bolinhos e bolachas

As vanilla as they come – cupcakes para todos os gostos

Ouvi dizer que há um menino nos Açores que adora  ajudar a mãe a fazer bolos e bolachinhas e  queria experimentar os cupcakes que  fiz aqui em casa para a Páscoa. A receita como podem ver é super simples e a base para todos os tipos de cupcakes que queiram fazer, bastando para isso alterar os aromas dos bolinhos e tipo e sabor da cobertura.

Podem substituir a baunilha por raspa de casca de laranja ou limão, canela, açafrão… Usar creme de manteiga em vez de chantilly para a cobertura, decorá-los com frutos frescos ou chocolate, combinem os sabores e texturas de que mais gostam e o resultado será certamente encantador.

Receita base para cupcakes de baunilha

Ingredientes (10 a 12 cupcakes)

  • 225 gramas de manteiga amolecida
  • 225 gramas de açúcar
  • 4 ovos
  • 225 gramas de farinha
  • 4 colheres de sopa de leite
  • Baunilha a gosto
  • 1 pitada de sal

Cobertura:

  • Baunilha a gosto
  • 4 dl de natas
  • 4 colheres de sopa de queijo creme
  • Icing sugar

Preparação:

Aqueçam o forno a 180ºC.

Batam  a manteiga com a pitada de sal, o açúcar e a baunilha. Acrescentem os ovos batendo bem entre cada adição. Acrescentem a farinha  aos poucos, alternando com o leite.

Dividam a mistura pelas forminhas de cupcake e levem ao forno durante 15 a 20 minutos.

Para a cobertura:

Batam as natas com o icing sugar e a baunilha. Cuidadosamente envolvam o creme e o queijo creme.

Depois de frios decorem os cupcakes e guardem-nos no frigorífico até servir.

16 opiniões sobre “As vanilla as they come – cupcakes para todos os gostos

  1. É engraçado como a moda dos cupcakes pegou. Eu gosto de coisas simples e um cupcake assim, com uma cobertura simples é bem capaz de fazer as minhas delicias mas quando vejo aqueles cupcakes ou bolos todos enfeitados com aquela pasta de açúcar horrivel e dura que mais parece plasticina, fico logo danada. Parece que o que interessa é a decoração dos bolos e não o sabor dos mesmos. Olha que já cheguei a provar cupcakes lindos de fazer cair os olhinhos, que depois cairam mesmo pois o sabor dos ditos cupcakes era horrivel.
    Bem, mas os teus têm uma massa de queques boa, adaptável a vários sabores e a cobertura também pode variar, dentro da simplicidade, de acordo com o que quisermos: também ficariam bem com uma cobertura de queijo creme e chocolate, para combinar com a baunilha…
    Este fim de semana houve nova fornada tripla de pão, um deles com farinha integral de soja 🙂

    Gostar

  2. Que fofos e mimosos cupcakes Ana!
    Não tenho por hábito fazer nem comer, mas ficam realmente bonitos 🙂
    Aposto que esse menino dos Açores vai adorar fazê-los com a mãe um dia destes.
    Um cupcake de baunilha, simples e delicioso.
    Um beijinho.

    Gostar

  3. Olá Ana, já lá vai algum tempinho mas estou de volta 🙂 Assim que abri esta página, ouvi o meu namorado lá do outro lado do sofá a dizer: “uhhhh, têm muito bom aspecto”! Portanto, acho que ele disse tudo. E não deve ser só de aspecto 😉
    Beijinho.

    Gostar

  4. Gosto de confecionar cupcakes. Bem decorados ficam lindos. Pessoalmente opto por decorar só alguns, de forma simples, e os restantes sem qualquer cobertura. Sou adepta da simplicidade.
    A tua receita parece-me muito bem. É daquelas versáteis e certamente deliciosa.
    Beijinhos tricolores!

    Gostar

  5. Eu sempre adorei queques, em miúda era perdida por madalenas de laranja, mas já não as como há muito tempo… Nunca comi um cupcake de pastelaria, os tais muito decorados não me atraem precisamente pelo ar artificial com que ficam, mas já fiz em casa e gosto deles precisamente assim, simples com uma cobertura em creme:) Os teus ficaram lindíssimos e extremamente apelativos! O menino açoriano vai adorar 🙂
    Beijinhos

    Gostar

    1. Tb achoos demasiado decorados um pouco artificiais, mas gosto de fazer decoração de bolos e por vezes faço uns cupcakes que o viking se recusa a comer, cheios de florinhas e tal…
      A massa das madalenas, dos cupcakes e dos queques é diferente. Eu tb adoro madalenas, tenho de ver se encontro umas forminhas.

      bjs

      Gostar

  6. Também acho que o menino açoriano vai adorar. Mas vai ter de esperar pelo fim de semana, que a mãe anda ocupada 🙂 Estão lindos. Quando os fizer com o Manel vou ter de pôr as amêndoas. Os primeiros que ele viu tinham amêndoas, por isso não me perdoa se não puser 🙂
    Um beijo, querida, e obrigada pela atenção para com o meu menino 🙂
    Ilídia

    Gostar

    1. Patricia,
      Não é ignorância nenhuma, eu de facto nunca indico o tipo de baunilha. Pessoalmente gosto de usar baunilha em pó – bauninha com a vagem que é seca e depois moida- é um produto 100% natural e 100% baunilha. Outra opção é usar as sementes de uma vagem de baunilha, o que fica para o carote, aqui cada vagem de baunilha custa qs 5 euros. Podes tb usar extracto, ou qq outro produto de que gostes, eu fujo dos produtos sintéticos como aromas que sabem um pouco a falso…
      Eu uso habitualemnte uma colher de caf~e da baunilha em pó, mas é uma questão de gosto…

      bjs e até breve

      Gostar

Deixe um comentário