frutas que aqui se podem usar…
    Adorei! Acho que ainda vou é começar mesmo por esta.
    Bjs

    Gostar

  4. Curiosamente, há uns dois dias atrás vim cá “tirar” a receita de mousse sem ovos de Hervé This. E hoje uma versão com cores e sabores de Verão. Nem sei por qual começar!
    Um beijo
    Babette

    Gostar

Deixe um comentário