Quem me segue há mais tempo achará estranho que ao longo dos anos eu tenha começado a publicar mais e mais receitas veganas ou que respeitam algumas restrições alimentares e alergias.
Sabem que embora nao como carne há muitos anos, adoro manteiga, queijo, e todos os produtos lácteos, e embora nao goste do sabor dos ovos, os usos frequentemente em receitas.
A verdade é que aqui em casa temos vindo a reduzir os produtos de origem animal, e claro que as receitas que partilho convosco reflectem também a minha própria relação com os alimentos.
Nao se trata aqui de uma questão de moda, de querer ter mais leitores ou de pretender agradar a gregos e troianos, mas antes de partilhar convosco uma forma mais consciente de comer.
Há receitas e preparações de docaria que francamente acho muito difíceis de realizar sem o recurso por exemplo a ovos. Claro que se podem fazem macaroons ou merengues com a água do grao enlatado, mas…..
Nao é o caso destas bolachas vegan de chocolate e nozes, que nao ficam a dever em nada às suas primas feitas com manteiga e ovos.
Se seguem uma alimentação vegana muito cuidado com o chocolate (o que eu uso realça que pode ter vestígios de leite) e até com o açúcar! (se querem saber mais sobre o uso de produtos de origem animal no fabrico de açúcar sigam este link.)
Bolachas veganas de chocolate e nozes
Ingredientes:
- 1/3 chávena de açúcar branco
- 1/2 chávena de açúcar escuro
- 1 2/3 chávenas de farinha de trigo
- 1/2 chávena de oleo de coco
- 1/3 chávena de leite de amêndoas ou outra alternativa vegetal
- 100 g de chocolate negro picado ou em gotas
- 50 g de nozes
- 1 pita de sal
- 1 colher de sopa de extracto de baunilha
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Preparação:
Misturem todos os ingredientes numa tigela grande. Levem o preparado ao frigorífico. Aqueçam o forno a 175C. Formem bolinhas com a massa e coloquem-nas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levam ao forno de oito a 12 minutos dependendo do tamanho das bolachas.