bolinhos e bolachas · desafios receitas

Florentinos de gengibre e limão e a determinação que não abranda

 

Vejam o vídeo da receita aqui.

Diz o viking que, à parte da sua mãe, sou a pessoa mais teimosa que conhece. Eu creio que não é de teimosia, mas sim de um galopante e perigoso caso de determinação que sofro deste pequena.
Não teimo com pessoas só porque acho que estou certa, não me atiro ao mar com bandeira vermelha por me apetecer muito nadar, mas quando decido que vou aprender a fazer algo, não há tempestade, fome ou cansaço que me faça abrandar….

DSC_0025a
Ontem depois do trabalho, e com o viking e os meninos já a dormir, dediquei-me a um dos meus passatempos nocturnos (quando terminamos um turno às onze ou meia-noite, é muito difícil adormecermos antes das duas) – ver vídeos de comida no youtube.
Estava a ver os vídeos do How to cook that, quando num segundo da minha já habitual loucura, decidi: vou fazer um vídeo para o meu blogue.

Agora deixem-me relembrar-vos que eu para além de ver mal, ainda não domino o Lightroom, e mal tiro uma fotografia decente.
De cinema não entendo nada e sei perfeitamente que nunca vou ter vídeos como os da Naida ou da Raiza, mas umas coisinhas simples….vamos a isto!

DSC_0028a (2)
O que me passou na cabeça para pensar que aprender a fazer vídeos e editá-los no Photoshop ia ser coisa para demorar uma hora, não sei.
Sei é que mal tive esta ideia, desatei a ver filmes sobre o Photoshop, e hoje já fiz uns dez filmes… o meu computador está a estoirar, o meninos foram corridos da cozinha das oito da manhã até agora.
Eu não acerto com os ângulos e os meus pulsos e mãos que até são elegantes, parecem uns chouricinhos, já atirei com o tripé duas vezes ao chão porque não estou habituada a ver os meus movimentos através de um câmara e francamente e com muito esforço lá aceitei que esta tarefa vai ser mais complicada do que eu quis acreditar.
Ainda sem vídeo mas com um fantástico resultado, ficaram os florentinos que fiz para o Vamos fazer bolachas da Manuela que este mês nos desafia a fazer estas pequenas bolachinhas que apesar do nome são na verdade franceses. (Manuela, desculpa as fotografias estarem tão feias, estou a tentar fazer um vídeo….)

DSC_0019a
Eu já fiz florentinos muitas vezes, mas a receita de hoje é absolutamente a minha favorita. Usei gengibre cristalizado que trouxe da nossa última viagem, e limão, e o resultado é uma fantástica combinação. Não sei se em Portugal se encontra com facilidade gengibre cristalizado, mas podem substituir por gengibre fresco ralado ou um pouco de compota de gengibre.
Simples e extremamente fácil, pronta em menos de meia hora e deliciosa, o que podemos pedir mais de uma receita?
Ingredientes:
30 gramas de gengibre cristalizado picado
Raspa da casca de meio limão
1 pitada de sal
0,5 dl de leite
0,5 dl de xarope escuro ou mel
100 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar
100 gramas de flocos de aveia
50 gramas de farinha
Para decorar:
150 gramas de chocolate
4 colheres de sopa de natas
Preparação:
Aqueçam o forno a 180°C. Forrem um tabuleiro de metal com papel vegetal.
Piquem o gengibre finamente.
Derretam a manteiga com o leite e o xarope.
Juntem esta mistura aos restantes ingredientes, envolvam bem.
Deitem o preparado no tabuleiro, espalhem e levem ao forno durante 8 minutos.
Retirem do forno.
Derretam o chocolate e as natas em banho-Maria ou no micro-ondas.
Deitem o chocolate sobre o florentino, deixem arrefecer e solidificar e cortem as bolachinhas ao vosso gosto.